Primeira Liga, 18.ª Jornada: sábado, 17 de janeiro de 2026, 20h30.
A ANTEVISÃO: BENFICA REGRESSA AO CAMPEONATO APÓS SEMANA PARA ESQUECER
Dizem que janeiro é o mês do ano que custa mais a passar, pois parece interminável. Mas para o Benfica podia mesmo terminar já. Janeiro está a ser um mês negro para as águias. Que motivação terá ainda esta equipa, que no espaço de uma semana é eliminada de duas competições, está a 10 pontos do primeiro lugar do campeonato, e em risco de ficar de fora da Liga dos Campeões? A resposta será dada hoje na visita ao Estádio dos Arcos para defrontar o Rio Ave, no início da segunda volta da Primeira Liga. O Benfica ainda sonha com o título de campeão nacional, mas a realidade é que deve começar a mentalizar-se que o segundo lugar é agora o seu principal objetivo.
José Mourinho não tem sido particularmente feliz neste seu regresso à Luz 25 anos depois. O que muitos pensavam que a solução seria a troca de Bruno Lage pelo special one no início da temporada, agora constata-se que o problema não está em quem dirige a equipa, mas sim na falta de soluções que o Benfica apresenta, sobretudo no ataque. Este desafio é de extrema importância para a formação encarnada, que em caso de novo desaire poderá desencadear uma onda de maus resultados com repercussões difíceis de prever. José Mourinho deverá fazer algumas alterações em relação ao onze que defrontou o FC Porto na quarta-feira, com o regresso dos habituais titulares Nicolás Otamendi e Enzo Barrenechea. Richard Ríos é o novo cliente do departamento clínico das águias, que se junta a Samuel Soares, Alexander Bah, Nuno Félix, João Veloso e Dodi Lukebakio, todos eles a recuperar de lesões.
O Rio Ave, atual 11.º classificado, foi a primeira equipa a provocar um dissabor ao Benfica no campeonato, ao empatar no Estádio da Luz no encontro da primeira volta. Hoje promete fazer novamente a vida negra aos encarnados. A jogar em casa, os vilacondenses querem aproveitar o mau momento do adversário para tentar garantir os três pontos. O Rio Ave costuma apresentar-se em 3-4-3 e tem um trio de ataque bastante interessante com Ole Pohlmann, Clayton Silva e André Luiz, que tem estado no radar do Benfica neste mercado de inverno. O treinador rioavista, Sotiris Sylaidopoulos, só não vai poder contar com Theofanis Bakoulas e Omar Richards, ambos lesionados.
O favoritismo desta partida pende claramente para o Benfica, e isso não se discute, mas o estado anímico dos encarnados não é o melhor neste momento. As garras do dragão no duelo da Taça de Portugal deixaram a águia com feridas difíceis de sarar. Só um conjunto muito forte mentalmente e com a cabeça limpa poderá fazer um bom jogo e esquecer a semana horrível que teve. O Benfica ainda não perdeu para o campeonato, é um facto, mas os empates consentidos em casa contra equipas de menor dimensão poderão ter ditado o adeus precoce ao título. Perspetiva-se uma partida intensa, onde a pressão vai estar toda do lado da formação lisboeta. O árbitro do encontro será Cláudio Pereira, da Associação de Futebol de Aveiro.
10 DADOS RÁPIDOS
1. Benfica e Rio Ave já se defrontaram 72 vezes em todas as competições. 54 vitórias para os encarnados e cinco triunfos para os vilacondenses.
2. Nesses 72 jogos, o clube lisboeta marcou 158 golos e o Rio Ave 55.
3. A maior vitória caseira do Rio Ave frente ao Benfica aconteceu na época 1997/1998, para o campeonato. 3-1 foi o resultado.
4. Já a maior goleada das águias na casa dos rioavistas foi de 1-4 e ocorreu na temporada 1989/1990, a contar para a Taça de Portugal.
5. O resultado mais comum no Estádio dos Arcos entre os dois conjuntos é de 0-1 e já se verificou por nove ocasiões.
6. O último triunfo do Rio Ave frente aos encarnados foi em 2017, em jogo da Taça de Portugal.
7. O conjunto comandado por José Mourinho ainda não perdeu para o campeonato esta época.
8. A formação de Vila do Conde sofre golos há 10 jogos consecutivos.
9. O Benfica tem uma média de 1,71 golos marcados por jogo até ao momento.
10. O primeiro embate da história entre os dois emblemas foi em 1979. Vitória do Benfica por 0-3.
JOGADORES A TER EM CONTA


Clayton Silva – Os três grandes do futebol português andaram de olho nele, mas o jogador brasileiro de 27 anos acabou por ficar em Vila do Conde em definitivo, depois de ter sido emprestado pelo Vasco da Gama ao Rio Ave na época passada. Clayton Silva é um ponta de lança que se desmarca muito bem, tem um grande sentido de oportunidade e só vê baliza à frente. É o melhor marcador do Rio Ave com 10 golos, e conta também com cinco assistências.


Vangelis Pavlidis – Está novamente a fazer uma grande temporada de águia ao peito e é neste momento o melhor marcador do campeonato com 17 golos em 17 jogos. O mesmo é dizer que tem uma média de um golo por partida. O ponta de lança grego vive dias felizes na Luz, pelo menos a nível individual. A nível coletivo as coisas não estão a correr bem, mas isso não lhe tira a vontade de marcar. Já fez balançar as redes por 24 vezes em todas as competições, e está a seis golos de igualar o registo da época passada.
XI´s PROVÁVEIS
Rio Ave: Miszta; Petrasso, Brabec e Nelson Abbey; João Tomé, Brandon Aguilera, Ntoi e Vrousai; André Luiz, Pohlmann e Clayton Silva
Treinador: Sotiris Sylaidopoulos
«Vai ser um jogo diferente. Todos os jogos têm a sua história, esse foi há muitos meses. Espero um jogo difícil, Benfica é sempre o Benfica, uma grande equipa com um grande treinador. Vai ser muito exigente, mas desafiante. Estes jogos têm mais motivação e espero que demos o nosso melhor para ganhar».
Benfica: Trubin; Dedic, Tomás Araújo, Otamendi e Dahl; Barrenechea; Aursnes e Sudakov; Prestianni, Sidny Cabral e Pavlidis
Treinador: José Mourinho
«[Sobre o Rio Ave] Equipa que está bem, tranquila, com uma posição na tabela que não está preocupada em olhar para baixo, olha para cima, uma equipa física, com atacantes de qualidade, com gente rápida, que normalmente defende com uma linha de cinco e contra-ataca com perigo, fez um ótimo jogo em Barcelos. É um adversário com argumentos suficientes para nos dar um jogo difícil».
PREVISÃO DE RESULTADO: Rio Ave 1-2 Benfica

