Olheiro BnR | Sidny Lopes Cabral

- Advertisement -

Sidny Lopes Cabral é reforço do Benfica no próximo mercado de janeiro, num negócio que, segundo noticiado, ultrapassa os seis milhões de euros, com o Estrela da Amadora a reter uma percentagem do passe do jogador.

Esta é então a primeira contratação da era José Mourinho e corresponde a um perfil que talvez não seja único no plantel, mas que é importante pela sua polivalência e pelo leque de opções que dá ao treinador encarnado.

Enquanto atleta, considero um perfil que, embora não seja único, fazia falta ao plantel do Benfica. Digo que não é único porque encontro algumas parecenças entre Lopes Cabral e Dedic: ambos os jogadores jogam bem com os dois pés (o que lhes permite também jogar mais do que uma posição no campo) e têm a condução progressiva enquanto ponto forte.

Sidny Lopes Cabral Benfica
Fonte: Benfica

Quanto a Sidny Lopes Cabral, é um jogador polivalente, que pode jogar tanto defesa, ala e médio tanto pelo lado esquerdo (preferencial), como pelo lado direito. É um jogador possante, bastante veloz e que trabalha bem com ambos os pés. Não sendo brilhante tecnicamente, é capaz de passar pelos seus adversários através do poderio físico, nomeadamente pela velocidade.

Ainda que o principal destaque do jogador sejam os seus atributos físicos e a capacidade como consegue percorrer vários metros em condução e desequilibrar dessa forma, vale frisar que o faz tanto pelo corredor, como pela penetração de espaços interiores, auferindo-lhe (e à sua equipa) polivalência tática e criando instabilidade no adversário.

Sidny Cabral Estrela da Amadora
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Por isso, é um jogador com alguma chegada à área adversária e que se consegue intrometer em zonas de finalização, estando também confortável em disparar de meia distância. É também por isso que é o melhor marcador do Estrela da Amadora, até ao momento. Ainda, é um bom batedor de bolas paradas, fator importante para desbloquear resultados na liga portuguesa.

Nesta perspetiva, a comparação com Dedic é justificada, pelo menos do ponto de vista ofensivo. Também o bósnio é um desequilibrador ao nível da condução progressiva e está confortável a invadir tanto espaços interiores, como exteriores, e a chegar ao último terço. Distam, eventualmente, em recursos técnicos ao nível de 1×1 e a nível físico.

Não obstante, Lopes Cabral é um jogador que ainda tem aspetos a melhorar do ponto de vista defensivo. Tem algumas dificuldades ao nível da colocação de apoios, o que o faz ser lento a reagir, ou a não estar preparado para reagir, em situações de 1×1 defensivo – ainda comparando com Dedic, o bósnio talvez tenha melhor 1×1 defensivo, mas Lopes Cabral tem uma melhor perceção da ocupação de espaços.

Sidny Cabral Estrela da Amadora
Fonte: Ana Beles / Bola na Rede

Em suma, Sidny Lopes Cabral não acrescenta nada ao plantel encarnado do ponto de vista defensivo: não será um melhor defensor do que Dahl e acaba por ser igual a Dedic ou Bah. Por outro lado, traz a propensão ofensiva de Dedic para o corredor oposto e uma polivalência (ainda por falar) que não se encontra nos alas encarnados já existentes no plantel.

Em última análise, não creio que o sistema de José Mourinho mude apenas e só pela presença de Lopes Cabral: também Dahl e Dedic parecem mais alas do que defesas e não é por isso que o Benfica joga em sistemas de três centrais. Creio, ainda, que o lugar de Dahl não é assim tão fácil de roubar pelo percurso que o sueco está a fazer no Benfica (jogo na Pedreira enquanto exceção) e pelas garantias que dá ao jogo – não sendo brilhante, é mais um cérebro em campo. É possível que a polivalência de Sidny Lopes Cabral seja aproveitada e que vejamos o cabo-verdiano a jogar muitas vezes a extremo, talvez até ao mesmo tempo que Dahl está em campo.

Mesmo apresentando dificuldades defensivas, Sidny Lopes Cabral vale bastante pelo que faz com bola e pelo dinamismo físico e tático que traz a qualquer equipa que representa. O seu percurso e como isso conjugará com o projeto de Cabo Verde é definitivamente um tópico a ter em conta em 2026.

Rui Gonçalves
Rui Gonçalves
Licenciado em Sociologia, o Rui Gonçalves aborda o futebol dentro e fora das quatro linhas. Através de um olhar crítico, escreve sobre tática, gestão desportiva e os seus impactos individuais e sociais.

Subscreve!

Artigos Populares

Já há previsão para o regresso de Fotis Ioannidis no Sporting

Fotis Ioannidis está a finalizar a recuperação da lesão. Avançado do Sporting já deve ser opção para o embate contra o CD Nacional no domingo.

Braga realizou a gala dos 105 anos: eis os vencedores dos prémios da Legião de Ouro

O Braga realizou a gala referente aos 105 anos do clube. O emblema minhoto divulgou os vencedores e António Salvador discursou no final.

Anísio Cabral e a estreia a marcar pelo Benfica: «Foi uma das melhores sensações da minha vida»

Após marcar na sua estreia pela equipa principal do Benfica, Anísio Cabral fez uma publicação nas suas redes sociais na qual refletiu sobre o momento.

Nápoles está interessado em Alisson Santos e enfrenta valorização do Sporting: eis as novidades do negócio

O Nápoles vai voltar a reunir-se com o Sporting esta terça-feira. Objetivo do conjunto italiano passa por fechar a contratação de Alisson Santos.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid divulga lista de convocados para o jogo com o Benfica na Champions League

O Real Madrid revelou a lista de convocados para o encontro frente ao Benfica, da última jornada da fase da liga da Champions League.

Biel tem o futuro definido e vai voltar a ser emprestado pelo Sporting

Biel vai ser emprestado pelo Sporting ao Al Shabab. Extremo brasileiro vai prosseguir a carreira na Arábia Saudita.

Histórico: Francesco Farioli é o primeiro treinador do FC Porto a vencer 18 dos primeiros 19 jogos na Primeira Liga

Com a vitória em casa frente ao Gil Vicente, Francesco Farioli tornou-se o primeiro treinador na história do FC Porto a vencer 18 dos primeiros 19 jogos na liga.