Rui Costa e o sonho europeu | SL Benfica

Presidente encarnado quer chegar o mais longe possível na Champions e para isso vai reforçar o plantel do SL Benfica.

- Advertisement -

O sonho comanda a vida. Esta frase cliché tantas vezes ouvida para nos dar esperança em algo que queremos muito alcançar, serve também para termos consciência que nada cai do céu e que temos de lutar e dar o nosso melhor para que os nossos sonhos se tornem realidade. Em situações mais extremas, leva-nos a imaginar coisas inatingíveis, mas apetecíveis ao mesmo tempo. É o desejo por algo que muitas vezes só está ao alcance de outros. Esta temporada o SL Benfica está a apostar forte na Liga dos Campeões e Rui Costa já está a “cozinhar” a receita para fazer a melhor prestação de sempre na prova milionária e, quem sabe, chegar à final e vencê-la.

E melhor que ninguém do que o presidente encarnado, sabe o que é vencer a Champions. Conquistou-a como jogador ao serviço do AC Milan em 2003, e talvez seja essa a diferença de ambição em relação ao antigo presidente, Luís Filipe Vieira, que nunca deu um pontapé numa bola. Sim, Vieira prometeu que gostava de dar o título mais importante da Europa ao SL Benfica, mas na última metade do seu mandato a sua política foi vender os melhores jogadores, optando pelo sucesso financeiro em detrimento do desportivo.

António Silva SL Benfica Boavista
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Mesmo nas épocas em que teve plantéis com qualidade para chegar longe na Champions, muitas das vezes nunca entrava a melhor equipa nos jogos que disputava, e eram lançados jovens para ganharem visibilidade. Tudo isso não passou de uma tentativa de valorização de alguns jogadores, e o SL Benfica pagou caro por essa estratégia de marketing, como na temporada em que terminou a fase de grupos com zero pontos.

Com Rui Costa dificilmente isso vai voltar a acontecer. As águias estão a realizar uma grande perfomance na Liga dos Campeões e fizeram a melhor fase de grupos da história do clube. Não perderam qualquer encontro e ficaram em primeiro lugar num grupo onde estavam dois gigantes do futebol europeu, Juventus FC e Paris Saint-Germain FC. Motivos mais que suficientes para pôr o presidente do SL Benfica a pensar que poderá ser possível ir mais além dos quartos de final, o máximo que os encarnados conseguiram alcançar desde 1992, ano em que a competição foi reformulada.

Rui Costa já avisou que neste mercado de inverno não vai sair nenhuma peça fundamental da formação orientada por Roger Schmidt. A ideia é “despachar” os jogadores que não estão a render e fazer contratações cirúrgicas para dar mais qualidade ao plantel, e ter uma equipa ainda mais forte e competitiva capaz de lutar por todas as frentes em que o SL Benfica está envolvido, incluindo a Champions. A fase de grupos já lá vai e agora é tempo de apontar a mira aos oitavos de final, sendo o Club Brugge KV o próximo alvo a abater. O conjunto encarnado sabe que o emblema belga está perfeitamente ao alcance para poder passar à fase seguinte, e, em caso de triunfo na eliminatória, resta fazer figas para que no sorteio dos quartos, a sorte possa sorrir novamente ao clube lisboeta e com isso haja uma nesga de luz em que se vislumbre o caminho para as meias-finais. A partir daí, tudo é possível e o sonho em chegar ao jogo decisivo poderá ser bem real.

Se vai ser difícil lá chegar? Vai. Mas o SL Benfica já demonstrou esta época ser capaz de se bater de igual para igual com adversários mais poderosos. E se mantiver o nível exibicional que tem apresentado e conseguir contratar mais dois ou três jogadores com créditos firmados, Rui Costa e toda a sua estrutura podem pensar em algo grandioso fora de Portugal. Recorde-se que a última final desta competição em que o SL Benfica esteve presente foi já há 32 anos, ainda como Taça dos Clubes Campeões Europeus, ao ser derrotado pelo AC Milan por 1-0. A famosa maldição de Béla Guttmann continua a assombrar a Luz desde 1962, data da última conquista europeia, mas desde que existe este formato, esta será a temporada em que as águias podem voar ainda mais alto na prova e sonhar com a conquista da tão desejada “orelhuda”.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Arne Slot na lista reduzida para orientar seleção que já foi eliminada do Mundial 2026

Os Países Baixos procuram um novo selecionador após a saída de Ronald Koeman. Arne Slot é um dos candidatos.

Atlético Madrid fecha reforço ao PSG por 40 milhões de euros

O Atlético Madrid fechou a contratação de Kang-in Lee ao PSG. Negócio a rondar os 40 milhões de euros.

Sandro Tonali reforça Tottenham numa transferência milionária

O Tottenham oficializou esta segunda-feira a contratação de Sandro Tonali. Médio deixa o Newcastle e junta-se aos Spurs.

Jakub Kaminski na chegada a Portugal para reforçar o Benfica: «Pronto para mostrar as minhas qualidades»

Jakub Kaminski, futuro reforço do Benfica, falou aos jornalistas na chegada a Portugal. Eis o que disse o extremo polaco.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage já tem oficialmente novo clube

Bruno Lage é o novo treinador do Al Diriyah. Técnico português prepara-se para uma experiência na Arábia Saudita.

Incertezas no Campeonato de Portugal: Sacavenense apresentou requerimento na FPF e defende a despromoção do 1.º Dezembro

O Bola na Rede sabe que o Sacavenense vai pedir um parecer esta segunda-feira à FPF, defendendo que tem direito a uma vaga no Campeonato de Portugal.

Eis o que disse o selecionador Stale Solbakken após o Brasil x Noruega

A Noruega venceu o Brasil por 2-1 e apurou-se para os quartos de final do Mundial 2026. Selecionador Stale Solbakken reagiu.