Os 3 melhores treinadores estrangeiros da história do SL Benfica

1. Béla Guttmann

Os mais jovens depressa o reconhecem pela maldição do que propriamente pelos títulos que conquistou ao serviço das águias. A verdade é que não foi dos treinadores mais titulados, mas isso não lhe tira o merecido primeiro lugar do pódio.

O húngaro chegou ao SL Benfica em 1959, onde esteve até 1962. Nessas épocas, comandou a equipa encarnada em 124 jogos, tendo vencido 89, empatado 20, perdido 15, marcado 402 e sofrido 144.

Béla Guttmann conquistou dois campeonatos (1959-60 e 1960-61) pelas águias. No entanto, as verdadeiras conquistas, que são as que merecem maior ressalva, aconteceram em 1960-61 e 1961-62, a nível internacional. Por esta altura já todos devem saber do que falo – as duas conquistas da Taça dos Clubes Campeões Europeus.

A 31 de maio de 1961, o SL Benfica impôs o seu poderio na Europa e no mundo, depois de ter derrotado o FC Barcelona por 3-2. No ano seguinte, a 2 de maio de 1962, a história repetiu-se, desta vez frente ao Real Madrid CF (5-3). Estava assim conseguido o primeiro bicampeonato europeu de uma equipa portuguesa.

Até ao momento, foi o único treinador a conseguir estes feitos e, por isso mesmo, ninguém merece tanto ocupar este lugar como Béla Guttmann. Aliás, o húngaro até teve direito a uma estátua nas instalações do clube, tal como Eusébio (outra lenda do SL Benfica).

Inês Cunha
Inês Cunhahttp://www.bolanarede.pt
A Inês é uma jovem que estuda Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social. Gosta de ver futebol e de comentar os jogos com os amigos. Está sempre pronta a discutir os lances dos jogos e as prestações dos jogadores. É adepta do SL Benfica desde que se lembra. Para ela o futebol é o desporto rei e uma das suas paixões.

Subscreve!

Artigos Populares

Jimmy Floyd Hasselbaink compara Ruben Amorim a Jurgen Klopp e Mikel Arteta: «Flexibilidade é a chave»

Jimmy Floyd comentou sobre Ruben Amorim não ser flexível com o modelo de jogo. O antigo jogador ainda questionou a continuidade do português.

Adeptos do FC Porto podem estar descansados: Victor Froholdt não pode deixar o Dragão em janeiro

Victor Froholdt terá que continuar a representar o FC Porto até ao final da temporada. O jogador não se poderá transferir em 2025/26.

Futsal: Eis os convocados de Portugal para defrontar a Letónia

Portugal irá disputar dois jogos particulares frente à Letónia para preparar o Europeu de 2026. A fase final será sorteada a 24 de outubro.

UEFA e Netflix negoceiam acordo para a transmissão da Champions League

A Netflix negocia com a UEFA os direitos da Champions League. O organismo europeu pretende lucrar 5 mil milhões de euros por ano com transmissões.

PUB

Mais Artigos Populares

Maísa Correia renova com o Sporting até 2028

Maísa Correia prolongou o seu vínculo com o Sporting até 2028. A jovem jogadora mostrou-se muito feliz e com confiança recebida.

Futsal Feminino: Portugal empata com a Espanha no segundo duelo ibérico

Portugal empatou com a Espanha por 3-3 no segundo encontro dos dois jogos frente à seleção vizinha. Os duelos Ibéricos contaram para a preparação do Mundial.

Sporting olha para o futuro: duas jovens promessas preparam-se para renovar

O Sporting quer renovar com algumas das suas jovens promessas. Diego Callai e Salvador Blopa vão receber em breve propostas.