Anatoliy Trubin foi contratado no início da época 2023/24 ao Shakthar Donetsk, com o objetivo de substituir o grego Odysseas Vlachodimos que era titular há cinco temporadas de uma maneira consistente.
Apesar do grego nunca ter sido um guarda-redes consensual entre os adeptos encarnados, a vinda do ucraniano não deixou também de suscitar duvidas no universo benfiquista.
Afinal, Trubin foi contratado para ser titular no imediato e a sua idade na altura, 22 anos e o preço, custou 10 milhões de euros por um guardião, deixavam algumas dúvidas sobre se o ucraniano saberia lidar da melhor maneira com a cobrança que o Benfica exige aos seus jogadores.
Na terceira época no Benfica, o guardião é titular indiscutível e apesar de um ou outro erro que tem cometido, tem merecido total confiança dos treinadores que tem passado pelo clube encarnado.


Esta temporada, depois de uma época passada com apenas uma Taça da Liga, troféu insuficiente para a História do Benfica, os encarnados entraram através da pré-eliminatória e do play-off na fase de Liga da Champions League.
Com as expectivas elevadas para a competição, o início da prova foi catastrófico para os benfiquistas com cinco derrotas, quatro delas consecutivas nos primeiros quatro jogos da competição o que também contribuiu, juntando à perda de pontos no campeonato, à saída do técnico Bruno Lage para a entrada de José Mourinho.
O Benfica ficava com pouca margem de manobra se quisesse alcançar o apuramento. Com as vitórias diante do Ajax e do Nápoles o ambiente ficou mais desanuviado, mas faltava ainda o último jogo em casa, complicadíssimo frente ao “rei” da Champions League, o Real Madrid.


José Mourinho e os seus jogadores prepararam muito bem o jogo e juntando a alguma sobranceria dos madrilenos, realizaram uma excelente exibição vulgarizando o Real Madrid, podendo o resultado ser mais dilatado nomeadamente na primeira parte.
No entanto, com os restantes jogos a acabarem, os encarnados venciam por 3-2, mas sabiam que precisavam de mais um golo para se apurarem para a próxima fase.
E é com os madridistas reduzidos a nove elementos e com já mais de 100 minutos no cronómetro, o Benfica beneficia de um livre nas imediações da área do Real.
E é aqui que se dá um pequeno milagre. Com Trubin, a subir à área e a corresponder com sucesso ao cruzamento da direita, ao ser o herói improvável e a colocar os encarnados no play-off da Champions League frente ao gigante Real Madrid, deixando ainda os espanhóis fora dos oito primeiros que iriam diretamente aos oitavos de final.


Voltando ao início do texto, o golo fora de hora de Trubin teve um impacto importante no mundo do futebol, nomeadamente no universo Champions.
Já que, para além do golo da vitória ter sido marcado por um guarda-redes, o que não é muito habitual. Aquele significava não só o apuramento in extremis do Benfica, mas principalmente porque deixava de fora dos oitavos de final, coisa impensável no início da prova, o lendário Real Madrid, detentor de 15 troféus da competição e criava um mar de dúvidas na formação merengue.
Xabi Alonso, o anterior treinador, tinha sido demitido dias antes na sequência da derrota na final da supertaça espanhola frente ao Barcelona e a equipa era treinada pelo ex-jogador de Mourinho, Alvaro Arbeloa que não conseguiu evitar o descalabro do Real na Luz.


O impacto sentiu-se por toda a Europa porque não deixou de ser uma grande surpresa a derrota impactante na Luz dos merengues, mas o epicentro deu-se em Espanha onde ninguém esperava este desfecho catastrófico para a equipa madrilena até porque o grande rival em Espanha, o Barcelona apurou-se diretamente aumentando a desilusão.
Esta conclusão da fase de Liga da Champions obrigará agora o Real Madrid a disputar o play-off de acesso aos oitavos de final e por coincidência o adversário é novamente o Benfica, agora numa eliminatória a duas mãos.
Serão os encarnados capazes de repetir a façanha de derrotar novamente o Real ou desta vez os merengues já avisados dos perigos que vão enfrentar na Luz não vão dar hipóteses ao Benfica?
Esta pergunta começará a ser respondida esta terça-feira na Luz a partir das 20 horas da noite.

