O fim de um sonho

- Advertisement -

nascidonafarmaciafranco

Chamem-me lunático, digam-me que não vejo o mesmo futebol que vocês, mas eu tinha um sonho: ver o Benfica a jogar a final da Liga dos Campeões este ano em casa, no Estádio da Luz. 10 pontos não chegaram para continuar a sonhar, e lá vamos de novo para a cada vez mais banalizada Liga Europa.

A jornada europeia começou em casa. Djuricic abriu cedo o marcador e o Benfica conseguiu, frente ao Anderlecht, entrar com o pé direito na liga milionária. Da Grécia, também o Paris Saint-Germain trouxe três pontos. Os então primeiros do grupo viriam a defrontar-se, duas semanas mais tarde, no Parque dos Príncipes: um sufoco. Em 30 minutos a equipa parisiense marcou três golos a um Benfica descaracterizado, completamente impotente. Era a prática a comprovar o que a teoria previa como sendo o jogo mais difícil para os encarnados na fase de grupos.

Seguiram-se dois embates com o Olympiacos. Foi aqui que perdemos o acesso aos oitavos-de-final da prova. Em Lisboa, o relvado da Luz deu lugar a um pântano. Tínhamos obrigação de ganhar em casa: teríamos ainda de fazer duas deslocações e de receber o Paris Saint-Germain. Apesar de tudo, o empate não foi um mau resultado, tendo em conta as condições em que se praticou a modalidade. Seria agora importantíssimo não perder em Atenas, o que não aconteceu.

No temeroso Georgios Karaiskakis o Benfica fez uma grande exibição, que foi anulada pelo ex-guarda-redes dos encarnados. Roberto foi a figura do jogo, negando sete golos a um Benfica ofensivo e com fome de marcar. Depois da Grécia, a última deslocação do Benfica nesta fase de grupos seria a Bruxelas, de onde trouxe uma vitória sofrida contra o Anderlecht. Adiando tudo para a última jornada e a depender do resultado do Olympiacos, o Benfica garantiu, ainda assim, a presença na Liga Europa, na pior das hipóteses.

Capa d’A Bola no dia seguinte ao Olympiacos x Benfica
A Bola no dia seguinte ao Olympiacos x Benfica

Com a passagem do Benfica aos oitavos-de-final a jogar-se em dois estádios ao mesmo tempo, o Benfica só ganhou num. Quatro dias depois de um empate em casa com o Arouca, numa exibição medíocre por parte dos encarnados, eis que, no mesmo palco, o Benfica ganha a uma das melhores equipas da Europa com um futebol completamente diferente do apresentado quatro dias antes.

Com os mesmos 10 pontos que o Benfica, o Olympiacos segue com o Paris Saint-Germain para a próxima fase da Liga dos Campeões e os encarnados rumam de novo à Liga Europa. À semelhança do que aconteceu no ano passado, o Benfica perdeu precisamente contra quem não podia ter perdido (falo do jogo na Rússia frente ao Spartak de Moscovo) e as duas equipas que seguem em frente não são as mais fortes dos grupos – não o era o Celtic e não o é o Olympiacos.

O Benfica foi, no ano passado, a Amesterdão fazer jus ao nome que carrega pela Europa fora. Este ano tinha a oportunidade de o fazer em casa, mas tal não vai acontecer. No ano passado, quando o Benfica perdeu frente ao Braga na Taça da Liga, escrevi numa rede social: “Está com medo de jogar em quatro competições, deixe o lugar para quem não tenha, senhor Jesus”. Este ano, acabado que está o sonho europeu, em consonância com a quadra em que nos encontramos e dirigindo-me também a(o menino) Jesus, tenho apenas um desejo para o final da época: o campeonato.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o quadro das meias-finais da CAN 2025

A CAN 2025 está a chegar à sua fase decisiva. Senegal, Egito, Nigéria e Marrocos são as quatro seleções que estão nas meias-finais.

Valencia cede empate frente ao Elche e Villarreal ganha e reforça terceiro lugar na La Liga

O Valencia empatou a um golo em casa frente ao Elche, na jornada 19 da La Liga. Já o Villarreal bateu o Alavés por 3-1.

Samu Silva enaltece triunfo do Vitória SC na Taça da Liga: «Enorme orgulho poder ficar na história deste grande clube e na história do...

Samu Silva falou após a conquista da Taça da Liga por parte do Vitória SC. O capitão dos vimaranenses enalteceu a capacidade de entrega da equipa.

Vitória SC tem duas baixas confirmadas para o jogo da próxima jornada frente ao FC Porto

O Vitória SC acabou por ver confirmadas duas baixas para o jogo da próxima jornada, frente ao FC Porto: Nélson Oliveira e João Mendes.

PUB

Mais Artigos Populares

António Salvador lamenta morte de adepto do Braga e critica arbitragem da final da Taça da Liga: «O ponto de viragem neste jogo é...

António Salvador falou após a final perdida pelo Braga frente ao Vitória SC, na Taça da Liga. O presidente dos bracarenses deixou críticas para a arbitragem.

António Miguel Cardoso: «Para ganhar e conquistar títulos é preciso muita humildade e o Vitória nunca desistiu»

António Miguel Cardoso já reagiu ao desfecho da final da Taça da Liga. Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a prova.

Herói Charles após Vitória SC x Braga: «Deus coroou-nos com este grande título»

Charles já reagiu ao desfecho da final da Taça da Liga. Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a competição.