SL Benfica 1-0 Portimonense SC: Um Benfica cínico volta às vitorias na Luz 

Benfica

A CRÓNICA: JOÃO MÁRIO DECISIVO CONTRA O PORTIMONENSE SC 

No primeiro jogo do novo ano, o SL Benfica voltou à vitória, defrontando e ganhando por 1-0 o Portimonense SC. 

Feridos no orgulho depois da derrota contra o SC Braga, para os encarnados era perentório voltar a conquistar os três pontos, mantendo assim uma vantagem de seis pontos sobre os minhotos.

Antes do apito inicial, houve também uma linda homenagem ao Nicolas Otamendi para a conquista do mundial no Qatar. 

A partida contra os algarvios não foi fácil, também porque os forasteiros vinham de duas derrotas consecutivas e precisavam de somar pontos. Todavia, a superioridade tática dos encarnados, exprimida com um golo de João Mário, foi suficiente para manter em casa os três pontos. 

O Benfica não demorou muito em encontrar o ritmo de jogo e também o golo da vantagem. 

O primeiro alarme à abaliza de Nakamura chegou aos 7 minutos, quando Drexler quase estava para concretizar um cruzamento de Grimaldo, da direita. Um minuto depois, na sequência de um lance a isolar Gonçalo Ramos, o guarda-redes japonês, Nakamura, cometeu falta na grande área. O penálti, inevitável, foi convertido pelo João Mário que inaugurou prontamente o marcador. 

A insistente pressão dos encarnados à procura do segundo golo era evidente, tanto que com poucos toques, conseguiam chegar nos últimos vinte metros da grande área algarvia. 

À passagem dos 17 minutos, as águias conquistaram novamente uma grande penalidade, desta, na sequência de uma falta sobre Bah em área. A responsabilidade de converter foi dada ao Aursnes que, ao contrário, do João Mário, foi travado pelo Nakamura que intuiu. 

O Portimonense SC visivelmente confuso, continuou a sofrer os ataques incessantes do adversário, incapaz de sair com a bola, e preferindo lances longos que só davam vantagem ao recupero de bola por parte dos lisboetas.

No início da segunda parte, o andamento não mudou muito, com o Benfica a assumir o jogo, mas baixando ligeiramente o ritmo, e sem deixar o Portimonense aproximar-se à baliza de Vlachodimos. 

À passagem dos minutos 60, o Benfica falhou um golo praticamente facto, com Gonçalo Ramos, que cabeceou um passe impecável de João Mário da direita, mas que infelizmente foi clamorosamente fora. 

Apesar da insistência dos caseiros em atacar a profundidade adversaria, os mesmos desperdiçaram também várias oportunidades de aumentar a vantagem. 

De outro lado, o plantel de Paulo Sérgio começou a ganhar mais confiança, apresentando-se mais frequentemente na área encarnada, mas sem criar realmente perigo. 

Acabou, portanto, 1-0 em favor do Benfica, que continua na liderança da tabela classificativa da Primeira Liga, e que no próximo jogo deverá defrontar o Sporting CP. 

A FIGURA

SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

João Mário – Marcou o golo decisivo do jogo e foi sem dúvida o melhor dos encarnados até quando ficou em campo. Sempre presente na fase de construção do jogo, foi promotor de várias oportunidades ofensivas, infelizmente desperdiçadas pelos companheiros. 

O FORA DE JOGO

SL Benfica x Portimonense SC
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Sapara – O atacante nigeriano partiu como titular pela primeira vez na temporada, contudo, não conseguiu aproveitar a oportunidade. Um pouco por mérito do Benfica, e um pouco por demérito do Portimonense, o atacante ficou muito assombrado, e até fez sentir falta de um jogador mais incisivo como o Luquinha. 

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA 

Roger Schmidt orientou a equipa no seu tradicional 4-2-3-1. Com a ausência de Rafa, castigado, houve espaço para Draxler desde o primeiro minuto, a ocupar o lado esquerdo da zona ofensiva, em eixo com o João Mário e o Chiquinho. Mais recuado Aursnes, em dupla com o Florentino, a garantir um meio campo muito móvel. 

Todavia, a meio do primeiro tempo, o norueguês avançou bastante no relvado, acompanhando todas as ações ofensivas, com o Chiquinho que recuou ligeiramente no meio-campo.

Até, no final da primeira parte, houve momentos em que o Benfica atacou com bem 4 jogadores, com o Grimaldo a descer confortavelmente na lateral esquerda, criando perigo juntamente com os colegas da zona de ataque. 

A única zona que não brilhou do lado benfiquista foi a lateral direita, com Bah e Draxler muito pouco incisivos. O ritmo daquele lado mudou completamente com a entrada no relvado de Neres, que impulsionou mais o ataque, mas mantendo inalterado o sistema tático. 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Vlachodimos (6)

Bah (5) 

António Silva (6)

Otamendi (6)

Grimaldo (6)

Aursnes (6)

Florentino (6)

Chiquinho (6) 

Draxler (5)  

João Mário (7) 

Gonçalo Ramos (5) 

SUBS UTILIZADOS

Musa (-)

João Neves (-)

Neres (-)

H. Araújo (-)

ANÁLISE TÁTICA – PORTIMONENSE SC

Paulo Sérgio apostou num inicial 4-3-3, com a intensão de se projetar rapidamente na zona avançada do campo. Infelizmente, a agressividade e a posse de bola do Benfica, fizeram com que os algarvios passassem rapidamente para um 5-3-2. Todavia, a linha de cinco, que contou com o apoio também Ouatta, não deu os frutos esperados, deixando em vez muito espaço nos últimos trinta metros para as incursões – sobretudo centrais – dos caseiros. 

Na linha de frente, a dupla de ataque, Cariello-Sapara foi impalpável, dando raramente trabalho ao Vlachodimos. Na segunda parte, a entrada de Costa, posicionado na lateral esquerda da zona ofensiva, deu mais tração ofensiva à equipa de Paulo Sérgio, que ganhou ao longo do jogo mais confiança, mas que não foi suficiente para alcançar o empate. 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES 

 Nakamura (6)

Moufi (5)

Relvas (5)

Pedrão Henrique (5)

Seck (4) 

Klishman (5)

Diaby (4) 

Estrela (5)

Ouattara (5)

Yago Cariello (4)

Sapara (4)

SUBS UTILIZADOS

Gonçalo Costa (5)

Jocu (-)

R. Gomes (-)

Matos (-)

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SL BENFICA 

BnR: Não foi possível colocar perguntas ao treinador do SL Benfica, Roger Schmidt. 

PORTIMONENSE SC

BnR: Não foi possível colocar perguntas ao treinador do Portimonense SC, Paulo Sérgio. 

Paola Amore
Paola Amorehttp://www.bolanarede.pt
A Paola nasceu e cresceu na Itália, mas há seis anos foi “adotada” por Lisboa, onde atualmente reside. Formou-se em Comunicação e Jornalismo na Sapienza - Universitá degli Studi di Roma, e atualmente está a tirar uma Pós-Graduação na Universidade Católica Portuguesa em Comunicação e Marketing de Conteúdos. Viu a sua primeira partida de futebol com seis anos e nunca mais parou, decidindo que um dia ia tornar jornalista de desporto, sonho que concretizou aos 21 anos, quando adquiri a sua carteira profissional. Adora ouvir os jogos de futebol no rádio, sobretudo Liga Serie A e Liga Portugal, e adora visceralmente o Alessandro Del Piero. É mais fácil encontrá-la em qualquer estádio ou pavilhão - porque também gosta de vólei e futsal – que não na sua casa!

Subscreve!

Artigos Populares

Ricardo Horta do meio da rua dá vantagem ao Braga em casa do Celtic na Europa League

Ricardo Horta marcou um grande golo a dar vantagem aos arsenalistas. O Braga defronta o Celtic em solo escocês na Europa League.

Carlo Ancelotti anuncia lista de convocados do Brasil: Vinícius Junior e Rodrygo de volta

O selecionador do Brasil, Carlo Ancelotti já divulgou a lista de jogadores que estarão presentes nos amigáveis frente à Coreia do Sul e Japão.

Pânico em Liverpool: Alisson de fora até depois da paragem de seleções

Alisson saiu lesionado da derrota frente ao Galatasaray e estará afastado dos relvados pelo menos até meados de outubro.

Negócio fechado: Sérgio Conceição tem um novo clube na carreira como treinador

Sérgio Conceição é o novo treinador do Al Ittihad. Treinador português está a caminho da Arábia Saudita para assumir o clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Defesa do Sporting na lista do Crystal Palace para reforçar o clube em 2026

Ousmane Diomande não deixou a lista de alvos do Crystal Palace. O defesa é um dos nomes na lista do emblema inglês para o mercado.

Manchester United de Ruben Amorim tem 80 milhões de euros para contratar novo médio e pondera incluir jogador no negócio

O Manchester United quer garantir a contratação de Federico Valverde. Médio representa o Real Madrid e pode deixar o clube.

José Mourinho revela mensagem de Florentino Pérez sobre a sua chegada ao Benfica

José Mourinho revelou que o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, enviou uma mensagem na qual congratulou o treinador.