📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Karel Poborsky

- Advertisement -

Karel Poborsky, uma luz no meio da escuridão?

No dia 23 de Junho de 1996, Portugal e República Checa defrontaram-se nos quartos-de-final do Europeu de Futebol que se realizou em Inglaterra.

Num jogo bastante disputado e com incerteza de quem iria passar à fase seguinte, eis que ao minuto 53 um jovem checo de 24 anos desconhecido para a maioria dos portugueses, “tirou um coelho da cartola” e marcou o único golo da partida, carimbando a passagem da sua seleção às meias-finais da prova, onde viria a ser finalista vencida.

Falamos, claro está, de Karel Poborsky, jogador nascido na cidade de Jindrichuv Hradec. A boa prestação individual no Euro ’96 e o tal golo marcado a Portugal fizeram a sua cotação subir em flecha, o que despertou de imediato a atenção dos “tubarões” europeus.

Ironia ou não, o que é certo é que Poborksy não saiu mais de Inglaterra, pois o Manchester United FC não perdeu tempo e contratou o extremo direito. Nos Red Devils nunca se afirmou em definitivo, até porque tinha um tal de David Beckham como concorrente direto na sua posição.

Ainda fez a primeira época completa, mas na seguinte (1997/1998) saiu no mercado de Inverno e foi neste período que entrou o SL Benfica. Contratado pelo clube da Luz na altura pelo Presidente João Vale e Azevedo, a transferência do jogador checo iria dar muito que falar anos mais tarde pelos piores motivos devido aos valores envolvidos no negócio com o clube inglês.

A estreia de Karel Poborsky com a camisola do SL Benfica aconteceu no dia três de janeiro de 1998 e logo num clássico sempre escaldante frente ao FC Porto, no então Estádio das Antas.

O FC Porto venceu a partida mas o jogador checo deixou boas indicações, o que lhe valeu a titularidade para o que restava da temporada. Poborsky era um extremo direito de características muito ofensivas, com uma capacidade técnica acima da média, gostava de atuar junto à linha e a velocidade era o seu maior trunfo.

A boa segunda volta da turma encarnada no Campeonato Nacional, na altura orientada pelo treinador escocês Graeme Souness, em muito se deveu ao futebolista checo, embora o “menino bonito” da Luz continuasse a ser João Vieira Pinto.

Fez 23 jogos e apontou cinco golos, dois dos quais na goleada (1-4) frente ao Sporting CP no antigo Estádio José de Alvalade e na vitória caseira (3-0) diante do FC Porto já campeão. Mas a melhor época de Poborsky no SL Benfica foi, sem dúvida, a de 1998/1999, tendo feito o gosto ao pé por seis vezes e assistido os seus companheiros para golo em 11 ocasiões.

Novembro de 1998 foi mesmo o seu mês mágico, com o primeiro momento de magia a acontecer no dia 15 desse mês, no duelo com o SC Braga em jogo da 11.ª jornada do campeonato.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.