Marcos Leonardo, o menino que “encantou a quebrada”

- Advertisement -
Benfica

Tem apenas 20 anos e é a nova grande contratação do Sport Lisboa e Benfica. Mas quem é realmente Marcos Leonardo? 

Apelidado com o “sucessor” de Neymar Júnior na Vila Belmiro, o camisa nove do Santos FC chega à Luz por uns incríveis 18 milhões de euros, ficando ainda a equipa brasileira com uma percentagem importante num futuro negócio pelo jovem atacante brasileiro.

LEIA MAIS: Eis os valores e detalhes do negócio de Marcos Leonardo para o SL Benfica

O “menino da vila”, assim era carinhosamente apelidado pelos adeptos do clube brasileiro, chega a Lisboa para concorrer à partida com Arthur Cabral e Casper Tengstedt, visto que Petar Musa pode estar mesmo de saída do plantel encarnado. Na minha opinião, percebo perfeitamente esta contratação, porque o Benfica necessita realmente de um avançado diferente daqueles que tem atualmente à sua disposição. 

No entanto, também concordo que, neste momento delicado da época, a contratação de um novo ponta de lança devia recair em alguém mais experiente, que pudesse garantir 15 golos na segunda metade da época desportiva. Isto é algo que Marcos Leonardo até pode garantir, porque tem qualidade para isso, mas existe toda uma fase de adaptação que o jovem vai ter de enfrentar.

Voltando a esta questão, primeiro que tudo é importante analisar a saída de Gonçalo Ramos, porque é necessário percebermos que o Benfica não perdeu só um goleador, perdeu muito mais que isso. 

Gonçalo Ramos teve sucesso no SL Benfica. E Marcos Leonardo?
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Com a saída do jovem internacional português, a equipa de Roger Schmidt ficou refém do seu primeiro “defesa”, alguém que com os seus movimentos conseguia frustrar a primeira fase de construção das equipas adversárias, conseguia impedir que esta construção funcionasse, e depois era um jogador forte a jogar de costas para a baliza, muito forte no ataque à profundidade, predicados aos quais juntava ainda uma frieza imensa na finalização. Com a saída de Gonçalo, tinha logicamente de entrar alguém com as mesmas características ou então, pelo menos, similares, algo que não aconteceu. 

O Benfica contratou então Arthur Cabral que, apesar de ser um bom ponta de lança, simplesmente não tem as características que Gonçalo Ramos tem, e às quais a equipa encarnada estava habituada. Olhando para o plantel de Roger Schmidt, o jogador que se aproxima mais de Ramos pelas características é Tengstedt, ainda que, na minha opinião, esteja muito longe da qualidade que deve ser imposta para jogar num clube desta dimensão. 

Por isso, acredito que o Benfica vai transferir Musa, porque é o jogador que tem mais mercado de entre os três atuais avançados do plantel encarnado, mas também é aquele que mais tem contribuído para o sucesso coletivo, sendo uma clara má opção desportiva. Porém, é algo que se entende tem em conta a conjuntura. 

O que é que Marcos Leonardo pode trazer à equipa encarnada? 

Esta é a grande questão. Como referi anteriormente, acredito que o Benfica precisa urgentemente de um goleador, alguém diferenciado, que para mim teria de ser alguém já experiente na Europa para causar impacto imediato. 

Ainda assim, tenho de bater palmas a esta contratação, porque se trata de um jovem com um potencial imenso que, com apenas 20 anos de idade, já era capitão do Santos e internacional sub-20 pela “canarinha”, onde leva sete golos em sete jogos. Apesar de não ser um jogador de enorme estampa física, tem apenas 1,74m, compensa com outras características. 

Marcos é forte nas desmarcações diagonais e procura muito o jogo exterior, algo que pode dar imenso jeito a Roger Schmidt tendo jogadores como Rafa, que sabem explorar bem as zonas centrais do terreno. 

Sendo muito forte tecnicamente e bastante rápido, consegue partir facilmente das zonas exteriores do terreno de jogo, procurando a grande área e o golo, tendo em conta o seu faro apurado. É um jogador que não se esconde do jogo, bem pelo contrário, e pode encaixar que nem uma luva no sistema de jogo do Benfica. 

Apesar de todo este potencial, não deixa de ser uma aposta de risco, porque tem apenas 20 anos e vem de uma realidade completamente distinta, mas acredito que com calma e paciência, vamos ver um grande ponta de lança a atuar na Luz. Será que Marcos pode causar impacto imediato? 

Na minha opinião, é um “pau de dois bicos”, porque realmente não conseguimos prever a capacidade que o jogador tem ou não de se adaptar rapidamente. Contudo, acredito que é necessária esta tal paciência por parte dos adeptos porque, acreditem, estamos na presença de um grande projeto de jogador, que vai dar certamente que falar muito em breve.

Senhoras e senhores, abram alas para o “Menino da Vila”, Marcos Leonardo!

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.