Luisão: já começou a luta pela sucessão

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 2

O clássico de sexta-feira está aí à porta, e o coração dos adeptos já começa a palpitar. Já se combina o encontro na tasca do costume para se ver o jogo com os amigos. O SL Benfica joga em casa e vai no seu melhor momento da época. O FC Porto, por outro lado, vai na sua pior altura. Para a equipa da Luz a única dúvida que se levanta é a dupla de centrais. Qual será? Teremos Lisandro recuperado a tempo? Lindelof manterá a titularidade, ou Rui Vitória irá adaptar Samaris? Estas questões remetem-nos para uma discussão importante, talvez a mais importante desde a crise no lado esquerdo da defesa encarnada: quem irá suceder a Luisão?

O Luisão é mais do que um jogador. Já nos tempos de Jesus era uma peça vital. Sabe comandar a equipa, transmite garra e não dá um lance por perdido. Sente a camisola como poucos e incute isso aos recém-chegados – viu-se no jogo de estreia de Renato Sanches, em que este saltou do banco, já em período de descontos, e fez uma troca de bola simbólica com o capitão. Para mim é o jogador mais icónico do Benfica desde que sou vivo, mas não posso ser cego. O capitão da Luz, o homem que sempre ficou e viu os seus parceiros partirem, já não vai para novo; as lesões já demoram mais a cicatrizar, o ritmo competitivo demora mais a ser alcançado, e, depois de duas épocas incríveis, o rendimento já não é o mesmo.

Para mim, há quatro centrais de grande nível no Benfica: Jardel, Lisandro Lopez, Lindelof e Fábio Cardoso (este último emprestado ao Paços de Ferreira). Para mim, quem cumprirá o papel de Luisão, ou seja, quem vai ser o patrão da defesa, o comandante atrás da linha do meio-campo, será Jardel. O brasileiro soube esperar tranquilamente pela sua oportunidade e ao mesmo tempo ir aprendendo. Cresceu imenso e tornou-se um central de grande craveira. A questão acaba por me fugir e muda: quem será o novo companheiro de Jardel?

A minha resposta vai ser suspeita. Lisandro Lopez. Eu nutro uma grande admiração por este jogador, sobretudo pela forma como ele vibra pelo Benfica. Sente-se que tem amor à camisola; os gritos pela equipa, a raça, o jogo de cabeça e a sua idade fazem antever um futuro patrão da defesa encarnada. É um jogador à Benfica.

Jardel, Lisandro Lopez, Lindelof e Fábio Cardoso podem render Luisão Imagens: SL Benfica
Fábio Cardoso, Jardel e Lindelof são opções para render Luisão
Imagens: SL Benfica

Apesar disso não devemos desconsiderar as outras duas opções, especialmente porque Jardel não é muito mais novo do que Luisão, e outra vaga não se tardará a abrir pelo ciclo do tempo. Lindelof é um jogador que pode fazer três posições: defesa-central, defesa-direito e médio-defensivo. Não faz lembrar ninguém? Vejo-o mais como André Almeida, um jogador da casa que conhece muito bem o clube e que irá crescer dentro dele. A maior vantagem do sueco é a sua margem de progressão, que é imensa. Não nos esqueçamos de que no Europeu de sub-21 fez grandes prestações a defesa-direito. Por isso deixa-me mais reticente na escolha. Falta ainda Fábio Cardoso, um jogador do qual eu sou um grande fã. Fábio tem tudo para regressar do Paços de Ferreira e vingar no Benfica. Obviamente terá de ser paciente, mas já mostrou ser um jogador muito trabalhador e muito dedicado, que aproveitou muito bem estes dois empréstimos consecutivos. É um jogador da formação, que dará mais força à marca ‘made in Seixal’ . Nos jogos que vejo da equipa do Paços e dos jogos que vi dele no Benfica B, fiquei com muito boa impressão. É um jogador raçudo.

Tudo isto são suposições, claro. Até se reformar, Luisão ainda dará muitas alegrias ao Benfica. Muitos jogadores entrarão e sairão porque hoje em dia é raro encontrar lealdade como esta, compromisso como este e dedicação como esta. Serve este texto para relembrar o que Rui Vitória tem mostrado desde que começou 2016: que dentro do Benfica há muitas opções viáveis e de qualidade. Construímos um grande plantel, que tem crescido muito, e cada vez mais temos jogadores que vêm e que ficam apaixonados pelo clube que os abraça. É normal, quem não ficaria depois de usar sobre as costas o manto encarnado?

Foto de Capa: SL Benfica

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ainda te recordas de Ruben Kluivert? Defesa pode mudar de clube ainda em janeiro

Ruben Kluivert pode deixar de ser jogador do Lyon no mercado de janeiro. O defesa conta com interessados nos seus serviços.

Barcelona fecha empréstimo de avançado egípcio do Al Ahly

O Barcelona assegurou o empréstimo com opção de compra de Hamza Abdelkarim. O avançado egípcio representava anteriormente o Al Ahly.

Jhon Durán pode regressar aos campeonatos Big 5: eis o destino do ponta de lança

Jhon Durán deverá abandonar o Fenerbahçe neste mercado de transferências. O Lille pode ser o destino do internacional colombiano.

Percurso de Robert Lewandowski no Barcelona está a chegar ao fim: «Vamos aproveitar ao máximo»

Robert Lewandowski encontra-se em final de contrato com o Barcelona e não se deve manter no emblema da Catalunha.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus pondera incluir João Mário em negociação e já existem conversações

A Juventus está interessado na contratação de Emil Holm, com João Mário a poder rumar ao Bolonha, por empréstimo.

Yassir Zabiri desperta interesse de clube da Ligue 1

O Rennes está atento a Yassir Zabiri para colmatar uma possível saída de Kader Meité. O avançado do Famalicão tem sido associado a vários clubes.

Para bater recordes? Yassir Zabiri pode render muitos milhões ao Famalicão

Yassir Zabiri pode ser a próxima grande venda o Famalicão. O avançado interessa ao Al Ittihad e ao Rennes neste mercado.