O líder da vantagem

paixaovermelha

Com a confirmação de que Jorge Jesus continuará a ser o nosso treinador, convém tentar perceber o que significa, em termos práticos, a permanência do técnico português. Por muito gasta e badalada que esteja a história, há precisamente um ano, depois da época mais triste de toda a existência do Benfica, poucos (muito poucos mesmo) foram os adeptos que defenderam a continuidade de Jorge Jesus. De entre as inúmeras razões que justificavam a saída de JJ, houve uma que foi repetida várias vezes e era unanimemente utilizada por sócios, críticos e até por outros treinadores de futebol: “Jorge Jesus não tem condições para continuar no Benfica”.

Luís Filipe Vieira, loucamente, achou o oposto. O presidente do clube não teve dúvidas e agiu contra os próprios conselheiros do clube. Arriscou e ganhou. Um ano volvido e, digo eu, entre 90% a 95% (se não mais) da nação benfiquista não só deseja como exige a continuidade do técnico. O futebol é isto. Ora se tem tudo, ora não se tem nada.

Para a próxima época, o Benfica parte com o “tudo”: Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Taça da Liga. Mas, mais do que isso, o Benfica avança para a época 2014/2015 com uma clara vantagem sobre os rivais: somos o único dos três grandes que não efetuou uma mudança de treinador.

E isto, caros leitores, é uma vantagem clara, pelo menos a curto prazo. E facilmente entendemos porquê: em agosto, Jorge Jesus terá cinco épocas de Benfica. Marco Silva terá três meses de experiência de Sporting, os mesmos que Lopetegui terá de FC Porto.

Jorge Jesus é um líder por natureza Fonte: dailyrecord.co.uk
Jorge Jesus é um líder por natureza
Fonte: dailyrecord.co.uk

Mas a questão temporal nada significa se não percebermos a sua utilidade prática. Desde a adaptação ao clube, passando pelo conhecimento dos jogadores, pela adaptação da filosofia de jogo e da formação tática, e até aos níveis de interação com os vários departamentos do clube, tudo isto requer uma otimização do treinador e ao treinador. Como é óbvio, existem muitos outros fatores que determinam o sucesso e o insucesso de um técnico de futebol, como ter um plantel equilibrado e altamente competitivo (JJ que o diga). Mas, acredito, a chave de um clube de futebol sempre caminhou paralelamente à competência e qualidade do seu treinador. Não há revolução sem líder. Aliás, aquele outro excelente treinador português que orienta uma equipa de Londres disse, certo dia, que “é preciso ser um verdadeiro líder para se ter êxito no futebol”. Goste-se ou não, JJ já demonstrou que é um líder nato, um comandante. O problema é que é um líder que também perde. E perde de forma estrondosa. Isso assusta, não é verdade?

De tudo o que referi acima, Jorge Jesus tem experiência, envolvência e conhecimento suficiente para que eu possa afirmar que a sua continuidade é, de facto, uma grande vantagem para o Benfica. Não sou adivinho, mas, daqui a um ano, se o Benfica for novamente Campeão Nacional, facilmente direi que foi aqui que se começou a ganhar o campeonato.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Pedro Beleza
Pedro Beleza
Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique e AC Milan vão reunir por Rafael Leão e há 40 milhões de euros a separar os dois clubes

O Bayern Munique está muito interessado em garantir Rafael Leão. O jogador pertence aos quadros do AC Milan.

Lamine Yamal elogia Cristiano Ronaldo e fala da Bola de Ouro: «Para mim é para o melhor jogador do ano»

Lamine Yamal deixou grandes elogios a Cristiano Ronaldo e falou sobre a corrida à próxima edição à Bola de Ouro.

Casa Pia diz adeus a ex-Benfica e posição será reforçada

O Casa Pia não vai continuar com Cauê nos seus quadros. O jogador esteve emprestado por meia época pelo Lommel.

Boca Juniors fecha reforço ao AC Milan por 3,5 milhões de euros a tempo de defrontar Benfica no Mundial de Clubes 2025

O Boca Juniors tem a contratação de Marco Pellegrino fechada. Defesa de 22 anos regressará à América do Sul em definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Matilde Vaz foi a 1ª jogadora a marcar pelo FC Porto e renova contrato

Matilde Vaz renovou contrato com o FC Porto. A jogadora foi a primeira da história a marcar pelos azuis e brancos.

Iván Fresneda quer subir o nível: «O meu próximo objetivo é a seleção de Espanha»

Iván Fresneda acabou por ser um elemento importante para o Sporting na última temporada. O lateral quer chegar à seleção.

Wellington Carvalho renova contrato com o Chaves

Wellington Carvalho vai continuar a vestir a camisola do Chaves. O extremo é mais uma das renovações flavienses.