O verdadeiro artista

sl benfica cabeçalho 1

Andámos décadas a receber dádivas de José Saramago – nunca suficientes por mais que fossem –, obras de arte imensas e intemporais, produzidas, segundo o próprio, como quem pinta uma parede, para agora ouvir pintores de parede afirmarem que produzem algo parecido a uma obra de arte. Neste caso, imensa e intemporal só a falta de noção do ridículo. A arte, a magia, ou qualquer outro termo figurativo do género aplicado ao futebol, exige sempre bola no pé, acontece no interior das quatro linhas; cá fora, simples bastidor para figurantes, a conversa é outra, existe prazo de validade, e quem define se estamos nos oito, nos oitenta ou nos oitenta e oito são somente os resultados.

Existe, no entanto, um actor secundário que, por estes dias, tem feito por merecer as luzes do palco principal: Rui Vitória. O treinador do Benfica, tricampeão, recordista de pontos no campeonato (oitenta e oito), é o principal responsável pela sequência de resultados positivos que valem a liderança no campeonato à 6.ª jornada. Rui Vitória tem sido bem mais que um pintor de paredes, mas uma equipa completa de construção civil – do engenheiro ao servente –, capaz de manter de pé uma casa a necessitar de remendos urgentes, com bons alicerces, é certo, mas ainda de paredes tortas e telhado a descoberto. Perante as dificuldades, Rui Vitória tem encontrado soluções, algumas delas bem originais, engenhosas e corajosas, sem nunca abdicar, todavia, do registo elevado que o caracteriza como treinador e como homem.

Os encarnados têm resistido com sucesso à onda de lesões do plantel Fonte: SL Benfica
Os encarnados têm resistido com sucesso à onda de lesões do plantel
Fonte: SL Benfica

A sua gestão passa por unir o plantel, dar-lhe moderadas doses de tranquilidade e confiança, capacitá-lo de todas as dificuldades, e, muito mais importante, consciencializar todo o grupo daquilo que, neste momento, ela pode verdadeiramente ser – o suficiente que tem de ser –, sem falsas pretensões, usando e abusando do pragmatismo com que se fazem (e mantêm) os campeões. O edifício tem fissuras, mas antes de concluída a requalificação, antes do “onze” ideal surgir à tona, é indispensável vê-lo suportar mais uma ou outra sacudidela – Rui Vitória trabalha nisso, sem lamentos, com eficácia, aguardando pacientemente pelas ferramentas indispensáveis que permitirão a qualidade da habitação.

O Benfica chega ao lugar que lhe pertence, numa fase algo surpreendente, não só pelo flagelo das lesões (que, semanalmente, afasta do jogo parte significativa da equipa titula), mas também pelo fulgor patenteado pelo seu principal concorrente – comprovado, sobretudo, no jogo de Madrid. Como tal, a naturalidade da ocorrência – feita tanto de mérito próprio, como de demérito alheio (e não é esta a fórmula habitual?) –, permite-nos, por esta altura, reforçar a confiança num novo desfecho positivo. A toada denota assertividade; e a margem para fazer mais e melhor é praticamente uma certeza, embora, por agora, seja impossível de calcular – a recuperação de jogadores como Jonas, Jardel, Samaris ou Raúl Jiéenez, bem como a evolução física e táctica de outros, permitirá, certamente, alavancar o nível exibicional da equipa, garantindo as condições necessárias para alcançar os objectivos desta temporada.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Protestos de apoio à Palestina marcam a Vuelta 2025 e colocam etapa final em risco: «Terão certamente a nossa oposição»

A Vuelta 2025 está a ser marcada por várias manifestações de apoio à Palestina que impediram o final de duas etapas. Percurso final em ameaças sérias.

Benfica inicia participação na Liga de Futsal com vitória difícil em Braga

Depois da desilusão na Supertaça, o Benfica respondeu na Liga. Vitória complicada diante do Braga na estreia na prova terminou com um 2-1 no marcador.

Angola vence Maurícias e continua a ter matemática para rumar ao Mundial 2026: eis os resultados do dia na qualificação africana

Angola continua a poder alcançar o Mundial 2026. Vitória sobre as Maurícias e derrota dos Camarões mantém calculadora ligada para chegar à prova.

Noruega marca 11, Inglaterra marca 5 e França passa dificuldades: todos os resultados do dia na qualificação europeia para o Mundial 2026

Muitos resultados de destaque na qualificação europeia para o Mundial 2026. Nota de relevo para as vitórias da Noruega, Inglaterra e França.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas interessado em alvo falhado pelo Sporting neste mercado

O Besiktas está interessado no avançado de 20 anos do Ajax, Mika Godts. Os alvinegros fizeram progressos nas negociações com o jogador.

Endrick em risco no Real Madrid e na corrida para o Mundial 2026: eis os motivos

O jovem avançado continua afastado dos relvados devido a lesão e só deverá regressar em outubro. Convocatória para o Mundial de 2026 em risco.

Ruben Amorim criticado por desperdiçar talento no Manchester United: «É um jogador de futebol brilhante e um ser humano brilhante»

O treinador Tony Mowbray teceu duras críticas à forma como Ruben Amorim tem utilizado Amad Diallo. Extremo representa o Manchester United.