O cérebro do Benfica

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Tem-se vindo a assistir a abordagens ao mau momento do Benfica muito focadas na defesa, tornando-se esta, o bode expiatório dos problemas por que a equipa atravessa. Argumentos como as transferências de Ederson, Lindelof e Nélson Semedo e a falta de substitutos à altura para os lugares que ocupavam, a idade de Luisão e a escassez de ritmo do Jardel, têm muitas vezes sido debatidos e escrutinados por vários órgãos da comunicação social, mas será que é realmente a defesa o mal de todos os problemas?

Paralelamente, também há quem olhe um pouco mais à frente e diga que os equilíbrios defensivos começam no ataque e têm por base o meio campo, é naquela zona que se geram as compensações, as entreajudas, digamos que é ali, no centro do terreno, que se encontra o cérebro tático da equipa e é ali também, que se tomam as grandes decisões do jogo, tanto defensivas quanto ofensivas.

E a verdade é que neste momento, o Benfica tem um meio campo desorientado, sem ideias, confuso e sem rumo. Ora vejamos, o Pizzi está desinspirado, está perdido num túnel sem ver luz ao fundo desde Agosto, o Filipe Augusto, embora esforçado e batalhador, não perde o estigma de corpo estranho desta equipa e ele até tenta cumprir mas o problema está nos que o rodeiam se calhar, que quando ele joga parecem contaminados e deixam de saber o que fazer. Será da má ocupação dos espaços do camisola 6, que gera confusão nos posicionamentos de Fejsa e Pizzi? Pode ser uma ideia a explorar. E, finalmente, o Fejsa, apesar de nunca fazer jogos maus, o seu rendimento este ano está muito aquém do esperado e daquilo que a equipa precisa dele: menos desarmes, mais faltas, muito menos eficaz que nos anos anteriores. Para além de que tem acumulado funções a nível ofensivo devido ao desnorte de Pizzi.

Passará o futuro do meio campo do Benfica pelos jovens? Fonte: SL Benfica
Passará o futuro do meio campo do Benfica pelos jovens?
Fonte: SL Benfica

Mas vamos às soluções para estes problemas, podem ser várias, por exemplo, a solução de Rui Vitória de colocar sangue novo em algumas posições, para mostrar claramente que não há lugares cativos, pode ser uma alternativa a este meio campo se apostar em Chrien Martin ou Keaton Parks, que têm feito boas exibições na equipa B, ou mesmo encontrar soluções no plantel principal, como colocar o Krovinovic no lugar de Pizzi ou substituir o Filipe Augusto por Samaris, parecem-me muito melhores soluções do que continuar a insistir em dois jogadores que não rendem – Pizzi e Filipe Augusto – e dar oportunidade a outros jogadores que, aparentemente, neste momento, estão em melhores condições.

Um meio campo com Fejsa, Samaris e Krovinovic, pode bem ser uma solução para os desequilíbrios defensivos e a falta de inspiração ofensiva. Nestes momentos conturbados, não há nada melhor que mudar, mudar e dar continuidade e confiança a essa mudança, caso contrário, invés de uma solução, agravam se os problemas.

Acho ainda que Rui Vitória podia ser um pouco mais arrojado e até com uma pitada de loucura, adaptar Douglas. Já todos percebemos que não rende a lateral direito, porque simplesmente não sabe defender, mas tem revelado que ataca bem e não cruza nada mal. Se calhar seria de apostar nele como extremo, mas eu ainda sugeria algo mais, adaptar o Douglas como médio interior, uma transformação semelhante à de Enzo Pérez, lembram-se? Quem sabe não está aqui uma outra solução a Pizzi, ainda agora em Manchester o vimos muitas vezes nesta zona.

Ficam as sugestões e a minha vontade de que algo mude e para melhor. Carrega, Benfica!

 Foto de Capa: SL Benfica

Patrícia Ribeiro Fernandes
Patrícia Ribeiro Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se conhece que a Patrícia gosta de bola e chegou mesmo a jogar, mas a vida seguiu por outros rumos. Como mulher de paixões que é, encontra no Benfica a maior de todas e é a escrever que se sente em casa.                                                                                                                                                 A Patrícia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

David Simão despede-se do Arouca: «Nem sempre termina da forma como esperamos»

David Simão anunciou nas redes sociais a saída do Arouca. Médio havia perdido espaço nas opções de Vasco Seabra.

Anatoliy Trubin chega aos 100 jogos na carreira sem sofrer golos

Anatoliy Trubin atingiu uma marca importante na carreira. Guarda-redes atingiu patamar dos 100 jogos sem sofrer golos.

O PSG e os portugueses

Em apenas uma época, Nuno Mendes passou de herói em Alvalade, ao conquistar um título que fugia há duas décadas, para um PSG repleto de estrelas.

André Luiz tem preferência entre o Benfica e o Olympiacos e continua com o futuro em dúvida

André Luiz dá preferência ao Benfica. Evangelos Marinakis quer colocar o extremo no Olympiacos, mas jogador quer águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Kikas vai a jogo na despedida ao Estrela da Amadora e seguir para a Bélgica

Kikas está a caminho da Bélgica e do Eupen. O avançado vai despedir-se do Estrela da Amadora esta noite contra o Estoril Praia.

Derrota contra o FC Porto provoca 2 baixas no Vitória SC para a próxima jornada

O Vitória SC ficou sem duas peças fulcrais para a próxima jornada. Beni Mukendi e Telmo Arcanjo são baixas para o Estoril Praia.

Sporting e Jeremiah St. Juste negoceiam rescisão de contrato

Jeremiah St. Juste pode deixar o Sporting nos próximos dias. Defesa negoceia rescisão de contrato com os leões.