O Passado Também Chuta: Karel Poborsky

Aos 33 minutos, o espírito de Diego Maradona invadiu o antigo Estádio da Luz e entrou no corpo de Poborsky, que pegou na bola na defesa encarnada, tirou todos os adversários que encontrou pelo caminho e só parou dentro da grande área bracarense para rematar com êxito.

Um golo soberbo que, de certeza, ele e todos os benfiquistas nunca mais irão esquecer. Dez dias depois, num encontro a contar para fase de grupos da Liga dos Campeões, o SL Benfica derrotou em casa os alemães do Kaiserslautern por 2-1.

Poborsky não marcou, mas ofereceu os golos a Nuno Gomes e João Pinto em dois lances de pura classe do checo maravilha. Haveria ainda de marcar novamente ao Sporting CP no empate a três na última jornada do campeonato.

Foi, de facto, uma grande temporada a nível individual para o extremo direito, mas o SL Benfica não atingiu (mais uma vez) o seu objetivo principal que era ser campeão nacional, acabando por ficar em terceiro lugar.

Na época seguinte houve uma revolução no comando técnico dos encarnados, com o alemão Jupp Heynckes a ser contratado para suceder a Graeme Souness que havia sido despedido nas últimas jornadas do campeonato anterior.

Com o novo treinador, Poborsky também realizou a maior parte dos encontros mas baixou um pouco a sua produtividade com menos golos e menos assistências. O SL Benfica voltou a ficar em terceiro lugar no campeonato e o jogador checo ficou ainda ligado à pior derrota sofrida pelo clube (7-0) nas competições europeias no célebre pesadelo de Vigo.

Com a chegada da época 2000/2001, chegou também o último ano de contrato de Poborsky, que não quis renovar com as águias.

Com o SL Benfica a precisar urgentemente de fazer dinheiro face à crise financeira que já se vinha a arrastar há vários anos, a vontade do clube era vender o jogador antes do contrato terminar para não sair prejudicado no negócio.

Ainda participou em 17 jogos, mas no início de 2001, a Lazio de Roma acenou com 300 mil contos (valor na altura) e levou o jogador checo.

Esteve na Lazio época e meia e regressou ao seu país natal para ingressar no Sparta Praga. Em 2004 ainda regressou a Portugal mas para disputar o último Europeu pela sua seleção. Terminou a carreira de futebolista em 2007 com as cores do Ceske Budejovice.

Pese embora a importância que tinha no SL Benfica, Poborsky chegou, por vezes, a ser um jogador algo irregular, oscilando no rendimento das suas exibições entre o bom e o razoável.

Fez 112 jogos pelo emblema encarnado e marcou 17 golos. Saiu sem ter vencido qualquer título, mas ainda hoje continua a ser um ídolo dos adeptos encarnados que o viram jogar, pelos vários momentos de magia que proporcionou ao longo dos três anos que passou na Luz.

Artigo redigido por Rui Maria

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim | E se correr mal?

De um conto de fadas em Alvalade para um inferno em Old Traford. Assim vai a vida de Ruben Amorim por terras inglesas

Entre a garra e o erro | Nápoles 2-1 Sporting

Rui Borges não esteve feliz na escolha inicial: Geny Catamo à esquerda nunca se justificou quando Alisson pedia minutos

Derrotar trevos para mudar a sorte | Celtic x Braga

O Celtic recebe o Sporting de Braga em Glasgow, num dos jogos mais aguardados da segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa

Manchester City avança com 120 milhões de euros por internacional português

O Manchester City quer contratar João Neves. Cityzens avançam com 120 milhões de euros pelo médio internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges elogia jogador do Sporting: «É diferenciado e único no que dá à equipa»

Rui Borges analisou o duelo da segunda jornada da prova. Em Itália, o Sporting defrontou o Nápoles na Champions League.

Gonçalo Ramos marca ao cair do pano e dá vitória ao PSG em casa do Barcelona: eis os resultados do dia na Champions League

O PSG conseguiu dar a volta ao marcador e venceu o Barcelona. Gonçalo Ramos foi herói na Catalunha com o golo da vitória.

Antonio Conte relembra alerta após vitória sobre o Sporting: «Estamos numa situação de emergência»

Antonio Conte analisou o duelo da segunda jornada da prova. Em Itália, o Sporting defrontou o Nápoles na Champions League.