E agora, senhor presidente?

cabeçalho benfica

Passados seis anos, aconteceu o que nenhum benfiquista esperaria. Jorge Jesus trocou o Benfica pelo seu arquirrival, o Sporting. Rui Vitória foi o nome escolhido para o suceder, e agora que poderemos esperar dele? Benfiquista assumido, Rui Vitória irá sentir o peso do símbolo como Jorge Jesus nunca sentiu e acredito que isso fará alguma diferença. Mas será isso suficiente? Numa altura em que vemos o Sporting a pagar um ordenado de seis milhões de euros ao seu treinador, e o FC do Porto a contratar jogadores a 20 milhões de euros, observamos o Benfica a seguir um caminho que muito se assemelha ao do desinvestimento.

Será isto estratégia? Se o for, foi escolhida na pior altura possível. Num momento em que vemos o Benfica a crescer, conseguindo patrocinadores milionários, levando cada vez mais longe a sua marca e tendo cada vez mais receitas no seu estádio, uma vez que o número de espectadores aumenta de ano para ano, penso que esta estratégia é algo contraditória à realidade que se vem vivendo. Passadas duas épocas em que as águias conquistaram seis títulos e em que os benfiquistas se habituaram a ganhar, Vieira decide apostar na redução de custos a nível salarial, pois contrata um treinador a quem paga menos de metade do ordenado que pagava a Jorge Jesus (um milhão de euros) e reduz o número de activos.

Até aqui tudo bem.

Mas será esta aposta na formação uma boa estratégia agora? Vamos tomar o Sporting como exemplo. Os Leões ganharam dois campeonatos nacionais em 32 anos, e esses dois campeonatos foram conquistados com que tipo de jogadores? Jardel, Ricardo, João Pinto, Beto, Pedro Barbosa, Rui Jorge, Paulo Bento, etc. É certo que alguns foram provenientes das camadas jovens do Sporting, mas quantos deles eram jovens jogadores? A maior parte deles eram já jogadores com calo e conhecedores da realidade do futebol português. Miúdos não ganham campeonatos! Acredito que uma aposta faseada pode ser positiva para o Benfica e mesmo para estes jovens jogadores, mas para essa aposta resultar tem de haver jogadores experientes que os possam “ensinar” as manhas deste nosso campeonato.

É imprescindível ter jogadores que sintam o peso da camisola e que saibam o que é a mística de um clube, para que possam transmitir isso aos mais novos, mas parece que a política que o senhor Luís Filipe Vieira está a adoptar não tem em conta esse tipo de jogadores. Numa altura que as águias sofreram a perda do melhor treinador a trabalhar em Portugal, era imprescindível a continuidade de Maxi, por exemplo. Não seria preferível oferecer um pouco mais de salário a Maxi Pereira e garantir a sua continuidade?

Outra facada nos benfiquistas Fonte: Facebook Ser Benfiquista
Outra facada nos benfiquistas
Fonte: Facebook Ser Benfiquista

Assim, o Benfica arrisca-se a perder um dos jogadores mais experientes no nosso campeonato para o Porto. Quem o vai substituir? Um miúdo? Sejamos francos, assim não conquistamos o tri. Rui Vitória fez um excelente trabalho a valorizar jovens no Vitória, mas sejamos honestos: a realidade do Benfica não é a mesma que a do Vitória. Lembram-se de Paulo Fonseca? Lembram-se do seu trabalho no Paços? E o trabalho no Porto? Se queremos continuar a ganhar títulos e a ser competitivos dentro e fora de Portugal temos de INVESTIR! Temos de contratar jogadores já “feitos” e não produtos que ainda estão a ser lapidados. Temos de ter na Luz caviar em vez de tremoços.

Como já referi, acredito que o Seixal pode ser bastante positivo, mas temos de assegurar jogadores experientes, jogadores que sejam como um “pai” fora de campo e como um “treinador” dentro de campo. De Rui Vitória espera-se um treinador com carácter, sem medo e acima de tudo que arrisque. Estas foram as características que fizeram com que ele chegasse ao Benfica e, se no Guimarães as tinha, no Benfica deve e tem de continuar a tê-las. Este senhor que não se esqueça de que, quando as coisas correrem mal, terá seis milhões de adeptos para o apoiar, mas se não arranjar soluções para os problemas que irão surgir ao longo do campeonato também terá seis milhões de adeptos para o criticar.

Foto de capa: Facebook do Benfica

Dinis Mestre
Dinis Mestrehttp://www.bolanarede.pt
O Dinis é um apaixonado por desporto. O Futebol e o Downhill são a sua grande paixão. Benfiquista e farense ferrenho, adora debater todos os temas da atualidade desportiva sempre com a maior imparcialidade possível.                                                                                                                                                 O Dinis não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Aleksandar Mitrovic é o novo avançado de Artur Jorge no Al Rayyan

Aleksandar Mitrovic trocou de clube no Médio Oriente e rumou ao Catar. Avançado foi oficializado no Al Rayyan, orientado por Artur Jorge.

FC Porto interessado em dupla de jovens do Santos

O FC Porto demonstrou interesse nas situações de JP Chermont e Souza. Ambos os jogadores jogam no Santos e são laterais jovens, não tendo havido proposta.

Lionel Messi confrontado com acusações graves: «Disse-lhe na cara que nunca vai jogar pela seleção enquanto lá estiver»

Alex Gordon citou uma fonte confiável para criticar Lionel Messi. Em causa, declarações do argentino para Pedro De La Vega na final da Leagues Cup.

Manchester United de Ruben Amorim pode reforçar plantel com médio que joga no Catar

O Manchester United quer reforçar o meio-campo. Marco Verratti também está na lista do emblema inglês orientado por Ruben Amorim para a zona intermediária.

PUB

Mais Artigos Populares

Andreas Schjelderup conquista penálti e é destaque na vitória da Noruega diante da Finlândia

A Noruega venceu a Finlândia por 1-0 num encontro de cariz particular. Andreas Schjelderup foi titular e conquistou o penálti norueguês marcado por Erling Haaland.

Fernando Pimenta e José Ramalho vencem ouro e bronze em K1 distância curta nos Mundiais de Maratona de Canoagem

Fernando Pimenta e José Ramalho levaram Portugal ao pódio de K1 distância curta nos Mundiais de Maratona de Canoagem. Ouro e bronze para os canoístas.

Destaque do Barcelona rejeita mudança para a Arábia Saudita e salário de 100 milhões de euros

Robert Lewandowski voltou a recusar o dinheiro saudita. Avançado pretende continuar no Barcelona em 2025/26 e depois avaliar o futuro quando esse percurso terminar.