📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Não mudes o que está certo

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Numa altura em que o mister Rui Vitória usufrui das suas merecidas férias, não me sai da cabeça uma da últimas declarações do técnico português: “podemos mudar o sistema tático”. É sobre essa possível mudança de sistema tático que hoje venho aqui dar a minha opinião.

Há mais de 5 anos que não vemos o Benfica a jogar fora do registo de 4-4-2 ou 4-2-3-1 e para estas são as melhores táticas onde o Benfica se enquadra. Nas primeiras temporadas de Jesus, habituámos-nos a ver Aimar a fazer a posição de 10 e a jogarmos com 2 trincos onde um deles era ligeiramente mais ofensivo que o outro. Nas últimas épocas de Jesus e as duas de Vitória, o 4-4-2 com a posição 8 foi a tática mais utilizada.

Com a chegada do croata Krovinovic, o jovem jogador, e que até agrada-me a vista, traz a ideia de que podemos regressar ao esquema tático com o tradicional distribuidor de jogo. Contudo, recuar o Pizzi para jogar ao lado do trinco, perdemos aquela visão de jogo que tanto nos agradou nas últimas épocas. Jogar em 4-2-3-1, e com o jovem croata, tiranos também a possibilidade de jogar com a dupla ataque das últimas épocas, Jonas e Mitro. O brasileiro não rende tanto sozinho no ataque e o grego camisola 11 está habituado a jogar sozinho visto o fazer na seleção grega.

Em equipa que ganha não se mexe Fonte: SL Benfica
Em equipa que ganha não se mexe
Fonte: SL Benfica

O outro esquema tático em vista seria o regresso do típico 4-3-3 onde Pizzi dividiria terreno com… há primeira vista Krovinovic (não esquecendo André Horta). Nunca fui adepto do 4-3-3, tirando em clubes que jogam muito com a posse de bola no meio-campo (exemplos: Barcelona ou Manchester City). Jogar em 4-3-3 continuaríamos a não conseguir apostar na dupla de sucesso de ataque e fazia com que os nossos extremos jogassem mais nas alas e pouco em jogo interior.

4-4-2 vs 4-2-3-1 vs 4-3-3

Não mudemos o que está a resultar. O 4-4-2 traz 3 aspetos que me deixam babado a olhar para o relvado. Jogar com extremos que desequilibram para o centro do terreno; Pizzi a continuar a ser o nosso 8 e a deixar-nos de boca aberta com a visão de jogo; Manter o camisola 10 e 11 na frente de ataque a destruir as defesas adversárias.

Mudar o esquema tático levaria a uma adaptação de uma grande parte de jogadores no seu estilo de jogo e seria um risco para o início da temporada. Recordo-me da derrota por 1-0, no Algarve, frente ao Sporting, quando Rui Vitória encontrou em campo jogando em 4-2-3-1 e não chegamos a ver o “Benfica em campo”.Posto isto, é manter o glorioso 4-4-2 com uma posição 6 e 8.

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting já escolheu o substituto de Geny Catamo

O Sporting vai apostar em Salvador Blopa na ausência de Geny Catamo. O extremo vai ausentar-se para participar na CAN.

Benfica x Nápoles será apitado por árbitro que agrada a José Mourinho

Já é conhecido o árbitro do encontro entre o Benfica e o Nápoles. Slavko Vincic vai dirigir o desafio da Champions League.

Gonçalo Ramos supera Kylian Mbappé e alcança recorde no PSG

Gonçalo Ramos tornou-se o melhor marcador do PSG a sair do banco. O português igualou ainda o registo de 11 golos como suplente de Kylian Mbappé na Ligue 1.

Harry Kane e uma época de Bola de Ouro

Entre os grandes candidatos, destaca-se Harry Kane. O ponta de lança inglês continua a ser o motor do ataque bávaro nesta temporada

PUB

Mais Artigos Populares

Grande novidade no treino do Sporting

Daniel Bragança é a grande novidade no treino desta manhã do Sporting. O atleta está a recuperar de uma lesão sofrida a 15 de fevereiro de 2025.

A importância do detalhe | Amora 1-1 1.ºDezembro

Apesar da intenção do Amora em criar situações de perigo e em ser uma ameaça constante à baliza adversária, o 1.º Dezembro não se encolheu

Um título também se constrói assim | Tondela 0-2 FC Porto

No Estádio João Cardoso, o FC Porto não brilhou, mas ganhou, e, às vezes, é esse pragmatismo que faz campeões nacionais.