Luta pela Champions em duelo português | Fenerbahçe x Benfica

Champions League, qualificação: Quarta-feira, 20 de agosto de 2025, 20h0

A ANTEVISÃO: A BUSCA PELA GLÓRIA EUROPEIA

Nas vésperas da partida mais decisiva da temporada, os turcos do Fenerbahçe recebem, na noite de quarta-feira, dia 20 de agosto de 2025, o Benfica, naquele que promete ser um duelo eletrizante no Şükrü Saracoğlu Spor Kompleksi, em Istambul.

Do lado turco, o Fenerbahçe, orientado pelo experiente José Mourinho, chega com moral após uma reviravolta emotiva frente ao Feyenoord (5-2) nos últimos minutos. Apesar de uma pequena trovoada recente, com a incerteza sobre os últimos resultados do campeonato doméstico, a equipa exibe poder ofensivo e ambição europeia renovada.

Por sua vez, o Benfica chega embalado pela tranquilidade de ter superado o Nice com dois triunfos claros por 2-0. A equipa portuguesa mostra consistência e solidez, numa época (mesmo que primitiva) em que Vangelis Pavlidis se destacou como jogador-chave.

António Silva Sebastian Szymanski Benfica Fenerbahçe
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Este confronto marca um reencontro após jogos recentes, incluindo um empate 1-1 em 2018 na Liga dos Campeões, e um Benfica x Fenerbahçe que terminou 3-2 em julho de 2025.

Será uma noite repleta de tensão e estratégia.

Mourinho, conhecido por equilibrar pragmatismo táctico e momentos de explosão ofensiva, tentará explorar o dérbi entre força defensiva e utilização de jogadores experientes.

Já o Benfica, com Bruno Lage ao comando, poderá surpreender apostando na transição rápida e eficácia no último terço, apoiado pelos recentes golos de Pavlidis. Além de que, cientes da fragilidade entre postes do Fenerbahçe, podem aproveitar mais os lances de bola parada ofensivos.

O ambiente em Istambul promete ser infernal. Com adeptos fervorosos, ultras à porta, cada lance pode ser potencialmente decisivo. Além deste ambiente ensurdecedor, teremos também duas equipas dispostas a (quase) tudo, para garantir a passagem à liga milionária.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Desde 2013, houve apenas cinco confrontos entre Fenerbahçe e Benfica.
  2. O Benfica venceu três, o Fenerbahçe um e houve um empate.
  3. O Benfica nunca venceu no Estádio Şükrü Saracoğlu.
  4. Em qualificações na Liga dos Campeões o Fenerbahçe, em dois jogos, conquistou uma vitória e sofreu uma derrota; e o Benfica em dois jogos conseguiu duas vitórias.
  5. O Benfica é o clube português com mais finais em competições da UEFA.
  6. Venceu a Taça dos Campeões Europeus em 1961 e 1962.
  7. Trata-se da primeira mão do playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, tornando o jogo crucial para a continuidade na prova.
  8. Desde que a prova passou oficialmente a designar-se “Liga dos Campeões da UEFA”, Bruno Lage tem o melhor rácio de vitórias do Benfica, empatado com Roger Schmidt: ambos venceram sete dos 16 jogos.
  9. José Mourinho tornou-se o segundo treinador da história a conquistar a Liga dos Campeões com clubes diferentes, vencendo com o FC Porto em 2003/04 e com o Inter em 2009/10.
  10. Não é o primeiro encontro dos turcos com uma equipa portuguesa.

JOGADORES A TER EM CONTA

Vangelis Pavlidis Benfica
Fonte: SL Benfica

Vangelis Pavlidis – O grego tem sido fundamental na Europa: autor de hattrick contra Barcelona, primeiro golo ao Juventus e recordista de golos benfiquistas na Liga dos Campeões na época passada. A sua mobilidade e desejo de golo são armas letais num jogo como este.

Jhon Durán Fenerbahçe
Fonte: Fenerbahçe SK

Jhon Durán – O jovem avançado deixará marca: brilhou na pré-época com um bis e surge como ameaça dinâmica para a defesa do Benfica. A sua velocidade e instinto ofensivo poderão desequilibrar a eliminatória, caso Mourinho prefira arriscar, em vez de jogar pela experiência.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin, Dedić, Otamendi, António Silva, Dahl, Barrenechea, Ríos, Aursnes, Pavlidis, Schjelderup, Ivanovic.

Treinador: Bruno Lage

«Ambiente na Turquia? Quase me apetece fazer uma pergunta: tem ido aos jogos do Estádio da Luz na Liga dos Campeões? Vai ser um inferno semelhante e nós estamos habituados e preparados para isso».

Fenerbahçe: Egribayat, Muldur, Nélson Semedo, Oosterwolde, Skriniar, Amrabat, Fred, Szymanski, Brown, Duran, En Nesyri.

Treinador: José Mourinho

«Somos o underdog nesta eliminatória, mas por uma questão de respeito próprio e filosofia, recuso-me a dizer antes que o Benfica é favorito».

PREVISÃO DE RESULTADO: Fenerbahçe 1-2 Benfica

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...