O Mantorras Mexicano

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Sentia-se pouco mais que uma brisa leve, o sol raiava, e a temperatura era a mais alta do ano. O primeiro cheiro a verão fazia sentir culpado quem não aproveitasse aquele dia, mesmo que não tivesse outra alternativa. A esplanada do café da esquina convidava à estadia. Não podia haver outro sítio onde se pudesse estar sem se sentir remorsos. 0,5€ por um café e a escuta involuntária de conversas alheias eram um preço justo a pagar por qualquer pessoa que já tivesse dobrado a puberdade.

As conversas não variavam muito, incidiam sobre o rescaldo do campeonato, e cada um puxava para o seu lado como é apanágio destas coisas. Fosse de forma delicada ou brusca, tirando ou reforçando o mérito de quem o tinha vencido e apregoando as injustiças de quem os seus clubes tinham sido alvo. Nessa tarde, calhou ser discutido o campeonato que o Benfica vencera, 11 anos depois da última conquista.

Uns substituiam o mérito por sorte, outros reforçavam a justiça do vencedor. Uns diziam que se ganhou sem saber ler nem escrever, outros falavam na sagacidade de Trapattoni, que fez de Bruno Aguiar grande jogador. Uns falavam em vitórias nos últimos minutos, “às três pancadas”, outros na capacidade de sofrimento, na saúde mental. Havia um nome que entrava nesta última discussão. O de Pedro Mantorras.

Jimenez festeja com Rafa Marquez, depois de assistir para o 2-1 contra o Uruguai Fonte: Copa América
Jimenez festeja com Rafa Marquez, depois de assistir para o 2-1 contra o Uruguai
Fonte: Copa América

Em 2004/2005, criou-se o “efeito Mantorras”. A fluidez do jogo do Benfica podia não ser a melhor, as oportunidades completamente anuladas, esgotando qualquer indício de possível alegria. Mas quando o angolano era chamado, a Luz acreditava. O público galvanizava-se, quase salivando por um golo, num efeito parecido ao cão de Pavlov (que salivava, sempre que ouvia um estímulo a que associava uma recompensa), por saber que o sucesso ficaria mais perto quando entrasse o Mantorras. Afinal, das 5 vezes que marcou, 4 delas foram saídas do banco, muitas das quais decisivas para a conquista dos três pontos (como, por exemplo, no marcante 4-3 contra o Marítimo).

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sotiris Silaidopoulos responde ao Bola na Rede: «Quisemos deixar a bola para o Kiwior e não deixar o FC Porto criar pelo seu lado...

Sotiris Silaidopoulos fez a análise ao desaire do Rio Ave frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Há momentos em que o central precisa de tomar essa iniciativa em condução»

Francesco Farioli fez a análise ao triunfo do FC Porto frente ao Rio Ave. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Aston Villa empresta Samuel Iling-Junior ao Bolton

O Aston Villa emprestou Samuel Iling-Junior ao Bolton. Os villains cederam o jovem avançado por uma época, sem cláusula de compra.

PSG oficializa contratação de Mika Godts

O PSG oficializou Mika Godts como reforço para os próximos cinco anos. Os parisienses pagaram 45 milhões ao Ajax pelo internacional belga.

PUB

Mais Artigos Populares

Torino começa a época com uma vitória por 1-0 e segue em frente na Taça de Itália

O Torino começou a temporada 2026/27 com uma vitória de 1-0 frente ao Carrarese, num jogo a contar para a primeira ronda da Taça de Itália.

PSV vence Excelsior e estreia-se a vencer na Eredivisie

O PSV venceu o primeiro jogo da época, frente ao Excelsior, por 2-1 num jogo a contar para a segunda jornada da Eredivisie.

Dínamo Bucareste de Nuno Campos vence dérbi da capital romena

O Dínamo de Bucareste de Nuno Campos venceu o Rapid de Bucareste no dérbi da capital romena e assegurou liderança do campeonato, à condição.