O líder da vantagem

- Advertisement -

paixaovermelha

Com a confirmação de que Jorge Jesus continuará a ser o nosso treinador, convém tentar perceber o que significa, em termos práticos, a permanência do técnico português. Por muito gasta e badalada que esteja a história, há precisamente um ano, depois da época mais triste de toda a existência do Benfica, poucos (muito poucos mesmo) foram os adeptos que defenderam a continuidade de Jorge Jesus. De entre as inúmeras razões que justificavam a saída de JJ, houve uma que foi repetida várias vezes e era unanimemente utilizada por sócios, críticos e até por outros treinadores de futebol: “Jorge Jesus não tem condições para continuar no Benfica”.

Luís Filipe Vieira, loucamente, achou o oposto. O presidente do clube não teve dúvidas e agiu contra os próprios conselheiros do clube. Arriscou e ganhou. Um ano volvido e, digo eu, entre 90% a 95% (se não mais) da nação benfiquista não só deseja como exige a continuidade do técnico. O futebol é isto. Ora se tem tudo, ora não se tem nada.

Para a próxima época, o Benfica parte com o “tudo”: Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Taça da Liga. Mas, mais do que isso, o Benfica avança para a época 2014/2015 com uma clara vantagem sobre os rivais: somos o único dos três grandes que não efetuou uma mudança de treinador.

E isto, caros leitores, é uma vantagem clara, pelo menos a curto prazo. E facilmente entendemos porquê: em agosto, Jorge Jesus terá cinco épocas de Benfica. Marco Silva terá três meses de experiência de Sporting, os mesmos que Lopetegui terá de FC Porto.

Jorge Jesus é um líder por natureza Fonte: dailyrecord.co.uk
Jorge Jesus é um líder por natureza
Fonte: dailyrecord.co.uk

Mas a questão temporal nada significa se não percebermos a sua utilidade prática. Desde a adaptação ao clube, passando pelo conhecimento dos jogadores, pela adaptação da filosofia de jogo e da formação tática, e até aos níveis de interação com os vários departamentos do clube, tudo isto requer uma otimização do treinador e ao treinador. Como é óbvio, existem muitos outros fatores que determinam o sucesso e o insucesso de um técnico de futebol, como ter um plantel equilibrado e altamente competitivo (JJ que o diga). Mas, acredito, a chave de um clube de futebol sempre caminhou paralelamente à competência e qualidade do seu treinador. Não há revolução sem líder. Aliás, aquele outro excelente treinador português que orienta uma equipa de Londres disse, certo dia, que “é preciso ser um verdadeiro líder para se ter êxito no futebol”. Goste-se ou não, JJ já demonstrou que é um líder nato, um comandante. O problema é que é um líder que também perde. E perde de forma estrondosa. Isso assusta, não é verdade?

De tudo o que referi acima, Jorge Jesus tem experiência, envolvência e conhecimento suficiente para que eu possa afirmar que a sua continuidade é, de facto, uma grande vantagem para o Benfica. Não sou adivinho, mas, daqui a um ano, se o Benfica for novamente Campeão Nacional, facilmente direi que foi aqui que se começou a ganhar o campeonato.

Pedro Beleza
Pedro Beleza
Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.