Um confronto de primeira: GD Estoril-Praia x SL Benfica

Taça de Portugal, 1.ª mão da Meia Final: quinta feira, 20h15, 11 de Fevereiro de 2021
ANTEVISÃO: TESTE DIFÍCIL PARA A TURMA DA LUZ

 

A pandemia continua a impossibilitar uma vida normal a todos. Um jogo que seria de enchente na Linha entre GD Estoril-Praia e SL Benfica, passa de festa a ocasião de Taça, num silêncio aterrador que possibilita a descoberta do outro lado do jogo – os gritos do treinador, as reclamações ao árbitro ou a intensidade do clima (como a chuvada monumental de ontem em Barcelos).

VISITA DOS ENCARNADOS AO REDUTO DE UM DOS CANDIDATOS À SUBIDA! HAVERÁ TAÇA NO ESTORIL OU O BENFICA CONSEGUIRÁ COLOCAR-SE EM VANTAGEM? APOSTA JÁ EM BET.PT!

O GD Estoril-Praia x SL Benfica tem tudo para ser outro grande jogo de futebol dentro das quatro linhas e o contexto era propício a que acontecesse o mesmo nas bancadas e no exterior do recinto do Estádio António Coimbra da Mota, com a final do Jamor ao alcance de duas boas perfomances. Jorge Jesus já voltou ao banco e promete uma segunda volta melhor do que a primeira. Do outro lado, Bruno Pinheiro, que promete “seis ou sete alterações” devido à acumulação de jogos, chega a esta fase depois dum progresso imaculado ao comando dos canarinhos, com vitórias consensuais em campos de Primeira Liga – avançou três eliminatórias ultrapassando primodivisionários – e um futebol que faz furor no universo futebolístico português.

A má fase na Segunda Liga, com dois empates e duas derrotas nos últimos quatro jogos, não apaga o que de bom já foi feito pela equipa. Um rendimento superlativo que ajuda a elevar algumas das figuras a destaques no campo mediático: Miguel Crespo, Gamboa ou Aziz, o melhor finalizador do conjunto com dez golos em 19 jogos (o guineense é ausência confirmada, assim como Harramiz). Os dois primeiros são lanças apontadas à baliza que deverá ser entregue a Helton Leite, como tem sido norma em contexto de Taça.

Da Luz vem um conjunto a precisar de várias lufadas de ar fresco – um bom resultado na Amoreira, a realizar-se, ajudaria à reabilitação anímica e a um alívio do calendário, permitindo encarar a segunda mão como oportunidade para gerir os índices físicos. Algo que muito dificilmente acontecerá, dada as pobres demonstrações futebolísticas habituais , que se contrapõem com o excelente nível adversário – ao contrário de 2016/17, há possibilidades reais do GD Estoril Praia atingir, pela segunda vez na sua história, a final do Jamor. Mantenha-se a competência apresentada até aqui e a surpresa pode perfeitamente acontecer.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O GD Estoril x SL Benfica é, ainda hoje, o confronto com maior diferença de golos numa final do Jamor: 0-8 em 1943/44, com cinco golos de Rogério Pipi.
  2. Para chegar às meias-finais, o GD Estoril eliminou Sertanense FC (0-4), Lusitano de Évora (5-0), Boavista FC (2-1), Rio Ave FC (1-2) e CS Marítimo (1-3 a.p.).
  3. Os homens da linha repetem o feito de 2016-17 (quando também defrontaram o SL Benfica), sendo estas as duas maiores caminhadas na Taça depois da final de 1943/44.
  4. Depois da vitória no Estádio dos Barreiros, contam-se duas derrotas consecutivas dos canarinhos na Segunda Liga (Arouca e Académica), o que valeu a queda para o segundo lugar da tabela classificativa.
  5. O GD Estoril é o segundo melhor ataque (29) e a melhor defesa (13) da Segunda Liga.
  6. A derrota com a Académica (1-2) foi a primeira no António Coimbra da Mota em 2020/2021.
  7. Em 62 confrontos, uma única vitória caseira dos canarinhos frente aos encarnados: a 1 de Dezembro de 1946, com 6-3 no placard.
  8. O SL Benfica soma três derrotas contra equipas de escalão inferior no seu historial da prova rainhaVitória FC em 1960/61 (4-1 em Setúbal), Gondomar SC em 2002/03 (0-1 na Luz) e Varzim SC em 2006/07 (2-1 na Póvoa).
  9. Pizzi pode igualar Fernando Chalana no número de jogos de águia ao peito (311); Continua empatado com Mats Magnusson em relação a golos marcados em provas oficiais (87).
  10. Jorge Jesus perdeu (2-0) na última vez que visitou a Amoreira – era treinador do Sporting. Como técnico encarnado, tem três vitórias em três jogos.

JOGADORES A TER EM CONTA

Miguel Crespo (GD Estoril)– Das boas prestações com a camisola do Merelinense FC às poucas oportunidades nos sub-23 do Sporting de Braga, havia algo mais para confirmar quanto aos talentos de Miguel Crespo, trazidos para a ribalta à boleia da positiva ideia de jogo do sistema de Bruno Pinheiro.

Intérprete máximo do 4-4-2 canarinho, é ele o farol ofensivo da equipa e o elemento que permite variar para 4-3-3, baixando junto do duplo pivot. As capacidades mentais já referidas pelo treinador, como disciplina e concentração máximas em todos os momentos,  transparecem integralmente no seu estilo de jogo voluntarioso. Miguel mostrou-se definitivamente ao grande público com a exibição na Madeira, onde foi uma das figuras na grande vitória estorilista.

Pedrinho (SL Benfica) – O fantasista brasileiro deverá ter nova oportunidade depois das boas indicações na Reboleira, no jogo dos quartos-de-final. A partir da direita ou em zona central, oferece à equipa doses industriais de criatividade, material de extrema necessidade desde que a dupla atacante se cingiu à explosividade física da parelha Darwin-Seferovic.

XI`S PROVÁVEIS

GD Estoril Praia: Thiago Rodrigues; Carles Soria, Hugo Basto, Hugo Gomes e Joãozinho; Gamboa, Loreintz Rosier e Miguel Crespo; André Vidigal, Murilo e André Clóvis.

Treinador: Bruno Pinheiro

«O Benfica é favorito, como era o Rio Ave, o Boavista e o Marítimo. Sabemos disso, mas temos vontade de fazer um bom jogo, diminuir essas probabilidades, proporcionar um bom espetáculo e, se possível, sair vitoriosos. O Benfica é favorito, mas vai ter de o mostrar em campo e estou certo de que o Estoril vai ter os seus momentos»

SL Benfica: Hélton Leite; Diogo Gonçalves, Otamendi, Vertongen, Nuno Tavares; Weigl, Pizzi, Pedrinho e Everton; Gonçalo Ramos e Darwin.

Treinador: Jorge Jesus

“O Estoril é uma equipa com uma ideia de jogo interessante”

PREVISÃO DE RESULTADO: GD ESTORIL 1 X 2 SL BENFICA

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Alemanha e Suécia ganham no Euro 2025: Eis os resultados do dia

O Euro 2025 já arrancou e houve novos jogos. Alemanha bateu a Polónia por 2-0 e a Suécia venceu a Dinamarca pela margem mínima.

Hércules herói: Fluminense elimina Al Hilal e é o primeiro semifinalista do Mundial de Clubes 2025

O Fluminense venceu o Al Hilal e avançou para as meias de final do Mundial de Clubes 2025. Rúben Neves e João Cancelo eliminados.

Boavista inscreve-se na Liga 3 e espera decisão da FPF

O Boavista pretende entrar na Liga 3. Axadrezados entregam documentos necessários e espera pela decisão da FPF.

Atenção, Benfica: AS Roma avança por Kokçu que já tinha convencido José Mourinho

A AS Roma está interessada em contratar Orkun Kokçu ao Benfica. Italianos entram em contacto por médio das águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Taça da Liga: Quem joga contra quem e qual é o caminho até à final?

A Taça da Liga 2025/26 vai realizar-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Vê todo o emparelhamento da competição.

Quando serão os dérbis e clássicos na Primeira Liga 25/26?

O sorteio da Primeira Liga para a temporada 2025/26 já é conhecido. Vê quando serão todos os dérbis e clássicos.

Allan Saint-Maximin lança bomba contra o Fenerbahçe: «Quando fiquei lesionado, deram-me um tratamento que quase foi considerado doping»

Allan Saint-Maximin deixou acusações graves contra o Fenerbahçe. O avançado acusou a equipa turca de ameaças e de o ter tentado dopar.