Nas largas costas dos outros

- Advertisement -

cabeçalho benfica

O tempo é matéria diáfana e fugidia que muito temo e respeito. Ensina-me coisas da bola e da vida, recordando-me constante e sabiamente “a” frase, repetida vezes sem conta, daquele que foi o meu melhor professor: “já está tudo inventado!” – significando, simplesmente, que basta boa observação e memória para que, quando possível, se corrijam os erros e, daí para a frente, se faça mais e melhor. Os dirigentes do Benfica, porém, optaram por começar a época fazendo tudo ao contrário; esta semana, Luís Filipe Vieira explicou porquê – eu, confesso, não percebi as (suas) razões e, por enquanto, mantenho as mesmas dúvidas e reservas.

Não alinho, no entanto, com a narrativa apocalíptica que aterroriza tantos benfiquistas. A vida é muito simples e ao deparar-me diariamente com um trintão olhando-me no espelho sei, no imediato, que conheço este clube há tempo suficiente para não me assustar com o actual momento. Não se ofendam com a comparação, mas eu já vivi o meu Holocausto, mais longo que uma guerra mundial (entre o fim e o início dos séculos), e, por isso, sou muito pouco fatalista. Entretanto, o Benfica cresceu e hoje, com estatuto de bi-campeão e recursos próprios (feitos de cimento e de carne e osso), está preparado para continuar a vencer; quando não o conseguir, que não restem dúvidas: os culpados encontrar-se-ão sempre dentro da nossa própria casa.

Mais trabalho e talento e menos teorias da conspiração – é a equação das vitórias Fonte: SL Benfica
Mais trabalho e talento e menos teorias da conspiração – é a equação das vitórias
Fonte: SL Benfica

A enxurrada de comentadores que representam o clube – nos jornais, rádios e televisões –, profissionais ou amadores, próximos ou não da estrutura, atiram o foco para longe, provocando lamentáveis danos colaterais, como sucedeu, esta semana, com o jogador Tonel (com recurso a uma retórica que nos deveria a todos envergonhar). É matéria repetida que cansa e enoja, pois, feitas bem as contas, prejudica em primeira e última instância o próprio Benfica. Esta estratégia populista e demagógica trava a reflexão e o debate sérios, dividindo, criando o caos e semeando a dúvida. Tudo isto, bem espremido, impede uma democrática e essencial identificação das causas (e dos culpados), bem como da busca por melhores consequências.

É por isso que insisto: o Benfica tem o direito de se defender, nas instâncias adequadas, contra todos aqueles que atentem contra o clube; seja Jorge Jesus ou os dirigentes do Sporting, investidos, desde o início desta época, numa estratégia caluniosa primária que inclui a injúria ao vizinho (bailada ao jeito “pimba” nas bancadas de Alvalade) e – tal como todos podemos observar a cada jornada – valentes “empurrões” a uma equipa esforçada mas modesta. No entanto, todo este ruído, feito de naturais rivalidades, jamais poderá fazer cair no esquecimento as verdadeiras razões para, em vésperas natalícias, o Benfica estar já afastado da Taça de Portugal e se encontrar a cinco pontos do primeiro lugar do campeonato.

Assumir os nossos erros – corrigi-los e não repeti-los – é o primeiro (e decisivo) passo para voltar a ser feliz. No futebol e na vida.

Foto de Capa: Sport Lisboa e Benfica

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting sobe a parada e chega aos 16 milhões de euros para contratar mais um médio

O Sporting está na mesa de negociações por Sergi Altimira. Leões fizeram nova proposta pelo médio do Real Bétis.

Florentino Pérez explica demora na renovação de Vinícius Júnior e rejeita envolvimento no dossier: «Acha que eu mando em tudo, mas isso é da...

Florentino Pérez está no centro do furacão e concedeu uma entrevista. Presidente do Real Madrid falou da renovação de Vinícius Júnior.

Florentino Pérez tenta fugir ao tema Kylian Mbappé, mas deixa escapar crítica: «Há algo a melhorar»

Florentino Pérez está no centro do furacão e concedeu uma entrevista. Presidente do Real Madrid falou de Kylian Mbappé.

Florentino Pérez ataca Barcelona: «Não quero ter qualquer relação com um clube que subornou árbitros durante duas décadas»

Florentino Pérez está no centro do furacão e concedeu uma entrevista. Presidente do Real Madrid visou Barcelona pelo Caso Negreira.

PUB

Mais Artigos Populares

Alavés vence campeão Barcelona e atira Luís Castro para a zona de despromoção: eis os resultados do dia na La Liga

O Alavés surpreendeu o Barcelona e venceu os culés por 1-0. Vitória permite ao conjunto orientado por Quique Flores deixar a zona de despromoção.

Hearts de Cláudio Braga e Celtic de Jota e Paulo Bernardo vencem e vão decidir título na Escócia com autêntica final no sábado

No próximo sábado, será conhecido o vencedor da Liga Escocesa. Hearts e Celtic lutam pelo título com vantagem para Cláudio Braga e companhia.

Inter Milão vence Lazio na final e junta a Taça de Itália à Serie A nos títulos da temporada

O Inter Milão selou a conquista da Taça de Itália. Conjunto nerazzurri venceu Lazio na final e carimbou a dobradinha na temporada.