SL Benfica x FC Porto | Campeonato ao rubro

Benfica

O SL Benfica e o FC Porto, sabiam que “O Clássico” jogado em plena Sexta-Feira Santa, teria uma importância adicional nas contas pelo título. A jogar em casa, os líderes do campeonato procuravam impor todo o seu domínio coletivo, enquanto os visitantes alimentavam a hipótese de reacender a luta pela liderança da Primeira Liga. O Benfica fez retornar ao onze inicial Florentino Luís, enquanto os visitantes contaram com os regressos de Diogo Costa e do capitão Pepe.

Desde o começo da partida o encontro revelou-se bastante intenso e faltoso, condicionando o ritmo da partida e o espetáculo que teimava em não condizer, com o colorido vindo das bancadas. 

Enquanto as águias tentavam ter bola, os azuis e brancos imprimiam uma pressão acutilante ao portador do esférico, enquanto tapavam a maior parte das linhas de passe disponíveis. Aos 10’ minutos após ser descoberto na direita, Alexander Bah cruzou de forma certeira para o coração da área, Gonçalo Ramos subiu mais alto que Pepe e adiantou os encarnados no “Clássico”, com o golo a ser atribuído posteriormente a Diogo Costa, depois da bola caprichosamente ressaltar da barra para as suas costas, entrando assim na baliza portista. A meio do primeiro tempo, Bah acaba a sua participação na equipa, depois de sofrer uma entrada impiedosa de Mateus Uribe. O lateral direito suíço ainda tentou permanecer em campo, mas acabou por ser substituído por Gilberto.

Aos 37’ minutos da partida, Gonçalo Ramos tem tudo para fazer o segundo golo da partida. Um erro de Matheus Uribe à entrada da área portista, ia custando muito caro ao FC Porto, mas valeu a experiência de Pepe a tirar in extremis o golo ao jovem avançado do Benfica. A partida partiu-se na reta final do intervalo, valendo contra-ataques de ambas as partes. À beira do intervalo gritou-se golo de Manafá, mas o lance foi invalidado por falta de Taremi sobre Vlachodimos. Os portistas protestaram, mas as imagens eram esclarecedoras. Aos 45’ minutos, bela jogada coletiva dos azuis e brancos, com Pepê a matar de peito dentro da área, para o remate fulminante de Uribe, que estabelecia o empate no encontro. Já nos acréscimos da primeira parte, novo golo invalidado ao FC Porto: Wenderson Galeno é descoberto entre linhas, contudo está adiantado em relação a António Silva. Após recurso ao vídeo-árbitro, o golo seria invalidado.

Para o segundo tempo, ambas as equipas mantiveram os mesmos homens em campo. O jogo assemelhava-se aos primeiros 45’ minutos, existindo muita intensidade, muitas paragens, mas pouca fluidez de jogo. Aos 54’ minutos da partida numa jogada em profundidade do FC Porto, Galeno ganha a bola de cabeça numa primeira instância, Otamendi falha o corte e Taremi à entrada da área, rematou sem hipóteses para o fundo da baliza de Odysseas Vlachodimos. Ambas os treinadores mexeram nas equipas, mas o FC Porto mantinha o domínio da partida e poderia ter dilatado o marcador aos 73’ minutos pelo avançado iraniano – Mehdi Taremi isolado na cara de Odysseas, procurou dar o golo a um colega e a bola acaba por ser afastada pela defesa encarnada. O Benfica demonstrava claras dificuldades em penetrar na defensiva azul e branca e só voltou mesmo a rematar enquadrado aos 78’ minutos por intermédio de Chiquinho, permitindo uma defesa fácil e segura a Diogo Costa. Já em período de descontos da segunda parte do encontro, Musa e Gonçalo Ramos desperdiçaram as oportunidades claras de alvejar a baliza contrária. Descobertos no centro da área, não deram o melhor seguimento aos lances e a bola acabou em posse contrária.

O FC Porto venceu novamente o SL Benfica no Estádio da Luz, reduzindo assim para sete pontos a diferença entre primeiro e segundo classificados da Primeira Liga. O campeonato português está ao rubro e promete ter novos capítulos por contar, até existir a coroação do Campeão da época 22/23.

Artigo da opinião de Luís Teixeira.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal em risco de ver reforço de 56 milhões de euros falhar o resto da época por lesão

Noni Madueke lesionou-se no duelo entre o Arsenal e o Chelsea. Extremo vai realizar novos testes e teme uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho.

Esteve perto do Chelsea no verão e é uma opção para suprir lacuna do plantel a custo zero

Mike Maignan continua na lista do Chelsea. O conjunto londrino pondera contratar o jogador a custo zero e aproveitar o fim de contrato com o AC Milan.

Nuno Espírito Santo é um dos 4 treinadores apontados ao West Ham

Nuno Espírito Santo está a ser apontado ao cargo de treinador no West Ham. Hammers entraram com o pé esquerdo na Premier League.

Manchester United de Ruben Amorim pensa em craque do Real Madrid para o próximo verão

O Manchester United pondera avançar para a contratação de Eduardo Camavinga. O médio pode deixar o Real Madrid no verão e é desejado pelos red devils.

PUB

Mais Artigos Populares

Está perto de deixar o Manchester United de Ruben Amorim a custo zero e tem sido convencido por Cristiano Ronaldo a rumar ao Al...

Casemiro deve deixar o Manchester United a custo zero. Cristiano Ronaldo tem tentado convencer o médio a rumar ao Al Nassr e à Arábia Saudita.

Primeira Liga: Já é conhecido o árbitro do Benfica x Rio Ave

O Benfica vai enfrentar o Rio Ave no jogo em atraso para a Primeira Liga. Sérgio Guelho é o árbitro escolhido para o encontro.

Newcastle disposto a pagar mais de 80 milhões de euros por jogador do Barcelona

O Newcastle quer continuar a reformular a equipa. Dani Olmo, internacional espanhol e jogador do Barcelona, é alvo dos magpies para o próximo ano civil.