Não mudes o que está certo

sl benfica cabeçalho 1

Numa altura em que o mister Rui Vitória usufrui das suas merecidas férias, não me sai da cabeça uma da últimas declarações do técnico português: “podemos mudar o sistema tático”. É sobre essa possível mudança de sistema tático que hoje venho aqui dar a minha opinião.

Há mais de 5 anos que não vemos o Benfica a jogar fora do registo de 4-4-2 ou 4-2-3-1 e para estas são as melhores táticas onde o Benfica se enquadra. Nas primeiras temporadas de Jesus, habituámos-nos a ver Aimar a fazer a posição de 10 e a jogarmos com 2 trincos onde um deles era ligeiramente mais ofensivo que o outro. Nas últimas épocas de Jesus e as duas de Vitória, o 4-4-2 com a posição 8 foi a tática mais utilizada.

Com a chegada do croata Krovinovic, o jovem jogador, e que até agrada-me a vista, traz a ideia de que podemos regressar ao esquema tático com o tradicional distribuidor de jogo. Contudo, recuar o Pizzi para jogar ao lado do trinco, perdemos aquela visão de jogo que tanto nos agradou nas últimas épocas. Jogar em 4-2-3-1, e com o jovem croata, tiranos também a possibilidade de jogar com a dupla ataque das últimas épocas, Jonas e Mitro. O brasileiro não rende tanto sozinho no ataque e o grego camisola 11 está habituado a jogar sozinho visto o fazer na seleção grega.

Em equipa que ganha não se mexe Fonte: SL Benfica
Em equipa que ganha não se mexe
Fonte: SL Benfica

O outro esquema tático em vista seria o regresso do típico 4-3-3 onde Pizzi dividiria terreno com… há primeira vista Krovinovic (não esquecendo André Horta). Nunca fui adepto do 4-3-3, tirando em clubes que jogam muito com a posse de bola no meio-campo (exemplos: Barcelona ou Manchester City). Jogar em 4-3-3 continuaríamos a não conseguir apostar na dupla de sucesso de ataque e fazia com que os nossos extremos jogassem mais nas alas e pouco em jogo interior.

4-4-2 vs 4-2-3-1 vs 4-3-3

Não mudemos o que está a resultar. O 4-4-2 traz 3 aspetos que me deixam babado a olhar para o relvado. Jogar com extremos que desequilibram para o centro do terreno; Pizzi a continuar a ser o nosso 8 e a deixar-nos de boca aberta com a visão de jogo; Manter o camisola 10 e 11 na frente de ataque a destruir as defesas adversárias.

Mudar o esquema tático levaria a uma adaptação de uma grande parte de jogadores no seu estilo de jogo e seria um risco para o início da temporada. Recordo-me da derrota por 1-0, no Algarve, frente ao Sporting, quando Rui Vitória encontrou em campo jogando em 4-2-3-1 e não chegamos a ver o “Benfica em campo”.Posto isto, é manter o glorioso 4-4-2 com uma posição 6 e 8.

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Samuel Umtiti anuncia retirada dos relvados aos 31 anos

Samuel Umtiti anunciou o fim da sua carreira como futebolista. O defesa francês foi campeão do Mundo em 2018.

Portugal perde com os Estados Unidos no segundo jogo do Mundial de Voleibol

Portugal foi derrotado pelos Estados Unidos, na segunda jornada da fase de grupos do Mundial de Voleibol. A equipa das quinas perdeu por 3-0.

Filipe Luís rejeita proposta do Fenerbahçe e confessa: «Tenho um compromisso com estes jogadores e com este clube»

Filipe Luís explicou os motivos para ter rejeitado a proposta do Fenerbahçe. O treinador brasileiro quer continuar no comando técnico do Flamengo.

Nuno Gomes explica relação com Ruben Amorim: «Sou amigo dele»

Nuno Gomes comentou a sua relação com o atual treinador do Manchester United, Ruben Amorim, na chegada a Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Erling Haaland atinge recorde frente ao Manchester United de Ruben Amorim

Erling Haaland marcou dois golos no encontro do passado domingo e passou a ter mais intervenções para golo contra o Manchester United do que contra qualquer outro adversário na Premier League.

Wayne Rooney deixa recado a Ruben Amorim sobre a gestão de um jogador: «Deveria ser titular»

Wayne Rooney apelou à titularidade de Harry Maguire com o Manchester United. O defesa-central inglês foi suplente no último encontro, frente ao Manchester City.

Xabi Alonso rendido a jogador do Real Madrid: «Os colegas respeitam-no imenso»

Xabi Alonso deixou elogios a Dani Carvajal. O defesa espanhol conta quatro jogos pelos merengues esta época.