📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Luisão: um “capitão” para a eternidade

- Advertisement -

Os seus ensinamentos permitiram estreitar as linhas do passado e do futuro. A eles se deve, em grande medida, o orgulho e a alegria espelhados nos rostos dos nossos jogadores, notórios da saída à entrada para os balneários, sempre que envergam a camisola e o símbolo do Benfica – e que torna este clube tão único e especial, como a relação entre o adepto e o jogador, que motiva este último a ficar ou a regressar, e a tornar-se, com paixão involuntária, outro benfiquista para a vida. A ele se deve, em grande medida, o sentido de dever de todo o plantel, esteja quem estiver, jogue quem jogar; a noção de responsabilidade perante o peso da história e os milhões que, espalhados pelo mundo, aguardam ansiosos por novos capítulos.

Um capitão à altura dos valores do Sport Lisboa e Benfica Fonte: SL Benfica
Um capitão à altura dos valores do Sport Lisboa e Benfica
Fonte: SL Benfica

Luisão conquistou, por mérito próprio, um lugar exclusivo na história do Benfica – e na história do futebol português –, a par de outros grandes “capitães”. Um percurso marcante e inesquecível, ainda mais raro no futebol moderno, onde a convivência entre profissionalismo e amor é, no mínimo, algo de singular. O Benfica tem muito a agradecer a Luisão, o que, por si só, é suficientemente revelador. Apenas por ele ser quem é, por ser quem foi nos 477 jogos pelo Benfica, pelos 44 golos que marcou pelo Benfica, pelos 17 títulos que conquistou pelo Benfica.

Desconheço se Luisão partirá, agora, como se tem vindo a anunciar nos últimos dias. Teve, anteriormente, muitas oportunidades para o fazer, ao longo da sua carreira, propostas consideradas por outros como irrecusáveis. No entanto, em todas essas ocasiões, optou por seguir de águia ao peito, envergando a nossa braçadeira. A confirmar-se, desta vez, a transferência, resta-nos festejar, já no próximo domingo, na nossa casa, a sua carreira notável, que transcendeu, em muito, os simples pontapés na bola – uma despedida à sua altura, com estádio cheio! Será estranho ver o Benfica sem Luisão; mas confesso: já sentia saudades de sentir saudades. Luisão permitiu-o novamente. Não temo o futuro. Sei que o seu legado estará assegurado pelos que ficam – muito graças aos seus ensinamentos. E sei, também, que a sua ausência será apenas temporária, que, em muito em breve, estará de volta para ocupar o seu lugar e continuar a tornar o Benfica cada vez maior.

P.S.: aqueles 26 minutos em Tondela foram já suficientes para Luisão. Assim sendo, reencontramo-nos em Maio, no sítio do costume.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.