A pressão faz diamantes e parece que também ganha jogos | Benfica 1-3 Feyenoord

- Advertisement -

A derrota do Benfica na receção ao Feyenoord foi uma história de pressão boa versus pressão má. Não falo (ou escrevo) de pressão mental, mas de pressão tática. O Feyenoord soube pressionar bem a construção encarnada, que sucumbiu todo o jogo a esse condicionamento – na primeira parte então foi um “ai!, Jesus, já me disseram”. Do outro lado, os portugueses procuraram executar o mesmo plano, mas o nível de eficiência não foi sequer comparável.

Na verdade, diga-se, nem tudo foi bem executado na pressão neerlandesa, que partiu várias vezes o seu bloco, ficando, não raras vezes, com uma linha de três mais recuada separada por metros e metros dos restantes sete jogadores que apertavam o Benfica e o encostavam ao seu último terço. Todavia, nunca, em toda a partida, as águias souberam aproveitar esse espaço. Das duas, uma: ou perdiam a bola ainda em posição recuada, ou procuravam bolas longas para Pavlidis (não é a praia do grego, nem sequer uma praia fluvial).

Nestas bolas esticadas na frente, invariavelmente, ou a primeira, ou a segunda bola eram amealhadas pela linha defensiva do Feyenoord. A turma de Brian Priske conseguia depois sair com tranquilidade, com o auxílio do seu guardião, e encontrar homens de costas para a baliza que recebiam, viravam e atacavam, para ferir – e, como se viu, para matar -, a última linha do Benfica, tendo já quebrado as linhas anteriores que tinham sido batidas pelo passe vertical dos visitantes.

A solução teria sido uma de duas, parece-me: subir ainda mais a pressão e juntar mais o bloco nesse momento numa posição mais adiantada ou o inverso – juntar o bloco mais baixo e obrigar o Feyenoord a bascular e impedir os movimentos constantes de Ueda, Milambo e Igor Paixão (vejam como Paixão bate a linha do Benfica no primeiro golo). Bruno Lage, que, em termos de peças, até mexeu bem no jogo, não mexeu bem na partida em termos estratégicos.

Foi, somando e resumindo, uma lição tática e estratégica de Brian Priske, que preparou o jogo da melhor forma para dar conforto à sua equipa, que, na luta de pressões, foi muito, mas muito melhor do que o Benfica.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Diretor desportivo do Groningen confirma interesse do Benfica em Stije Resink e explica o que aconteceu

Stije Resink esteve na mira do Benfica neste mercado de inverno. Van Mosselveld, diretor desportivo, explica todo o processo.

Benfica informa qual a lesão de Nycole Raysla

Nycole Raysla lesionou-se no último jogo do Benfica. Águias esclarecem a situação da avançada brasileira de 25 anos.

Foi fundamental no FC Porto de Sérgio Conceição e recusou reencontro com o treinador no Al Ittihad

O Al Ittihad tentou a contratação de Chancel Mbemba no último dia do mercado. Central do Lille recusou mudança e reencontro com Sérgio Conceição.

Rendimento de 2 jogadores travou novas idas do Benfica ao mercado em janeiro

O Benfica fez menos duas contratações do que o previsto em janeiro. Andreas Schjelderup e Anísio Cabral convenceram a estrutura encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Oleksandr Zinchenko deixa Arsenal em definitivo e é reforço do Ajax

Oleksandr Zinchenko foi oficializado como reforço do Ajax. Lateral esquerdo deixa Arsenal em definitivo por 1,5 milhões de euros.

Al Ittihad de Sérgio Conceição paga 30 milhões de euros e garante George Ilenikhena como substituto de Karim Benzema

O Al Ittihad de Sérgio Conceição oficializou a contratação de George Ilenikhena. Avançado francês chega como substituto de Karim Benzema.  

Clayton Silva oficializado como reforço do Olympiacos de Evangelos Marinakis

Clayton Silva foi apresentado como novo jogador do Olympiacos. Avançado deixa Rio Ave e junta-se ao clube grego de Evangelos Marinakis.