📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Mantorras Mexicano

- Advertisement -

Algum chamaram-lhe sorte, outros talento. Mas o nome de Pedro Mantorras é indissociável a esse campeonato. Entrava, marcava e era um elemento que galvanizava os colegas e o público. Podia até não marcar, mas só o facto de se saber que se podia contar com esse impulso moral já era uma arma poderosa, a que acrescia a sua disponibilidade física, a crença e o espírito de sacríficio que trazia para dentro de campo. São semelhanças a mais com um jogador, também ele camisola 9, que integra o plantel do Benfica. Raúl Jímenez.

Também ele foi decisivo para que o Benfica se sagrasse campeão. No caso, tricampeão, 39 anos depois (3 vezes o número de anos que foi preciso para que o Benfica vencesse o campeoanto de 2005). Foi decisivo em Vila do Conde e em Coimbra, quando o caso estava mal parado para o lado encarnado, com o tempo a fugir e com ele 4 pontos que chegariam para que o campeão fosse outro. Algo a que se agarram os defensores da “corrente de pensamento crítico” que se opõe à justiça do campeão. Terá sido sorte, dizem eles. Foi raça, querer e ambição, respondem-lhes.

A meu ver, podiam apontar exactamente Jímenez como figura ilustrativa desse lema. Jímenez é aquele jogador que vai sempre, que acredita que o outro vai falhar, que não se importa de fazer um sprint até à linha final mesmo que a hipótese de chegar à bola seja mínima. Jímenez entrega-se, de corpo e alma ao jogo. Como Mantorras.

É certo que as comparações terminam aqui, porque, por exemplo, se o 9 actual do Benfica é mais dado à marcação e não se importa com o contacto físico, o antigo era mais fugidio, à procura do drible. Mas a capacidade mental e a forma como ambos encaram cada bola como uma oportunidade, mexendo com as esperanças do público benfiquista, fazem com que sejam perfeitamente comparáveis. Jímenez já se tornou uma espécie de “Mantorras Mexicano”.

Raúl levou isso para fora do contexto clubístico, e há duas madrugadas atrás, entrou no México 1-1 Uruguai. Passados 5 minutos assistia para o 2-1. À beira do fim fechava as contas com outra assistência.

Não terá passado isento, este feito do mexicano. A conversa sobre a justiça do campeão ter-se-á reanimado, incomodando quem está de fora por ver interrompido o seu sossego. Mas o tempo tem valido a pena e os 0,70€ do café são preço justo a pagar pela consciência tranquila de que se aproveitou o dia, tal como Jímenez aproveita cada oportunidade.

Foto de capa: SL Benfica

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto com 2 jogadores em risco de suspensão na Europa League

O FC Porto prepara o duelo contra o Nice para a Europa League. Alberto Costa e Dominik Prpic em risco de suspensão por acumulação de amarelos.

Robert Sánchez não poupa Barcelona depois da goleada do Chelsea: «O Cucurella tem o Lamine Yamal no bolso»

Robert Sánchez falou em zona mista depois da goleada do Chelsea diante do Barcelona. Guarda-redes ironizou equipa catalã.

Portugal vence Japão e está nos quartos de final do Mundial de Futsal Feminino

Portugal está nos quartos de final do Mundial de Futsal Feminino. Seleção nacional venceu o Japão e assegurou o primeiro lugar do grupo.

Benfica assinala regresso de Manu Silva: «De volta aos relvados»

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Manu Silva voltou a somar alguns minutos em campo.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho reencontra-se com Wesley Sneijder e até beijo houve: eis as imagens emocionantes

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. O jogo permitiu a José Mourinho rever Wesley Sneijder.

Carlos Forbs | De descartado a decisivo no Club Brugge

Carlos Forbs não renasceu por magia. Renasceu porque encontrou o sítio certo, o treinador certo e porque nunca deixou de acreditar

Neymar sofre mais uma lesão e não volta a jogar em 2025

Neymar não voltará a jogar em 2025. De acordo com a imprensa brasileira, o criativo brasileiro vai desfalcar o Santos.