📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jorge Jesus e o efeito da pedra filosofal

- Advertisement -

Jorge Jesus é um treinador que atrai grandes amores e grandes ódios. Entre todas as suas qualidades e defeitos, uma das grandes virtudes que marcou as passagens de Jesus pelo SL Benfica e pelo Sporting CP foi a sua capacidade para potenciar e valorizar jogadores. Jorge Jesus possui uma metodologia de treino e de jogo que fez evoluir vários jogadores, que seriam posteriormente vendidos por muitos milhões de euros.

Por outro lado, talvez pelo facto de confiar demasiado nas suas capacidades, Jorge Jesus também sempre teve uma certa predilecção por jogadores de qualidade “discutível”, na esperança de os poder transformar em jogadores de referência.

Ao longo dos seus anos no Benfica, viu-se ele ir contratar alguns jogadores ao futebol brasileiro que não deram qualquer retorno, tanto desportivo como financeiro. Os casos mais flagrantes como os de Bruno Cortez, Luís Felipe (que não chegaria a fazer um jogo oficial) e actualmente de Gilberto deixaram os adeptos à beira de um ataque de nervos.

A insistência neste tipo de jogadores tem sido um handicap que tem gerado várias críticas que fazem de Jorge Jesus um treinador pouco consensual, apesar dos créditos firmados. A verdade é que este acredita tanto nas suas capacidades como se tivesse uma pedra filosofal.

Gilberto não tem conseguido agarrar um lugar nos encarnados
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Segundo a história, a pedra filosofal era um dos artefactos mais procurados pelos alquimistas na Idade Média, pois esta seria capaz de transformar metais baratos em ouro. Ora, Jorge Jesus acredita que, com os seus métodos, é capaz de transformar um “patinho feio” num jogador de referência.

A aposta em Gilberto surgiu em mais um desses “devaneios” de Jorge Jesus, ainda para mais numa posição onde a equipa encarnada está carenciada desde a venda de Nélson Semedo em 2017.

Jorge Jesus tem de entender que, por muito competente que possa ser, os seus métodos não resultam em todos os jogadores, porque não só alguns não possuem as capacidades necessárias, mas também porque a componente mental é essencial no desenvolvimento de um jogador, bem como na sua adaptação a uma nova realidade.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mateus Fernandes diz quais são as 3 equipas da Primeira Liga que ainda acompanha e deixa mensagem ao Sporting: «Onde quer que esteja, vai...

Mateus Fernandes tem sido uma das peças fundamentais no West Ham de Nuno Espírito Santo. O médio português afirmou que ainda tenta acompanhar os resultados de Sporting, Estoril Praia e Arouca.

Braga x Benfica: Enzo Barrenechea manifesta-se em relação ao golo anulado aos encarnados

Enzo Barrenechea manifestou-se em relação ao golo anulado ao Benfica frente ao Braga, que terminou com um 2-2.

Mercado: Barcelona avança para a contratação de ponta de lança e já existiram contactos

O Barcelona está interessado em garantir a contratação de Dusan Vlahovic. O ponta de lança pertence à Juventus.

Glória do futebol inglês afirma: «Viktor Gyokeres é como a maioria dos avançados»

Viktor Gyokeres mudou-se para o Arsenal no último mercado e tem sido criticado pelas suas prestações na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Futsal: Fábio Cecílio deixa o Nápoles e tem destino confirmado

Fábio Cecílio deixou de ser jogador do Nápoles. O internacional português juntou-se ao Eurobus Przemysl.

Yanis Begraoui pode deixar o Estoril Praia: há interessados em ligas de topo

Yanis Begraoui pode deixar de ser jogador do Estoril Praia neste mercado. O jogador conta com interessados na La Liga e na Bundesliga.

A mobilidade do Braga que criou problemas ao Benfica e a importância de Georgiy Sudakov e Fredrik Aursnes na reação das águias

A mobilidade ofensiva do Braga causou dificuldades ao Benfica na primeira parte, mas as águias conseguiram reagir no plano tático.