O que esperar de Andrea Belotti no Benfica?

- Advertisement -

Corria o ano de 2017 e Andrea Belotti encantava a Europa ao anotar 28 golos e sete assistências pelo Torino. Equipa que, apesar de histórica, não foi além do nono lugar nesse ano. Pior, só mesmo em 2020, quando a principal estrela da equipa, Belotti, apontou 22 golos e três assistências, mas não conseguiu evitar o 16.º lugar da equipa de Turim no campeonato italiano.

Belotti, uma estrela que parecia estar fora da constelação certa, teve em 2022 o movimento que há tanto fazia por merecer e acabou por rumar à AS Roma, na altura orientada por José Mourinho. Uma transferência que se esperava brilhante, mas que se foi mostrando um pouco aquém das expectativas impostas inicialmente.

Depois de 10 golos na Roma seguiu-se um empréstimo à Fiorentina e, com apenas quatro ocasiões felizes na cidade de Florença, o avançado que outrora encantara Itália com golos para dar e vender, viu-se numa perspetiva de redescoberta no projeto do Como 1907. Um projeto jovem e ambicioso, que contava com Belotti para ser uma das figuras experientes do conjunto do norte de Itália, ainda assim, o ícone do Torino encontrou-se novamente numa situação algo infeliz, com apenas dois golos marcados em 19 jogos disputados pelo clube.

Andrea Belotti AS Roma
Fonte: AS Roma

Na presente época, já suplente da equipa treinada por Cesc Fabrégas, e com 31 anos, viu surgir o interesse do Benfica que, surpreendentemente, avançou mesmo para a sua contratação. Nesse sentido, e numa altura em que a transferência já uma realidade na Luz, o que é que se pode esperar de Andrea Belotti no Benfica?

É certamente estranho associar estes dois nomes na mesma frase em pleno 2025, no entanto, se analisarmos bem, podemos tentar compreender melhor a sua junção. Belotti é o típico ponta de lança à moda antiga. Um avançado maioritariamente de área, que finaliza bem com os dois pés, forte fisicamente, forte nos duelos aéreos e inteligente nas zonas próximas da baliza. Não é alguém que se caracterize pela velocidade, muito menos pela técnica ou pelo drible, mas pelas principais características de um típico N.º 9.

A verdade é que há alguns anos, a associação de Belotti com o Benfica seria algo de invejar e de antecipar com grande entusiasmo. Isto porque, com 113 golos em 251 jogos pelo Torino, Belotti tornou-se numa das maiores figuras do clube e da própria liga no melhor período de rendimento. No entanto, nesta altura da carreira, a utilidade de Belotti questiona um pouco a gestão que se poderá fazer do jogador na Luz.

Face ao rendimento recente de Pavlidis, e ao dinheiro investido no avançado grego, a titularidade não é algo que se possa colocar em causa num primeiro momento. Por outro lado, se a contratação do italiano se previa como a substituição de Arthur Cabral no plantel, o brasileiro ainda se mantém à disposição das águias, o que faz com que Bruno Lage tenha neste momento quatro avançados, com Amdouni incluído.

Benfica Bruno Lage e Carreras
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Tendo em conta que o sistema tático utilizado pelas águias conta apenas com um homem na frente, o tempo de jogo restante dos três avançados que não são titulares vai ser repartido algo escasso. Se por um lado a eficácia já não é a palavra de ordem para descrever Belotti, a falta de tempo de jogo certamente não facilitará esse processo. O cenário não parece favorável para o italiano neste momento.

Não se deve esperar que Belotti venha resolver os eventuais problemas no ataque do Benfica, nem se deve, muito menos, esperar que dadas as circunstâncias, Belotti venha a ser outro Jonas. É um cenário utópico, dificilmente concretizável, e que apenas coloca no jogador mais um pano de pressão e até ilusão.

Belotti chega ao Benfica em mais uma tentativa de se redescobrir e de relançar novamente a carreira como jogador. O italiano não chega pelo que fez nas últimas épocas, mas sim pelo que fez anteriormente. Caso consiga encontrar o seu melhor futebol, Belotti será uma grande mais-valia para o Benfica e poderá acabar mesmo por ficar em definitivo. Caso contrário, Belotti juntar-se-á à lista de esperanças que o Benfica tentou renascer em vão.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Já passou pelo FC Porto e está muito perto de assinar com o PAOK

Jorge Sánchez está muito perto de assinar com o PAOK, deixando o Cruz Azul. O lateral já passou pelos quadros do FC Porto.

Presente e futuro: Paris FC fecha as contratações de Ciro Immobile e Rudy Matondo

O experiente avançado, Ciro Immobile, e o jovem de apenas 17 anos, Rudy Matondo, foram anunciados como reforços do Paris FC.

AVS SAD com regresso importante para o encontro frente ao Sporting

O AVS SAD vai enfrentar o Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal. Cristian Devenish pode entrar nos planos de João Henriques.

José Mourinho travou saída de jogador do Benfica rumo ao Mallorca

José Mourinho impediu a saída de Andreas Schjelderup no final do mercado. O extremo esteve muito perto de assinar com o Mallorca.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona quer que Camp Nou seja a sede da final da Champions League em 2029

O Barcelona quer que o Camp Nou seja o estádio escolhido para sediar a final da Champions League da temporada 2028/29.

Youth League: eis os resultados desta terça-feira

Realizaram-se alguns jogos do playoff de acesso aos oitavos de final da Youth League durante esta terça-feira.

Sporting cede jovem defesa-central ao Real Valladolid

O Real Valladolid garantiu o empréstimo de Duarte Correia com opção de compra. O defesa-central de 18 anos fazia parte dos sub-19 do Sporting.