Morato | Um olhar sobre a primeira época no velho continente

- Advertisement -

Felipe Rodrigues da Silva, conhecido dentro das quatro linhas por Morato, chegou ao SL Benfica no verão de 2019, proveniente do São Paulo FC, a troco de seis milhões de euros por 85% do passe, com a particularidade de nunca se ter chegado a estrear com a camisola do plantel principal tricolor.

O central destacou-se na Copa de São Paulo de Futebol Júnior, onde, através de exibições de grande qualidade, que ajudaram os paulistas a conquistar a taça, tendo até marcado uma grande penalidade na final frente ao Vasco da Gama, o jovem despertou interesse de vários clubes europeus. As “águias” anteciparam-se e garantiram os seus serviços até 2024.

O balanço da primeira época do jovem brasileiro no velho continente é positivo. Morato somou um golo e uma assistência em 2419 minutos, distribuídos por 15 jogos na Liga Pro, dois jogos na Liga Revelação, um jogo na Allianz Cup e dez jogos na UEFA Youth League, onde foi totalista.

Foi nesta última competição onde Morato se superiorizou aos seus colegas do setor defensivo, tendo demonstrado uma enorme maturidade face aos restantes. Morato, devido à sua frieza e à sua capacidade para sair a jogar, era muitas vezes solicitado na primeira fase de construção do jogo das “águias”, notabilizando-se pela sua amplitude de recursos no que ao passe diz respeito. Noutras palavras, Morato tanto tem capacidade em jogar curto como em alongar com critério e qualidade, tornando-se numa incógnita para os adversários.

Fonte: SL Benfica

No entanto, o jovem de 19 anos ainda precisa de correr muitos quilómetros se quiser chegar ao plantel principal do Sport Lisboa e Benfica. Ficou visível no jogo da Allianz Cup, frente ao Vitória FC, que o jovem ainda não tem “estaleca” para tais andanças, tendo comprometido no lance que resultou no golo da vitória aos sadinos. Não obstante, Morato tem tudo para ser uma aposta sólida nos próximos anos.

Com 1,90m, ágil, rápido, agressivo e com uma leitura de jogo acima da média, que lhe permite antecipar-se aos adversários na disputa pela bola, Morato poderá até já ser o quarto central na hierarquia de Jorge Jesus para a próxima temporada. O facto de ser canhoto, algo que Jorge Jesus aprecia em centrais que jogam no lado esquerdo da defesa, também pode contribuir para a sua inclusão no plantel principal.

Rodeado por defesas experientes de topo como Vertonghen, Rúben Dias e Jardel, o jovem brasileiro tem tudo para seguir as pisadas de David Luiz e Luisão e tornar-se numa das referências defensivas brasileiras a passar pela Luz.

João Pedro Coelho
João Pedro Coelhohttp://www.bolanarede.pt
O João não sabe escrever biografias. Posto isto, apraz apenas dizer que estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, e que tem um amor incondicional pelo Sport Lisboa e Benfica.

Subscreve!

Artigos Populares

Marc Overmars deixa o Antuérpia e afasta-se do futebol: «Já não consigo lidar com esta vida profissional agitada e stressante»

Marc Overmars deixou o cargo de dirigente do Antuérpia devido a problemas de saúde. Já em 2022 o antigo jogador tinha sofrido um derrame cerebral.

Uma máquina ofensiva cada vez mais oleada | Moreirense 0-4 Benfica

Em Moreira de Cónegos, o Benfica voltou a deixar bem vincada a identidade que Marco Silva está a construir.

Noah Okafor deixa a seleção da Suíça aos 26 anos: «Aconteceram coisas que me magoaram profundamente»

Noah Okafor anunciou a sua retirada da seleção da Suíça. Numa publicação nas redes sociais, o avançado do Leeds United explicou que o selecionador, Hakan Yakin, é o motivo para o afastamento.

Bruno Pinheiro antevê Académico de Viseu x Vitória SC: «Sabemos que teremos pela frente um adversário forte, mas queremos muito ganhar em casa»

O Académico de Viseu recebe este sábado o Vitória SC para a sexta jornada da Primeira Liga. Fica com a antevisão de Bruno Pinheiro.

PUB

Mais Artigos Populares

FIFA nega que final do Mundial 2030 já esteja destinada a Marrocos

A FIFA desmentiu que a final do Mundial 2030 já tenha lugar definido. Nas últimas horas, o jogo decisivo foi apontado ao novo Grande Estádio Hassan II, em Casablanca, Marrocos.

Samuel Eto’o acusado de desviar mais de 500 mil euros da Federação Camaronesa de Futebol

Samuel Eto'o é acusado de desviar mais de 500 mil euros de um pagamento feito pela Rússia à Federação Camaronesa de Futebol.

Gil Vicente com baixa confirmada para o jogo frente ao Benfica

Luís Pinto não irá contar com Diogo Prioste para a deslocação do Gil Vicente ao Estádio da Luz, para defrontar o Benfica, na sexta jornada da Primeira Liga.