📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Regresso a Casa: O futebol voltou a casa

- Advertisement -

Regressar a casa tem muito que se lhe diga. Não é apenas voltar a um local onde já se viveu. Voltar a casa é voltar a uma série de memórias, voltar a viver emoções fortes: boas e más. Ser trespassado com mágoas antigas e ser alegrado por velhas alegrias. Recordar como ali se foi feliz, e como ali se atingiu o fundo. Percorrer os cantos à casa e reconhecê-la ao centímetro.

Voltar a visitar a casa onde escrevi é relembrar as amarguras de rescaldos de derrotas, de táticas mal conseguidas, de jogadores que foram “erros de casting” ou de treinadores que ficaram demasiado tempo; mas é também relembrar as conquistas de troféus, os elogios nas goleadas, os jogos com “nota artística” e os jogadores que faziam a escrita fluir com alegria.

Este meu regresso a casa coincidiu com a semana em que o futebol também regressou aos estádios portugueses. E, com ele, também as alegrias e tristezas o acompanharam.

Voltou o nervoso miudinho do pré-jogo. Voltaram as apostas do onze inicial. As discussões entre amigos – aquelas que já não existiam há dois meses – porque o Weigl deve jogar, ou o Seferovic fazer dupla com o Vinícius. Já não sentiam falta de “picar” o vosso amigo do Sporting CP, Boavista FC ou FC Porto, ou ser “picados” por eles? Ficar “com azia” por eles discordarem quanto ao penálti por assinalar, ou por acharem que o Messi é melhor que o nosso Cristiano Ronaldo?

Por agora, os cachecóis terão de ser erguidos em casa
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Só não voltaram as bifanas e as roulottes, ou o hino nas bancadas, os abraços a desconhecidos que gritam pelo mesmo glorioso do que tu. Mas estamos lá perto. Lentamente, aproximamo-nos do regresso ao normal, onde poderemos vivenciar o futebol na sua totalidade.

Por agora, resta-nos aproveitar o que temos. E que bom é ter tudo isto de volta. Que bom é poder voltar a ter futebol!

O quão bom não é sentir a frustração de uma bola ao poste, de perseguir o resultado até à última, de gritar com aquele jogador que “se esqueceu da bola atrás” ou que “não joga nada” e devia dedicar-se a outra profissão?

O quão incrível não é saltar com aquela finta, ficar deslumbrado com a jogada fantástica, aplaudir o esforço do nosso colega de manto sagrado ou festejar o golo enquanto beijamos a águia das nossas camisolas?

Quer o regresso do futebol nos traga conquistas ou fracassos, podemos todos concordar que sempre iríamos preferir que ele tivesse voltado mais cedo – ou que nunca tivesse ido embora. Mas aí está a magia do regresso a casa: a saudade. A saudade de ver 22 jogadores atrás de uma bola e do gozo que isso nos traz, da energia que a vitória nos fornece, e da angústia que a derrota nos coloca. Porque o futebol não seria futebol se não colocasse milhões de pessoas à espera de ver as suas rotinas emocionais alteradas.

No fundo, quer para o bem, quer para o mal, todos nós só queríamos que o futebol voltasse a casa.

Vamos aproveitar o que resta do campeonato. Sem pedras. Sem graffitis. Sem danos. Porque o futebol só é bonito quando se vive apenas o futebol.

Ah, e claro, que no final ganhe o SL Benfica.

Uma vez mais: Saudações Benfiquistas!

Artigo revisto por Joana Mendes

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os possíveis adversários do Benfica e do Sporting nos 16 avos da Youth League

Já terminou a fase de liga da Youth League. Benfica e Sporting seguem em frente e já sabem quem poderão defrontar nos 16 avos.

Xabi Alonso reage aos assobios após nova derrota: «Sabemos que isto vai passar»

Xabi Alonso tentou ver o 'copo meio cheio' no desaire frente ao Manchester City e garantiu que a equipa vai sair da série de maus resultados.

David Luiz fala sobre o interesse do FC Porto e faz revelações sobre a sua passagem pelo Benfica: «Não passei nos exames médicos»

David Luiz representou o Benfica no começo da sua carreira. Foi a sua primeira experiência no contexto europeu, onde se afirmou.

Pep Guardiola pisca o olho a jogador do Real Madrid: «É um jogador de outro nível»

Pep Guardiola não escondeu a admiração por Rodrygo, que voltou aos golos nove meses depois, aproveitando a ausência de Kylian Mbappé.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo Bola de Ouro crítica fortemente Mohamed Salah e defende Arne Slot: «Começou a atacar o homem e a comportar-se de forma inadequada»

O ambiente ferve em Anfield. O caso de Mohamed Salah valeu-lhe críticas duríssimas de duas lendas do futebol mundial, com o Marco van Basten a não poupar nos insultos.

Jude Bellingham sem filtros após nova derrota do Real Madrid: «Vamos ter de aguentar esta m****»

Jude Bellingham não escondeu a frustração após o desaire frente ao Manchester City, mas saiu em defesa de Xabi Alonso.

Artur Soares Dias elege os jogadores mais ‘chatos’ que apitou: «Apanhei muitos jogadores chatos; o Otávio do FC Porto por exemplo»

O antigo árbitro Artur Soares Dias falou sobre os jogadores que mais pressionam em campo e deixou uma proposta radical para acabar com as simulações.