Península Ibérica focada no ‘caneco’ da Liga das Nações | Portugal x Espanha

Liga das Nações, final: domingo, 8 de junho de 2025, 20h00

A ANTEVISÃO: PORTUGAL E ESPANHA APONTAM BATERIAS À CONQUISTA DA COMPETIÇÃO PELA SEGUNDA VEZ

276 dias após a jornada inaugural da quarta edição da Liga das Nações eis que esta caminha oficialmente para o seu final. Com as meias-finais já disputadas, Espanha e Portugal levaram a melhor perante os seus adversários, França e Alemanha, respetivamente, pelo que têm encontro marcado para este domingo, em Munique, naquela que será a segunda conquista da competição para cada uma das seleções, em caso de triunfo.

A Seleção Portuguesa, atualmente liderada por Roberto Martínez, foi protagonista de uma caminhada competente – venceu por quatro ocasiões na fase de grupos e eliminou as turmas da Dinamarca e Alemanha e encontra-se agora totalmente focada em conquistar um título. Com alguns nomes atualmente na ribalta do futebol – como Nuno Mendes, João Neves e Vitinha, estas poderão ser as armas lusas para atacar a conquista da Liga das Nações e quebrar o jejum que assola a turma das quinas desde 2019.

Do lado espanhol vivem-se tempos de ouro. Vencedores do Campeonato da Europa de 2024 e da última edição da Liga das Nações, disputada em 2023, a turma de Luis de La Bosque pratica um futebol perfumado, com inúmeros craques à mistura. Inevitavelmente o destaque principal vai para Lamine Yamal, mas a equipa da Espanha aufere de uma enorme qualidade coletiva. De relembrar que, nas meias-finais, os espanhóis deixaram pelo caminho a França, numa partida marcada por muitos golos (5-4).

Assim sendo, avizinha-se um jogo onde a qualidade reinará, parte a parte. A experiência de Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes com a magia de outros craques já mencionados, bem como o carácter explosivo de Francisco Conceição, poderão ser peças para que o puzzle da segunda conquista da Liga das Nações ganhe forma, nunca esquecendo o talento geracional que a atual Seleção Espanhola se encontra perante.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Portugal e Espanha já mediram forças por 40 ocasiões, sendo o histórico favorável para os espanhóis – 17 triunfos contra apenas quatro dos lusos.
  2. Para a Liga das Nações, este será o terceiro encontro, sendo que as duas equipas mediram forças em 2022, com vitória espanhola e um empate.
  3. A última vitória portuguesa em jogos oficiais frente à Espanha foi no Europeu de 2004.
  4. Ricardo Horta foi o último futebolista português a abanar as redes da ‘La Roja’.
  5. Já Álvaro Morata foi o marcador do último triunfo aplicado à turma das quinas, em setembro de 2022.
  6. Espanha aufere de um faro goleador em partidas diante de Portugal, com 77 golos marcados.
  7. Já Portugal colocou o esférico dentro das redes adversárias por 45 ocasiões.
  8. Cristiano Ronaldo coloca-se como o melhor marcador presente no atual plantel e frente à Espanha já marcou por três ocasiões em nove partidas.
  9. Esta será a primeira partida de Roberto Martínez diante de Espanha ao serviço da Seleção Nacional.
  10. O árbitro da partida será Sandro Schärer (Suíça).

JOGADORES A TER EM CONTA

Vitinha Portugal
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Vitinha (Portugal) – O camisola 23 da Seleção Nacional encontra-se atualmente num grande pico de forma e poderá ser decisivo na partida de grandes emoções que se avizinha. Diante da Alemanha, nas meias-finais da Liga das Nações, partiu na condição de suplente, entrando no jogo já em fase avançada, mas foi importante para a reviravolta diante dos germânicos. Deverá ser titular este domingo e requererá atenção redobrada dos pupilos de Luis de La Fuente.

Lamine Yamal Espanha França
Fonte: Espanha

Lamine Yamal (Espanha) – Inevitável colocar o nome do maior diamante da atualidade do futebol mundial. O avançado de apenas 17 anos aufere de um futebol altamente perfumado e quererá causar danos à defesa portuguesa. Depois de conquistar o Campeonato da Europa, o jovem aponta agora mira à conquista do segundo título de seleções pela Espanha.

XI´s PROVÁVEIS

Portugal: Diogo Costa, Dalot, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Vitinha, João Neves, Bruno Fernandes, Francisco Conceição, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo.

Treinador: Roberto Martínez

«O foco é o que temos de fazer. Se o nosso desempenho estiver ao mesmo nível do da meia-final, acredito muito. O adversário é grande, mas acho que não é um jogo para o aspeto técnico e tático, mas para demonstrar a resiliência que demonstrámos contra a Alemanha. Agora, acho que estamos preparados para ganhar a final. Contra a Alemanha, era um jogo difícil, porque tínhamos de demonstrar a nossa confiança para jogar olhos dos olhos contra uma equipa contra aquela, fora de casa, com resultados muito bons».

Espanha: Unai Simón, Pedro Porro, Dean Huijsen, Robin Le Normand, Marc Cucurella, Martin Zubimendi, Pedri, Mikel Merino, Lamine Yamal, Mikel Oyarzabal e Nico Williams.

Treinador: Luis de la Fuente

«Estou ansioso por defrontar Portugal, estou mesmo ansioso, porque somos duas equipas que jogam bom futebol, com alegria no ataque e vai ser um grande espetáculo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 1-2 Espanha

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

Justin de Haas vence o prémio de defesa do mês da Liga Portugal

Justin De Haas venceu o prémio de defesa do mês da Liga Portugal. O defesa levou a melhor perante Leonardo Lelo e Jan Bednarek.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...

US Open #3: Carlos Alcaraz é o novo rei de Nova Iorque e do mundo

A final de um Grand Slam voltou a ser...