Óscar Cardozo: o cântico que nunca morrerá

- Advertisement -

paixaovermelha

Há cânticos que nunca morrem. Um desses, eternos, que a minha memória preservará fielmente, pertence a Óscar “Tacuara” Cardozo. Quantas vezes não ouvimos o eclodir do cântico “tenham cuidado… ele é perigoso…” no topo sul do Estádio da Luz?! Cachecóis ao alto, sorriso de este a oeste ou abraço ao desconhecido do lado, todos nós sabemos o que aquele cântico significa: golos. Muitos golos. No total, foram 172 golos em 295 jogos. Um puro goleador. Um verdadeiro ponta-de-lança. Um homem de sentido único: a baliza.

Há cerca de sete anos atrás, no verão de 2007, proveniente do Newell’s Old Boys, Cardozo era apresentado como jogador do Sport Lisboa e Benfica. No ainda curto verão, os benfiquistas estavam longe de imaginar que chegara à Luz um dos melhores avançados da história do clube encarnado. Sete anos passaram e as opiniões nunca foram unânimes: há quem endeuse, em Cardozo, a capacidade inata para marcar golos e há quem critique o estilo lento e preguiçoso do avançado.

Cardozo deixa um legado no Benfica: é o melhor marcador estrangeiro de sempre  Fonte: zimbio.com
Cardozo deixa um legado no Benfica: é o melhor marcador estrangeiro de sempre
Fonte: zimbio.com

Unânime é apenas o amor pelo cântico que tantas vezes nos fez saltar. Ao fim de sete temporadas, Tacuara deixa uma casa que lhe é sua por direito e parte para a Turquia. Leva consigo dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e cinco Taças da Liga. Pelo meio, conquistou ainda o prémio de melhor marcador da Liga Portuguesa em 2009/2010 e 2011/2012 e superou Mats Magnusson na liderança da tabela dos melhores marcadores estrangeiros da história do Benfica. O Tacuara fez história. A história retribuiu com glória.

Ontem, na hora da comovente despedida, Cardozo afirmou que estava “muito agradecido a este clube”. Não, Óscar. Nós é que te agradecemos. Tu luziste. Foste enorme e fizeste de nós gigantes. Tornaste-te numa lenda viva do Benfica e assinaste, com letras de ouro, o teu nome junto dos deuses do olimpo encarnado.

Há cânticos que nunca morrem. No meu onze, Óscar “Benfica” Cardozo, serás saudade, lenda, imortal.

Pedro Beleza
Pedro Beleza
Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bednarek comenta estreia de Pietuszewski na Seleção e diz: «Em breve, as pessoas ficarão curiosas para saber o que Oskar come ao pequeno-almoço»

Jan Bednarek comentou a estreia de Oskar Pietuszewski, jovem de 17 anos do FC Porto, na Seleção A da Polónia. Lê as declarações do defesa.

Jan Bednarek após vitória da Polónia: «Cometi um erro simples, mas, felizmente, mostrámos que somos uma equipa»

Jan Bednarek abordou o erro cometido que deu golo da Albânia frente à Polónia. Defesa-central comentou ainda estreia de Oskar Pietuszewski.

Sub-21: Portugal não facilita e goleia Azerbaijão

Portugal foi ao Azerbaijão vencer por quatro bolas a zero, num encontro da qualificação para o Euro Sub-21.

Já se conhece a data e hora da final da Champions League e UEFA confirma surpresa

A final da Champions League está oficialmente marcada para as 17 horas do dia 30 de maio. O jogo disputa-se na Hungria.

PUB

Mais Artigos Populares

Amar Dedic afirma não estar lesionado e descansa adeptos do Benfica

Amar Dedic saiu durante o prolongamento do encontro entre a Bósnia e Herzegovina e o País de Gales, mas não está lesionado.

Árbitro apita para o intervalo do Azerbaijão x Portugal antes dos 45′

Portugal está na Europa de Leste a enfrentar o Azerbaijão, num encontro da qualificação para o Euro Sub-21.

Atenção, Sporting: UEFA divulga datas para as meias-finais da Champions League

O Sporting está nos quartos de final da Champions League, onde vai enfrentar o Arsenal, emblema que tem Viktor Gyokeres no seu plantel.