Penafiel 0-3 Benfica: Só os três pontos

- Advertisement -

benficaabenfica
Três: o número de jogadores que hoje jogaram em Penafiel e faziam parte do (soberbo) onze base que conduziu o Benfica ao triplete. Entre saídas definitivas, muitas lesões e castigos, apenas Maxi, Gaitán e Lima constituíam primeiras opções há seis meses atrás. É à luz destes factos concretos que devemos analisar este jogo em concreto e a temporada no geral.

Ainda a sacudir a poeira da venda de Enzo Pérez, foi Talisca o escolhido para fazer companhia a Cristante no miolo do terreno. De resto, apenas a chamada de Lisandro para fazer dupla com o Jardel constituiu surpresa no onze inicial. Sendo certo que a qualidade de jogo e jogadores do Penafiel deixam muitíssimo a desejar, também é verdade que as deslocações do Benfica ao norte, por norma, não costumam ser fáceis. E foi essa a tendência que se confirmou nos primeiros 45 minutos de jogo. Total apatia, fio de jogo a roçar o zero e boas ideias idem: assim se poderia resumir o jogo encarnado até ao intervalo. Apesar da maior posse de bola face a um Penafiel remetido à postura defensiva, o Benfica raramente conseguiu criar perigo até surgir o primeiro golo. Apenas uma desatenção do guarda-redes penafidelense, Coelho, que Jonas não aproveitou, deu a mínima miragem de golo benfiquista. Até surgir Gaitán que, com um passe soberbo, desmarcou Lima na área para este oferecer o golo fácil de encostar a Talisca. Nono golo no campeonato para o ex-Bahia. Até ao intervalo, só Gaitán – quem mais? – voltou a aproximar o Benfica do golo, com um bonito remate em arco de fora da área a passar por cima da baliza de Coelho.

Talisca festeja mais um golo Fonte: Facebook Benfica
Talisca festeja mais um golo
Fonte: Facebook oficial do Sport Lisboa e Benfica

No início do segundo tempo, foi a equipa de Rui Quinta a surgir com mais qualidade e vontade de tentar inverter o quadro. Chegou mesmo ao golo através de um cabeceamento de Rabiola, que foi bem invalidado por fora-de-jogo. A partir daí, não há mais nada a acrescentar ao Penafiel em termos ofensivos, já que a expulsão de Tony à hora de jogo deitou quaisquer esperanças que existissem. A coisa estava, então, controlada para a equipa de Jorge Jesus, mas o descanso só chegaria com o 0-2 do peito de Jonas, após assistência de Maxi na linha de cabeceira. O jogo estava totalmente resolvido e entregue a um Benfica que, sem deslumbrar, acabou por chegar ao terceiro golo, num bom cabeceamento de Jardel a responder a um canto de Gaitán.

Não há memória de tão fraca qualidade de jogo no Benfica de Jorge Jesus. É, de longe, a época em que a nota artística está morta e enterrada e vale o pragmatismo e o trabalho de cinco anos em cima da equipa. As ideias, embora nem sempre bem aplicadas, já estão vincadas e valem o conforto dos seis pontos de vantagem para o rival na luta pelo título. Mais uma vez, Jorge Jesus está a provar o porquê de o Benfica precisar mais dele do que vice-versa. Há seis meses, dispunha de Oblak, Garay, Siqueira, Markovic, Enzo Pérez e Rodrigo. A acrescentar a estes titulares absolutos, André Gomes e Cardozo. E o que tem hoje? Nenhum. No entanto, contra factos nunca haverá argumentos e as 13 vitórias em 15 jogos são a forma que o melhor treinador do campeonato português tem para responder.

A figura:

Os três pontos – Numa partida com tão pouca qualidade e nenhuma nota artísica, o resultado é a melhor coisa que o Benfica pode tirar.

O fora de jogo:

Ola John – mais uma partida exasperante do jovem holandês. É caso para dizer: pode mas não quer mais.

Foto de capa: Facebook Benfica

Francisco Vaz de Miranda
Francisco Vaz de Miranda
Apoia o Sport Lisboa e Benfica (nunca o Benfas ou derivados) e, dos últimos 125 jogos na Luz, deve ter estado em 150. Kelvin ou Ivanovic não são suficientes para beliscar o seu fervor benfiquista.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Enrique Riquelme confirma que já tem treinador e diretor-desportivo para o seu projeto no Real Madrid: «Fechámos o treinador antes de anunciar a candidatura»

Enrique Riquelme continua a dar entrevistas em Espanha. O candidato opositor de Florentino Pérez garantiu que já tem fechado treinador para o Real Madrid.

Marco Silva vem a Lisboa nesta quarta-feira e quer definir o futuro em breve

Marco Silva vai estar em Lisboa nesta quarta-feira. O técnico português vai definir em breve o seu futuro, numa altura em que tem proposta de renovação do Fulham e interesse do Benfica.

Anatoliy Trubin pode deixar o Benfica e reencontrar antigo treinador na Premier League

O futuro de Anatoliy Trubin está em avaliação. O guarda-redes ucraniano do Benfica pode deixar as águias e rumar ao Tottenham, da Premier League.

Morten Hjulmand incluído no Onze do Ano da Liga Portugal

O capitão do Sporting Morten Hjulmand junta-se a Rodrigo Zalazar no meio-campo do Onze do Ano da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Roland Garros: Jaime Faria conquista vitória épica e segue para a próxima fase

Jaime Faria venceu Denis Shapovalov e avançou para a segunda ronda de Roland Garros, onde vai enfrentar Jan-Lennard Struff.

Rogério Matias deixa o Vitória SC depois de quatro anos

Rogério Matias despediu-se do Vitória SC de «coração cheio» e destacou o orgulho por ter feito parte de um período histórico do clube.

Final da Conference League: A verdadeira Liga Europeia de clubes | Crystal Palace x Rayo Vallecano

Dia de final entre Rayo Vallecano e Crystal Palace na Conference League. Quando Liam Rosenior trocou o Estrasburgo pelo Chelsea, no princípio do ano civil, acabava de deixar os franceses no topo da fase de liga.