📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Revista do Ano 2015: SL Benfica

- Advertisement -

cabeçalho benfica

O momento do ano:

Bicampeonato:  É óbvio que podia ter optado pela saída do treinador bicampeão para o Sporting mas o Clube é e será sempre maior do que qualquer pessoa, mesmo que este bicampeonato muito se tenha devido a Jorge Jesus: pegou numa equipa desfeita pela venda de inúmeros jogadores fundamentais, remendou-a e o Marquês voltou a encher-se em Maio. A conquista de um “bi” 31 anos depois deixou o Benfica (muito) mais perto de reconquistar a hegemonia do futebol português, mas Luís Filipe Vieira seguiu um caminho e Jorge Jesus seguiu outro. O tempo dirá as consequências que a saída do treinador irá trazer a curto e médio prazo.

O Jogador do ano:

Jonas: Era impensável pensar naquilo que Jonas tem feito aquando da chegada do brasileiro em Setembro de 2014: meio desconhecido, desempregado e com 30 anos, Jonas chegou à Luz sob alguns olhares de lado da maioria dos benfiquistas. A verdade é que foi às suas costas que o Benfica se lançou para o bicampeonato e é um dos melhores jogadores que passaram na Luz nas últimas largas décadas. Jonas vive muito para lá dos números mas os 45 golos (32 em 2015, o 12.º melhor marcador dos campeonatos europeus) em 58 jogos com a camisola encarnada são a evidência da imensa qualidade do brasileiro. A dupla com Lima foi de um sucesso tremendo mas a dúvida para 2016 reside em Jiménez ou Mitroglou: qual deles será o melhor companheiro para que a categoria de Jonas sobressaia?

O melhor jogador do ano de 2015 no Benfica; Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica
O melhor jogador do ano de 2015 no Benfica;
Fonte: Sport Lisboa e Benfica

A desilusão do ano:

Maxi Pereira: Nem o adepto mais pessimista poderia adivinhar a repugnante “traição” que Maxi Pereira fez ao Benfica. Pelos vistos, os 333 jogos de águia ao peito ao longo de 8 épocas, a braçadeira de vice-capitão e a ligação “especial” que tinha com os sócios e adeptos do Benfica não foram razões suficientes para que o uruguaio pensasse duas vezes naquilo que fez. Podia ter entrado para as páginas douradas do Clube mas, com o que fez, será para sempre visto como um traidor.

A surpresa do ano:

Nélson Semedo: Se Maxi Pereira foi a “tempestade” de verão, Nélson Semedo é a “bonança”. A saída do uruguaio deixou o mundo benfiquista em alerta, dada a enorme importância que o lateral-direito vinha tendo nos últimos largos anos. A mudança de política do Benfica para a aposta nos jovens da equipa B e da formação traz maiores dificuldades a Rui Vitória mas não será pelo lado direito da defesa que isso se fará sentir. Nélson Semedo chegou, viu e agarrou o lugar e muita falta tem feito desde a sua lesão.

Uma palavra de muito apreço ainda para as modalidades do Clube, que viveram o melhor ano de sempre. O Benfica é o actual campeão de todas as modalidades de pavilhão excepto no andebol, venceu 15 das 21 provas oficiais de 2014/15 e estes números falam por si. Um trabalho de excelência de Luís Filipe Vieira neste capítulo e que, em 2016, pode conhecer maiores sucessos para lá das fronteiras de Portugal: a equipa de Futsal estará presente na Final4 da UEFA Futsal Cup e acredito que a equipa de Hóquei em Patins possa também chegar muito longe na Liga Europeia.

 Foto de Capa: SL Benfica

Francisco Vaz de Miranda
Francisco Vaz de Miranda
Apoia o Sport Lisboa e Benfica (nunca o Benfas ou derivados) e, dos últimos 125 jogos na Luz, deve ter estado em 150. Kelvin ou Ivanovic não são suficientes para beliscar o seu fervor benfiquista.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

PUB

Mais Artigos Populares

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.