📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SL Benfica | O Terceiro Anel em tempos de pandemia

- Advertisement -

Ou ainda como era o Terceiro Anel a condicionar o próprio jogo da equipa:

«Nós na altura não éramos gajos muito inteligentes. Nós não sabíamos gerir o jogo, tínhamos de ir para o ataque… Havia uma exigência!… Até porque se não fôssemos caía-nos o Estádio da Luz e o terceiro anel em cima! Logo! Se tivéssemos ali tec tec tec… “Não vais para a frente porquê?” […] Era uma coisa impressionante».

Memórias que atestam bem o peso da importância de uma massa adepta aguerrida e exigente, até implacável muitas vezes. Servindo como filtro meritocrático, o constante debate de ideias é o único caminho fiável na propagação dos sucessos consecutivos. A mais recente manifestação de oposição ao poder vigente no clube, as tarjas exibidas de Norte a Sul do país com a mensagem intrínseca – Rua Vieira! – partilhada por todos, é mais um grito de ordem de um dos rostos da oposição, que há muito se degladia contra as práticas incoerentes e submersivas de uma direção a quem apontam não ser sequer… benfiquista!

Contestação no SL Benfica
Na sequência da entrevista dada pelo Presidente do clube à Benfica TV, a 28 de Fevereiro
Fonte: Página de Facebook – Rua Vieira

E incompreensíveis são as tentativas de sossegar essas mesmas manifestações como se, silenciando a paixão da massa adepta, se resolvessem todos os problemas estruturais do clube. As tarjas, sempre com mensagens incisivas na atualidade encarnada, complementaram-se ao buzinão de 24 de Fevereiro, levando Jorge Jesus a reagir de forma intempestiva, pedindo “carinho” dado os problemas que o plantel tem sofrido com o Covid-19.

Declarações que originaram a mais famosa das tarjas, onde se lia “Queres carinho? Levaste com um Paok?”, num jogo de palavras entre uma das suas recentes declarações em conferência de imprensa e um alusão à eliminação precoce de um dos principais objetivos da temporada.

Os “Rua Vieira” espalharam-se por todas as avenidas, travessas e pracetas, símbolo das mais convictas críticas à direção de Luís Filipe Vieira. Argumenta-se que, ao longo de 17 anos, e apesar de todos os méritos financeiros, da obra construída e da obtenção de um inédito “tetra”, tornaram-se insustentáveis as práticas duvidosas na gestão do clube, manobras financeiras obscuras que geraram desconfiança na opinião pública, abrindo espaço a inúmeras intromissões da justiça no seio da instituição e o que levou à conspurcação do seu bom nome. Nada disso, consideram, é adequado na liderança do maior clube português.

Maior estranheza causa uma evidente aversão a qualquer tipo de diálogo com os adeptos, e a ausência de compromisso para com as responsabilidades inerentes aos cargos que ocupam – não ajuda o refúgio em justificações extra-campo perante o insucesso da equipa, efeito “bola de neve” que termina na consequente maré de revolta.

Apesar disso, a forma pacífica como tem sido feita esta contestação é mais um dos sinais abonatórios para desvendar o real objetivo da massa adepta interveniente, com a ausência de violência a ajudar à credibilização das críticas.

Parece não haver margem para dúvidas: mais uma vez, o Terceiro Anel apenas pretende o bem do Sport Lisboa e Benfica. E mais: é essencial não confundir o clube com quem o governa, porque “nada nem ninguém é maior que o Sport Lisboa e Benfica”..

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica já treinou esta terça-feira e há grande novidade

O Benfica treinou na véspera de receber o Bayer Leverkusen para a Champions League. Amar Dedic está recuperado de lesão.

O tributo do Real Madrid a Diogo Jota e a mensagem de Trent Alexander-Arnold: «Fazes tanta falta…»

O Real Madrid prestou tributo a Diogo Jota e André Silva em Anfield. Trent Alexander-Arnold esteve presente e deixou mensagem.

Paulo Fonseca liga a jogador do Real Madrid para transferência em janeiro

Paulo Fonseca falou com Endrick por telefone. Avançado brasileiro pode ser emprestado pelo Real Madrid ao Lyon em janeiro.

Carlos Ponck vai regressar à Primeira Liga e já tem destino

Carlos Ponck vai ser jogador do AVS SAD. Defesa-central de 30 anos estava livre no mercado, desde a passagem por Israel.

PUB

Mais Artigos Populares

Stefano Pioli despedido da Fiorentina após 0 vitórias em 10 jogos

Stefano Pioli foi despedido pela Fiorentina. Técnico italiano deixa cargo com efeitos imediatos, derivado dos resultados.

Sporting indignado com tentativa de pressão do FC Porto a Fábio Veríssimo: «Situações destas são um claro retrocesso no futebol português»

O Sporting mostra-se indignado pelas notícias que dão conta de uma tentativa de pressão do FC Porto e Fábio Veríssimo.

Boston Celtics perdem em final dramático com Neemias Queta envolvido

Os Boston Celtics perderam em casa com os Utah Jazz por 105-103 na NBA. Neemias Queta não ficou tão bem na fotografia.