📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 nomes que merecem integrar o mural da Rotunda Cosme Damião

- Advertisement -

3.

Fonte: SL Benfica

Otto Glória – O pai do profissionalismo no futebol português. Foi ele que inovou em todos os sectores da gestão do futebol benfiquista e preparou o clube para os sucessos da década seguinte. Sem ele, a glória europeia nunca teria sido realidade.

A forma como liderava as suas equipas a toque de chicote, impondo disciplina nunca antes vista, contrastava com a figura paternal que personificava nas alturas mais dificeis, coadjuvada com o aspecto bonacheirão que o seu bigode à escovinha alimentava.

Seu Otto adaptou-se ao nosso país como ninguém, notando-se a influência dos avós: emigrantes em Vera Cruz, impuseram no neto o gosto pelo Vasco e pelo… Benfica. Otto já era benfiquista antes de cá chegar e a Glória que trazia no nome acompanhou-o à custa de muito trabalho e inovação.

A preparação física foi imediatamente filtro de compromisso, ainda antes do ultimato feito a todos os jogadores – o clube a tempo inteiro ou a porta da saída. Rogério Pipi e Arsénio foram vítimas dos métodos estranhos a início, mas que a todos convenceram com a dobradinha no final do ano de estreia.

É de sua autoria o projecto do Lar de Jogador ou Casa de Concentração – onde viviam solteiros e jogadores vindos das colónias – os quais não podiam estar na rua depois das… 23h, ou o ordenado era cortado em metade. Nas zonas de convívio eram proibidas «palavras de baixo calão, vozerios ou algazarras que perturbem o silêncio, a ordem ou os princípios da boa educação». Os casados, livres de restrições de morada, eram visitados frequentemente por ele ou pelo adjunto, autênticos polícias a assegurar que as regras de nutrição e sono eram cumpridas.

Chegou em 1954 e desde logo causou consternação pelo salário que lhe deu Joaquim Bogalho. Eram 12 contos, o dobro de Szabo no Sporting e Riera no Belenenses, enquanto Fernando Vaz auferia sete nas Antas. Ganhou, em 244 jogos de águia na jaqueta, quatro campeonatos nacionais e três Taças de Portugal, além de chegar a uma final europeia.

Em 1962, quando liderava o Sporting, introduziu no léxico do futebol português famoso ditado – não posso fazer omeletes sem ovos -, quando confrontado com a ausência de resultados. Os sportinguistas, exasperados ficaram com o «desplante» de um treinador que consideravam ser uma… melancia – verde por fora e vermelho por dentro. Despediu-se dias depois, com a honra intacta.

Ao comando da Selecção, foi ele quem levou os Magriços ao bronze em ’66 e quem em ’82 foi resgatado para fazer o mesmo (ou melhor) no Europeu, mas sucumbiu antes de lá chegar com a derrota por 0-5 em Moscovo, frente à URSS.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Suárez renova com o Inter Miami e vai continuar na MLS em 2026

Luis Suárez continua no Inter Miami. O avançado uruguaio renovou com o emblema norte-americano até ao fim de 2026.

Diogo Leite tem mais 2 interessados de peso em Itália

Há mais dois interessados em Diogo Leite. Da Serie A, emergiram o Bolonha e o AC Milan como estando de olho no central português.

Foi preciso sofrer muito para a União de Leiria bater o Vila Meã e ser o 1º apurado para os quartos de final da...

A União de Leiria bateu o Vila Meã por 1-0 e está nos quartos de final da Taça de Portugal. Equipa da Segunda Liga vence conjunto do Campeonato de Portugal.

Hidemasa Morita tem 2 propostas para deixar o Sporting já em janeiro

Hidemasa Morita é alvo de emblemas do Catar. Médio termina contrato com o Sporting no verão, mas tem pretendentes já para janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica acelera renovações e pretende segurar 9 talentos que venceram o Mundial Sub-17 por Portugal

O Benfica está a negociar as renovações de todos os vencedores do Mundial Sub-17 por Portugal. Dossiers encarados como prioritários.

Rúben Neves recusa renovar com o Al Hilal e tem 4 interessados de peso na Premier League para janeiro

Rúben Neves termina contrato em 2026 e o Al Hilal quer vender-lo em janeiro. Manchester United, Tottenham, Newcastle e o West Ham estão na corrida.

Benfica e FC Porto com mais concorrência na corrida por Souffian El Karouani: eis o novo interessado no lateral

Souffian El Karouani é alvo de Benfica e FC Porto... e não só. O Marselha entrou com tudo no negócio e está a observar o jogador.