SL Benfica | Futuro escreve-se com “M” de mudança

- Advertisement -

Para qualquer observador externo, é clara a conturbação que impera para os lados menos luminosos do SL Benfica. O clube vem de duas épocas calamitosas a nível desportivo e comprometedoras para a vertente financeira, que já não aparenta ser tão “saudável” quanto a anterior narrativa fazia crer.

Pelo meio, as eleições de 2020 deram continuidade à presidência de Luís Filipe Vieira, sem colocarem cobro à divisão da massa associativa e adepta, e sem calarem a crescente oposição ao líder imposto das águias.

Contudo, o desnorte prossegue, refletido como a lua nas águas do Mondego em todos os aspetos da vida do clube: no mercado de transferências (pelo menos, até ao momento), na ausência dos prometidos anúncios de parcerias, na necessidade de contenção financeira após o boom de dinheiro (mal) gasto do verão passado, na continuidade “lógica” – nas palavras de Vieira – de Jorge Jesus, na alienação dos sócios, no vazio democrático, na completa carência de comunicação de dentro para fora…

Ninguém de fora do restrito seio da “estrutura” parece saber ao certo (nem com o mais ínfimo grau de convicção) como – e se! – está a ser preparada a próxima época e o futuro a médio-longo prazo do clube. Aliás, não é bem assim. Tal como não se prepara um jogo, prepara-se, sim, a equipa que o vai enfrentar, tal como não se prepara uma guerra, prepara-se, sim, o exército que a vai enfrentar, também não se prepara um futuro, prepara-se, sim, quem o vai enfrentar.

O SL Benfica foi bastante inconsistente ao longo da temporada
O SL Benfica foi bastante inconsistente ao longo da temporada
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Por mais previsões acertadas, um jogo, uma guerra e, sobretudo, um futuro, encerram sempre em si um grau de indefinição e imprevisibilidade que os tornam “impreparáveis” (não existe, mas devia). Será, então, melhor falar na preparação do clube para o futuro do que na preparação do futuro do clube.

É aqui que, de rompante, se insurge com altivez a (dupla) indagação: «o SL Benfica está já ou está a ser preparado para o futuro, carregue ele o que carregar consigo? O SL Benfica está já ou a está a ser dotado de “armas e munições” (que depois devem ser melhor guardadas do que as de Tancos) que lhe permitam enfrentar o futuro de cabeça erguida e sem medo?»

De forma alguma! Isto é, pelo menos de forma aparente. Infelizmente, são mesmo apenas e só aparências que são apresentadas aos sócios e adeptos do clube. As respostas continuam por ser dadas e as questões vão acumulando-se, surgindo em catadupa nas mentes individuais e na mente coletiva dos benfiquistas.

E vai crescendo o nervoso que, de tão crescido, já nem é miudinho. E o futuro vai transformando-se vertiginosa e impiedosamente em presente. E eu, na minha qualidade de benfiquista, confesso que me sinto arrebatado e esmagado por ele…

Artigo revisto por Joana Mendes

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas no aniversário da morte de Pinto da Costa: «A obra permanecerá para sempre, bem como a nossa gratidão»

O FC Porto publicou uma mensagem de André Villas-Boas no aniversário da morte de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Antigo avançado do Benfica deixa elogios a Hugo Oliveira: «Não era à toa que Marco Silva sempre o ouvia»

Carlos Vinícius, avançado que passou pelo futebol português, deixou elogios a Hugo Oliveira, atual treinador do Famalicão.

Sporting: Dois anos depois da estreia, jovem avançado pode voltar a representar a equipa principal

Rafael Nel jogou apenas 6 minutos naquela que foi a sua estreia e único jogo pela equipa principal do Sporting, no dia 15 de fevereiro de 2024.

Eis os onzes iniciais do CD Nacional x FC Porto

O CD Nacional recebe o FC Porto num encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes iniciais das duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

Marítimo goleia Vizela e consolida liderança e Sporting B continua bom momento com vitória contra o Portimonense: eis os resultados da manhã de Segunda...

Três jogos na Segunda Liga a envolver alguns dos primeiros classificados. Destaque principal às vitórias do Marítimo e do Sporting B.

Alerta central: CD Nacional só tem 2 defesas centrais disponíveis para defrontar o FC Porto

O centro da defesa é a zona que mais preocupação gera no CD Nacional. Madeirenses só têm dois centrais de raiz para o jogo contra o FC Porto.

Vítor Pereira regressa à Premier League e é o novo treinador do Nottingham Forest

Vítor Pereira é o novo treinador do Nottingham Forest. Português é o quarto treinador da época no clube da Premier League.