O estado de graça acabou!

- Advertisement -

A temporada está a chegar ao fim. O Benfica realizou uma caminhada má, despida de títulos, parca em qualidade exibicional e sem valorizar quaisquer dos seus jogadores.

Muitos têm culpa no cartório. Mas é de Rui Vitória de quem se vai falar aqui. O treinador acentuou esta época as fraquezas que demonstrara nas duas primeiras ao leme do Benfica. A incapacidade para oferecer um plano alternativo, quando as coisas não estavam a correr bem, é, hoje, uma realidade indesmentível.

O plano inicial, isto é, o modo como a equipa se apresentou no início dos jogos, também não foi do agrado de ninguém. Demonstrou alguma superação ao horrível arranque de temporada com a cimentação de um sistema tático diferente (4x3x3) e a escalação de Krovinovic ao onze. Depois, com a lesão do croata e, mais recentemente, de Jonas, o Benfica voltou a jogar o que jogava no início, ou seja, zero.

Estrategicamente foi capaz de ser superior apenas ao Sporting e ao Braga, considerando os jogos com adversários de igual ou maior valia. Com os restantes, inclusivamente na Liga dos Campeões, foi penoso ver o Benfica jogar. Até com o Tondela foi inacreditável a forma como o treinador encarnado não percebeu que a equipa de Pepa é uma equipa personalizada, que quando recupera a bola tem sempre várias linhas de passe para jogadores rápidos e competentes a finalizar.

E a ideia de tirar médios para meter avançados, quando está a perder, é algo digno dos anos 90. Para se marcar há que criar e para criar é essencial inteligência e criatividade, não músculo e pontapé para a frente. Outra das virtudes que as suas equipas tinham, a de serem fortes emocionalmente nos momentos decisivos, também se perdeu algures este ano. Em jogos decisivos, o Benfica claudicou como não antes se tinha visto na era Vitória.

Rui Vitória está mais fragilizado do que nunca
Fonte: SL Benfica

Rui Vitória já provou que consegue construir equipas competentes, aliando resultados positivos. Se a direção não inventar, e lhe oferecer um guarda-redes, um defesa direito, um central e um médio, todos de créditos firmados, Vitória pode reviver o sucesso. Mas o seu cargo está mais fragilizado do que nunca e para a época que vem a margem de erro é nula.

As suas fragilidades estão à vista e vai ter de as superar de nova forma, com mais astúcia dentro de campo e, fora dele, com um discurso mais rico, menos baseado em chavões. E esta de desculpar resultados com a arbitragem, como se viu no dérbi, é de bradar aos céus. É sempre embaraçoso quando alguém que faz bandeira de ser idóneo e íntegro, entregar-se à desculpa mais antiga que existe no futebol para justificar o que quer que seja. E pior se torna quando começa a ser usada no final de três épocas.

O balanço da época é negativo e Vitória terá de se superar para continuar no Benfica. O estado de graça acabou.

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Manuel Magalhães
Pedro Manuel Magalhãeshttp://www.bolanarede.pt
Mal sabia andar e já ia ao estádio ver os jogos do Gil Vicente, clube da terra natal. A paixão pelo relvado, pelos golos e pelas fintas, agarrou-se como uma doença e não mais saiu. Depois aprendeu a ler e a escrever e como não tirava más notas nas composições, aventurou-se na criação de blogues de bola. Mais tarde, na inconsciência dos seus dezoito, frequentou Ciências da Comunicação. Mantém vivo o sonho de ser jornalista desportivo, de derrubar chavões e fazer parte de uma nova era que pensa o futebol como um jogo para os criativos e inteligentes.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Langa ruma ao Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora anunciou a contratação de Bruno Langa, lateral-esquerdo de 28 anos, que reforça o plantel principal até ao final da temporada.

Gustavo Sá deixa Famalicão e vai ser treinado por Sérgio Conceição

O Al Ittihad garantiu a contratação de Gustavo Sá junto do Famalicão. Médio de 21 anos será treinado por Sérgio Conceição.

Já é conhecido o número de Seko Fofana no FC Porto e será em homenagem a Yaya Touré

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos vai utilizar o número 42.

Seko Fofana elogia Farioli: «Tem um estilo de jogo que me agrada muito, é um homem ambicioso»

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos já fala enquanto jogador dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto oficializa chegada de Seko Fofana: eis os detalhes

O FC Porto oficializou a contratação de Seko Fofana. Médio chega por empréstimo do Rennes sem opção de compra.

Ennio Van der Gouw é reforço do Rio Ave

Rio Ave reforça a baliza com a chegada de Ennio Van der Gouw. Cedido pelo Zulte Waregem até ao final da época presente.

Gonçalo Tabuaço de regresso ao Leixões

O Leixões anunciou a contratação de Gonçalo Tabuaço, guarda-redes de 24 anos, que chega do Marítimo e regressa a Matosinhos, onde já tinha representado a equipa sub-23.