«Quero ganhar mais títulos pelo SL Benfica» – Entrevista BnR com Sara Ferreira

– Os palcos europeus: uma realidade próxima –

«Tínhamos isto tudo, que se calhar não vamos ter mais nenhuma vez, e acabámos por falhar perante um público fantástico»

BnR: Era um desejo de muitas seleções, sobretudo a Portuguesa, de haver um Europeu Feminino. Como viu, enquanto jogadora, a decisão da UEFA de organizar esta competição?

SF: Fiquei muito feliz. Era uma aposta que já devia ter sido feita há algum tempo. Fico feliz por ter chegado agora e fico ainda mais por ter tido a oportunidade de ter representado a seleção nacional no Europeu. Fico triste pelo desfecho que acabou por acontecer, porque fomos vice-campeãs. Mas isso não quer dizer nada. Porque temos muita qualidade e demonstrámos isso no torneio Vitória, na Rússia. Ganhámos à Espanha, à Rússia e ao Irão. Só mostra que temos muita qualidade e muito valor. O futsal português e os clubes portugueses estão de parabéns pela aposta que houve nesta competição e não só.

A atleta fez parte do lote de convocadas que jogaram o primeiro Europeu de Futsal Feminino, em Gondomar
Fonte: FPF

BnR: Na final do Europeu foi uma das jogadoras mais inconformadas com a derrota. O que sentiu e pensou naquele momento?

SF: Pensei que se calhar não vamos ter uma oportunidade tão boa como que a tivemos este ano. Ser em nossa casa, ter as pessoas de que mais gostamos na bancada a apoiar-nos, ter um público português fantástico nas bancadas, ter transmissão televisiva. Tínhamos isto tudo, que se calhar não vamos ter mais nenhuma vez, e acabámos por falhar perante um público fantástico. Falhámos e isso é o que custa mais. Termos desiludido as pessoas que tanto apostaram em nós. Sabemos que o jogo é assim, porque umas vezes ganhamos e outras vezes perdemos. Mas, fica este sentimento de desilusão por não termos conseguido. Ainda hoje isso ainda me custa e não sei até quando isso vai-me custar.

BnR: Pensou em alguma coisa para o futuro em relação à seleção naquele momento?

SF: Não, não pensei em nada. Simplesmente quero jogar futsal e divertir-me. Claro que quero ganhar, tanto pelo clube como pela seleção, mas isso não é o principal objetivo. O principal objetivo é mesmo divertir a jogar porque se assim for tudo vai acabar por sair naturalmente.

Portugal chegou até à final do Europeu, mas acabou por perder por 4-0 frente à Espanha
Fonte: FPF

BnR: O SL Benfica foi há pouco tempo a Múrcia (Espanha) jogar a European Women’s Futsal Tournament. Acredita que este torneio pode vir a ser a génese de uma possível competição de clubes da UEFA e que falta uma no panorama europeu?

SF: Sim, sem dúvida. A UEFA já devia ter criado. O SL Benfica acabou por ir jogar a Múrcia para representar Portugal no estrangeiro e depois voltámos para disputar o nosso grande objetivo, que é ganhar o campeonato. Mas, se a UEFA criasse uma competição seria muito mais fácil a todos os níveis, principalmente, em termos de calendários. Seria uma prova oficial onde as equipas se preparavam ainda melhor para essa mesma competição.

BnR: Acha que ainda falta muito para que se possa vir a criar esta tal competição?

SF: Não, penso que não. Mais cedo ou mais tarde, a UEFA vai fazer uma Liga dos Campeões Feminina, nos mesmos moldes do que a masculina.

Inês Fernandes, capitã do SL Benfica, e Sara Ferreira a festejar a vitória contra a Novasemente GD para o campeonato
Fonte: SL Benfica

BnR: O cansaço acrescido de ter jogado a European Women’s Futsal Tournament acabou por se tornar uma motivação extra para vencer o jogo seguinte contra a Novasemente GD?

SF: Claro que sim. São jogos sempre complicado quando se joga contra a Novasemente GD. Têm uma grande equipa com muita qualidade e acabou por ser uma motivação porque sabíamos que não podíamos falhar. Tivemos que nos unir ainda mais para puder vencer. Fico feliz por ter sido esse o desfecho. Ganhámos, mas, como disse anteriormente, não basta ganhar este jogo, porque temos de ganhar os outros jogos para sermos campeões.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.