Roger Schmidt | Um treinador ao nível do SL Benfica

Roger Schmidt privilegia um 4-4-2 muito vertical. Gosta que a bola chegue rapidamente à frente, que os médios vejam sempre linhas de passe para a frente. É fácil ver como se podem encaixar as suas ideias no plantel do SL Benfica.

Laterais ofensivos (como Alejandro Grimaldo, sobretudo), avançados com poderio físico para martirizar os oponentes (Roman Yaremchuk e Darwin Núñez adequam-se na perfeição), extremos explosivos (destaque para Rafa Silva).

Fica a faltar um verdadeiro box to box com capacidade de pressão e raio de ação alargado. Um jogador mais físico do que João Mário, menos propenso ao erro do que Adel Taarabt e mais compenetrado do que Soualiho Meïté.


O 4x4x2 é o sistema tradicional do Benfica ao longo da sua história, por isso até por aí este casamento entre o clube e o técnico alemão tem tudo para dar certo.

O plantel foi construído a pensar nas ideias de Jorge Jesus – apesar de o amadorense depois se ter convertido ao 3x4x3 -, logo tem muitos avançados e dá corpo a esse sistema de 4x4x2, do qual Nelson Veríssimo também não se tem distanciado.

Este interesse do Benfica no treinador alemão mostra que Rui Costa quer voltar a trazer para o Benfica uma cultura de exigência e uma qualidade de trabalho superlativa.

Roger Schmidt
Rui Costa não deverá manter aposta em Veríssimo para a próxima época
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O emblema da Luz já teve muito sucesso no passado com técnicos estrangeiros. Rui Costa, por ter sido o grande jogador de futebol que foi, conheceu os melhores, trabalhou com eles e sabe que tipo de exigência é preciso ter para alcançar o sucesso ao mais alto nível.

Jorge Jesus, antigo treinador dos encarnados, chegou a dizer que Rui Costa era a única pessoa da estrutura do antigo presidente Luís Filipe Vieira que percebia de futebol.

É claramente uma melhoria que o SL Benfica seja hoje gerido por uma pessoa do futebol, e de notável currículo, capaz de fazer boas escolhas para o projeto desportivo e com uma ampla rede de contatos derivada da sua brilhante carreira.

Artigo redigido por Miguel Bravo Morais

Miguel Bravo Morais
Miguel Bravo Moraishttp://www.bolanarede.pt
O Miguel atualmente reside em Lisboa. Quis seguir Jornalismo, área em que se licenciou na Escola Superior de Comunicação Social, porque gosta de aprender um pouco todos os dias. Na Escola Primária, usava uma camisola do Rui Costa três vezes por semana. Muitas vezes chorou com o futebol. Com o passar dos anos, tornou-se um estudioso do fenómeno. Hoje, o que o faz vibrar é a inteligência tática dos jogadores e das equipas, mas isso não significa que não tenha a mesma paixão, que não chore, que não grite.

Subscreve!

Artigos Populares

Alexander Isak já se despediu do Newcastle: «Juntos escrevemos história»

Alexander Isak trocou o Newcastle pelo Liverpool por 144 milhões de euros. Avançado deixou mensagem de despedida.

Manchester United só mantém 1 dos 5 jogadores da lista principal de dispensas

O Manchester United de Ruben Amorim resolveu o futuro de Rashford, Garnacho, Sancho e Antony. Só Tyrell Malacia continua no clube.

Tomás Handel diz adeus ao Vitória SC: «Um dia, se a vida for generosa, volto a casa»

Tomás Handel deixou o Vitória SC para reforçar o Estrela Vermelha neste mercado de verão. Eis a sua mensagem de despedida.

Victor Froholdt quer vingar na Seleção da Dinamarca: «É mais fácil a jogar num clube grande e liga maior»

Victor Froholt deu uma entrevista ao jornal Ekstra Bladet. Médio do FC Porto pretende vingar na Seleção da Dinamarca.

PUB

Mais Artigos Populares

Lamine Yamal quer conquistar a Champions League e a Bola de Ouro: «Os meus dois sonhos»

Lamine Yamal concedeu uma entrevista à RTVE. Extremo espanhol quer conquistar a Champions League e a Bola de Ouro.

Midtjylland confirma ter havido «vários clubes grandes» a tentar ex-Benfica

Franculino Djú contou com vários clubes interessados neste mercado de verão. Bayern Munique foi um deles e está confirmado.

Lyon de Paulo Fonseca confirma contratação de Martín Satriano

O Lyon confirmou a contratação de Martin Satriano. O avançado uruguaio foi emprestado pelo Lens até ao final da época.