SL Benfica | Futuro escreve-se com “M” de mudança

- Advertisement -

Para qualquer observador externo, é clara a conturbação que impera para os lados menos luminosos do SL Benfica. O clube vem de duas épocas calamitosas a nível desportivo e comprometedoras para a vertente financeira, que já não aparenta ser tão “saudável” quanto a anterior narrativa fazia crer.

Pelo meio, as eleições de 2020 deram continuidade à presidência de Luís Filipe Vieira, sem colocarem cobro à divisão da massa associativa e adepta, e sem calarem a crescente oposição ao líder imposto das águias.

Contudo, o desnorte prossegue, refletido como a lua nas águas do Mondego em todos os aspetos da vida do clube: no mercado de transferências (pelo menos, até ao momento), na ausência dos prometidos anúncios de parcerias, na necessidade de contenção financeira após o boom de dinheiro (mal) gasto do verão passado, na continuidade “lógica” – nas palavras de Vieira – de Jorge Jesus, na alienação dos sócios, no vazio democrático, na completa carência de comunicação de dentro para fora…

Ninguém de fora do restrito seio da “estrutura” parece saber ao certo (nem com o mais ínfimo grau de convicção) como – e se! – está a ser preparada a próxima época e o futuro a médio-longo prazo do clube. Aliás, não é bem assim. Tal como não se prepara um jogo, prepara-se, sim, a equipa que o vai enfrentar, tal como não se prepara uma guerra, prepara-se, sim, o exército que a vai enfrentar, também não se prepara um futuro, prepara-se, sim, quem o vai enfrentar.

O SL Benfica foi bastante inconsistente ao longo da temporada
O SL Benfica foi bastante inconsistente ao longo da temporada
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Por mais previsões acertadas, um jogo, uma guerra e, sobretudo, um futuro, encerram sempre em si um grau de indefinição e imprevisibilidade que os tornam “impreparáveis” (não existe, mas devia). Será, então, melhor falar na preparação do clube para o futuro do que na preparação do futuro do clube.

É aqui que, de rompante, se insurge com altivez a (dupla) indagação: «o SL Benfica está já ou está a ser preparado para o futuro, carregue ele o que carregar consigo? O SL Benfica está já ou a está a ser dotado de “armas e munições” (que depois devem ser melhor guardadas do que as de Tancos) que lhe permitam enfrentar o futuro de cabeça erguida e sem medo?»

De forma alguma! Isto é, pelo menos de forma aparente. Infelizmente, são mesmo apenas e só aparências que são apresentadas aos sócios e adeptos do clube. As respostas continuam por ser dadas e as questões vão acumulando-se, surgindo em catadupa nas mentes individuais e na mente coletiva dos benfiquistas.

E vai crescendo o nervoso que, de tão crescido, já nem é miudinho. E o futuro vai transformando-se vertiginosa e impiedosamente em presente. E eu, na minha qualidade de benfiquista, confesso que me sinto arrebatado e esmagado por ele…

Artigo revisto por Joana Mendes

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Juventus vê Bernardo Silva como uma das prioridades para o próximo verão

Bernardo Silva termina o atual contrato com o Manchester City no final da época e a Juventus está interessada em abordar o internacional português.

Al Qadsiah vê Julián Quiñones brilhar e goleia Al Fayha de Pedro Emanuel na Liga Saudita

O Al Qadsiah venceu o Al Fayha de Pedro Emanuel na 15.ª jornada da Liga Saudita. Julián Quiñones foi a estrela do encontro.

Andy Robertson junta-se à onda de críticas a Dominik Szoboszlai: «O que ele fez é inaceitável»

Dominik Szoszbolai sofreu mais uma crítica pelo erro descuidado no golo do Barnsley FC na Taça de Inglaterra. Desta vez foi o colega Andy Robertson.

Académica resgata empate na Covilhã na Liga 3 no retomar de um jogo que o nevoeiro interrompeu

A Académica e o Sporting da Covilhã empataram na 16.ª jornada da Liga 3. Esta quarta-feira só se disputou a segunda parte do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Pisa anuncia contratação de avançado que esteve na mira do Benfica

Rafiu Durosinmi deixou o Viktoria Plzen foi apresentado, esta quarta-feira, como reforço do Pisa, atual penúltimo classificado da Serie A.

Benfica tem Maher Carrizo como alternativa a André Luiz e já há preço para o negócio

Maher Carrizo está de volta à lista do Benfica. O extremo direito do Vélez Sarsfield é visto pela águias como alternativa a André Luiz.

Avançado do Leganés com formação do Real Madrid a caminho de Portugal

Andrés Campos pode deixar o Leganés já neste mercado. Imprensa espanhola garante que o avançado pode rumar a Portugal.