📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O pior jogo da vida de Gabriel

- Advertisement -

[tps_header][/tps_header]

Gabriel teve nos Açores uma das piores primeiras partes da sua vida e mesmo com a melhoria na segunda metade, não mais conseguiu livrar-se da carga negativa de passes falhados em catadupa. Como principal municiador do passe longo e como primeiro construtor de jogo, a tendência será sempre estar mais exposto ao erro e ás circunstâncias exteriores que impedem o bom funcionamento da equipa: o relvado não ajudou e o Benfica não existiu. Gabriel estava condicionado.

É ele quem efectua mais passes por jogo, com a média a cifrar-se nos 68 passes e na taxa de acerto na ordem dos 77%, notável para quem tanto arrisca no passe vertical mas ainda assim um decréscimo acentuado face ao último semestre da temporada transacta (84%). Foi assim que se tornou inevitável o seu destaque na equipa desde que chegou Bruno Lage, que o protegeu no seu duplo-pivot e não o obrigou a ocupar espaços tão avançados como o 4-3-3 de Rui Vitória exigia nem a definições apressadas no último terço: é ali atrás, sobre a linha do meio-campo, que o xerife encarnado gosta de se apresentar ao serviço.

Nos Açores, porém, não foi ele quem chegou para trabalhar. Um duplo? Os números não mentem: a média da eficácia de passe desceu para os 67%, com 13 passes falhados só no primeiro tempo. Gabriel, apesar do que ofereceu em termos defensivos (quatro duelos aéreos ganhos e duas intercepções bem sucedidas), não existiu no plano ofensivo e a equipa ressentiu-se. Com a insistência no passe longo e o final previsível, Pizzi foi obrigado a jogar uns metros mais atrás na procura do apoio ao colega, em movimentos que congestionavam toda a manobra da equipa, já que nem Chiquinho nem Almeida conseguiram compensar na profundidade.

Gabriel agradecendo ao concidadão Carlos o golo que desatou um nó que parecia apertadíssimo
Fonte: SL Benfica

Chico Ramos e Rashid, numa exibição de superação, estiveram também competentes no preenchimento dos espaços e acertaram geralmente nos timmings de pressão, retirando ao ataque do Benfica as ligações pelo corredor central e obrigando a equipa a explorar os corredores como solução para todos os males.

A má forma do brasileiro teve em Ponta Delgada o seu clímax. As condições físicas não parecem as ideais e esperamos que seja uma questão de tempo até voltar à normalidade. O jogo em Leipzig pede o melhor Gabriel para que possa existir o melhor Benfica. Exigem-se os três pontos.

 

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Paul Scholes elege pior contratação da história do Manchester United: «Não conseguia dar um chuto numa bola, nunca vi nada assim»

Paul Scholes elegeu o guarda-redes Mark Bosnich como a pior contratação da história do Manchester United.

Deu o triunfo ao Manchester United no Boxing Day e respondeu às críticas de Ruben Amorim: «Nunca é agradável»

Patrick Dorgu foi a estrela do Manchester United na vitória frente ao Newcastle, no Boxing Day. O lateral foi chamado a comentar críticas antigas de Ruben Amorim às suas prestações.

Bis de Jovane Cabral garante triunfo do Estrela da Amadora frente ao Famalicão

O Estrela da Amadora venceu na deslocação ao terreno do Famalicão por 3-2. Encontro referente à 16.ª jornada da Primeira Liga.

Massimiliano Allegri confirma reforço para o AC Milan e assume ausência de Rafael Leão: «Tem uma lesão que o impede de correr»

Massimiliano Allegri utilizou a conferência de imprensa do AC Milan para confirmar que Rafael Leão vai falhar o próximo jogo por lesão. O técnico confirmou também que Niclas Fullkrug é reforço dos rossoneri.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva enaltece vitória do Fulham sobre o West Ham e Nuno Espírito Santo lamenta golo tardio: «tudo de mau nos acontece»

O Fulham de Marco Silva bateu o West Ham de Nuno Espírito Santo na Premier League. Os dois treinadores portugueses reagiram ao desfecho do encontro.

Aston Villa derrota Chelsea em Stamford Bridge e soma 11.ª vitória consecutiva

O Aston Villa venceu o Chelsea em Stamford Bridge por 2-1, no encontro da 18.ª jornada da Premier League. Os villans somam 11 vitórias consecutivas.

Al Ittihad de Sérgio Conceição bate Al Shabab e soma terceira vitória consecutiva

O Al Ittihad recebeu e venceu o Al Shabab por 2-0, na jornada 11 da Liga da Arábia Saudita. Danilo Pereira e Roger Fernandes foram titulares.