Rui Costa e o sonho europeu | SL Benfica

Presidente encarnado quer chegar o mais longe possível na Champions e para isso vai reforçar o plantel do SL Benfica.

- Advertisement -

O sonho comanda a vida. Esta frase cliché tantas vezes ouvida para nos dar esperança em algo que queremos muito alcançar, serve também para termos consciência que nada cai do céu e que temos de lutar e dar o nosso melhor para que os nossos sonhos se tornem realidade. Em situações mais extremas, leva-nos a imaginar coisas inatingíveis, mas apetecíveis ao mesmo tempo. É o desejo por algo que muitas vezes só está ao alcance de outros. Esta temporada o SL Benfica está a apostar forte na Liga dos Campeões e Rui Costa já está a “cozinhar” a receita para fazer a melhor prestação de sempre na prova milionária e, quem sabe, chegar à final e vencê-la.

E melhor que ninguém do que o presidente encarnado, sabe o que é vencer a Champions. Conquistou-a como jogador ao serviço do AC Milan em 2003, e talvez seja essa a diferença de ambição em relação ao antigo presidente, Luís Filipe Vieira, que nunca deu um pontapé numa bola. Sim, Vieira prometeu que gostava de dar o título mais importante da Europa ao SL Benfica, mas na última metade do seu mandato a sua política foi vender os melhores jogadores, optando pelo sucesso financeiro em detrimento do desportivo.

António Silva SL Benfica Boavista
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Mesmo nas épocas em que teve plantéis com qualidade para chegar longe na Champions, muitas das vezes nunca entrava a melhor equipa nos jogos que disputava, e eram lançados jovens para ganharem visibilidade. Tudo isso não passou de uma tentativa de valorização de alguns jogadores, e o SL Benfica pagou caro por essa estratégia de marketing, como na temporada em que terminou a fase de grupos com zero pontos.

Com Rui Costa dificilmente isso vai voltar a acontecer. As águias estão a realizar uma grande perfomance na Liga dos Campeões e fizeram a melhor fase de grupos da história do clube. Não perderam qualquer encontro e ficaram em primeiro lugar num grupo onde estavam dois gigantes do futebol europeu, Juventus FC e Paris Saint-Germain FC. Motivos mais que suficientes para pôr o presidente do SL Benfica a pensar que poderá ser possível ir mais além dos quartos de final, o máximo que os encarnados conseguiram alcançar desde 1992, ano em que a competição foi reformulada.

Rui Costa já avisou que neste mercado de inverno não vai sair nenhuma peça fundamental da formação orientada por Roger Schmidt. A ideia é “despachar” os jogadores que não estão a render e fazer contratações cirúrgicas para dar mais qualidade ao plantel, e ter uma equipa ainda mais forte e competitiva capaz de lutar por todas as frentes em que o SL Benfica está envolvido, incluindo a Champions. A fase de grupos já lá vai e agora é tempo de apontar a mira aos oitavos de final, sendo o Club Brugge KV o próximo alvo a abater. O conjunto encarnado sabe que o emblema belga está perfeitamente ao alcance para poder passar à fase seguinte, e, em caso de triunfo na eliminatória, resta fazer figas para que no sorteio dos quartos, a sorte possa sorrir novamente ao clube lisboeta e com isso haja uma nesga de luz em que se vislumbre o caminho para as meias-finais. A partir daí, tudo é possível e o sonho em chegar ao jogo decisivo poderá ser bem real.

Se vai ser difícil lá chegar? Vai. Mas o SL Benfica já demonstrou esta época ser capaz de se bater de igual para igual com adversários mais poderosos. E se mantiver o nível exibicional que tem apresentado e conseguir contratar mais dois ou três jogadores com créditos firmados, Rui Costa e toda a sua estrutura podem pensar em algo grandioso fora de Portugal. Recorde-se que a última final desta competição em que o SL Benfica esteve presente foi já há 32 anos, ainda como Taça dos Clubes Campeões Europeus, ao ser derrotado pelo AC Milan por 1-0. A famosa maldição de Béla Guttmann continua a assombrar a Luz desde 1962, data da última conquista europeia, mas desde que existe este formato, esta será a temporada em que as águias podem voar ainda mais alto na prova e sonhar com a conquista da tão desejada “orelhuda”.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela da Amadora anuncia Chilohem Onuoha como reforço para o ataque

Esta quarta-feira, o Estrela da Amadora anunciou a contratação do jovem avançado alemão Chilohem Onuoha, que assina até 2028.

Alverca vai à Bundesliga 2 contratar mais um reforço para o ataque

O Alverca fechou a contratação de mais um avançado. Mathis Clairicia, ponta de lança do Bochum, vai juntar-se ao conjunto do Ribatejo.

Pep Guardiola rendido a internacional português: «Espero que ele possa renovar por vários séculos»

Pep Guardiola é um fã confesso de Bernardo Silva e voltou a mostrá-lo. Técnico encheu o português de elogios após vitória do Manchester City.

Kerem Demirbay deixa o Eyupspor e já tem acordo com novo clube

O Eyupspor anunciou a rescisão do contrato de Kerem Demirbay após meia temporada e o médio alemão já tem acordo com o Kasimpasa.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica acorda empréstimo de Rafael Obrador com opção de compra de 10 milhões de euros e só o Real Madrid pode travar o negócio

O Benfica e o Torino chegaram a acordo para o empréstimo de Rafael Obrador. Cedência contemplará opção de compra de 10 milhões de euros.

Moreirense faz proposta oficial por jogador do Benfica que já esteve perto de sair neste mercado

O Moreirense quer contratar Leandro Santos. Cónegos fizeram proposta ao Benfica para contar com o lateral direito.

Conor Gallagher é oficialmente jogador do Tottenham a troco de 40 milhões de euros

Conor Gallagher deixou o Atletico Madrid após uma temporada e meia e assinou pelo Tottenham a troco de 40 milhões de euros.