Um olho na Luz e outro no Dragão | Benfica x Alverca

- Advertisement -

Primeira Liga, 21.ª jornada: domingo, 8 de fevereiro de 2026, 20h30.

A ANTEVISÃO: AO BENFICA SÓ A VITÓRIA INTERESSA PARA CONTINUAR NA CORRIDA PELO TÍTULO. ALVERCA QUER PONTUAR NA LUZ

Afinal ainda há esperança no título de campeão nacional. Com a derrota do FC Porto frente ao Casa Pia, o Benfica ficou a nove pontos da liderança, e pode ficar a seis caso o Sporting vença os dragões no clássico de amanhã. Mas primeiro terá de ultrapassar o Alverca, e só depois é que pode começar a olhar para o que se vai passar no Estádio do Dragão. Não será um jogo fácil para o conjunto encarnado, quando sabe que esta época já perdeu seis pontos no seu estádio contra equipas de menor dimensão, e por isso está na posição que está na tabela. Não deixa de ser um facto curioso o Benfica ser terceiro e ainda não ter perdido um único encontro na Liga.

José Mourinho saberá as linhas com que se cose e terá avisado os seus jogadores que não se pode facilitar nos jogos em casa. Perder mais pontos é proibido, perder no seu próprio reduto então é proibidíssimo. Após o triunfo épico frente ao Real Madrid, o empate com o Tondela fez esmorecer um pouco a moral com que vinham desse embate na Liga dos Campeões. Só a conquista dos três pontos diante dos alverquenses pode voltar a pôr um sorriso na águia, e continuar a sonhar com a ida ao Marquês em maio. O onze que o special one irá apresentar não deverá andar muito longe do que tem sido os anteriores, até porque podem existir uma ou duas mudanças.

No lado direito da defesa Amar Dedic é ainda uma dúvida, mas será novamente Zidane Banjaqui a começar de início. Em relação ao eixo defensivo tem havido rotatividade nos últimos jogos entre Tomás Araújo e António Silva, sendo que desta vez o número 44 seja a hipótese mais forte em fazer dupla com Nicolás Otamendi. Quanto ao lado esquerdo do ataque existem agora mais opções. Além de Andreas Schjelderup, há também Sidny Cabral, Bruma e Rafa. No entanto, o técnico natural de Setúbal deverá continuar a apostar no extremo norueguês. Samuel Soares, Alexander Bah, Nuno Félix, João Veloso e Richard Ríos continuam de fora por lesão. Quem está muito perto do regresso é Dodi Lukebakio. O extremo direito belga está na fase final da recuperação e já trabalha com bola no relvado.

O Alverca ocupa a 10.ª posição do campeonato e vai tentar causar uma surpresa no Estádio da Luz. A formação ribatejana, tal como o Benfica, vem também de um empate, mas não vence há duas jornadas. Antes dessa divisão de pontos com o Estrela da Amadora, saiu derrotado de Braga com uma goleada por 5-0. O treinador alverquense, Custódio Castro, sabe das dificuldades que vai encontrar, mas mesmo assim não vai alterar a sua filosofia de jogo. O Alverca vai entrar no ninho da águia com o seu 3-4-3 habitual.

Em relação ao onze irá haver duas alterações. O guarda-redes André Gomes está emprestado pelos encarnados e fica riscado da partida. Matheus Mendes é o escolhido para a baliza, sendo que André Paulo, da equipa B, possa também alinhar de início. No meio-campo Davy Gui é o principal candidato a ocupar a vaga deixada por Alex Amorim. O médio brasileiro foi transferido para o Génova por oito milhões de euros, a maior venda da história do clube. De fora por lesão estão Tomás Mendes, Stéphane Diarra e Sabit Abdulai. O avançado Sandro Lima está em dúvida na lista de convocados.

O Benfica venceu o Alverca por 1-2 no encontro da primeira volta. Agora perante os seus adeptos, os encarnados são ainda mais favoritos e vão entrar com tudo para cima da equipa ribatejana. Mas o respeito pelo adversário também é muito bonito, e os fantasmas dos empates e dos golos sofridos nos descontos podem sempre voltar a pairar sobre os céus da Luz. O Alverca sabe disso e vai querer aproveitar todas as oportunidades que tiver para ferir a águia. O árbitro da partida será Bruno Costa, da Associação de Futebol de Viana do Castelo.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Benfica e Alverca já se defrontaram 13 vezes em todas as competições. Nove vitórias para os encarnados e três triunfos para os alverquenses.
  2. Nesses 13 jogos, o clube lisboeta marcou 26 golos e o emblema ribatejano 15.
  3. O único triunfo do Alverca na casa das águias aconteceu na época 2000/2001, com uma vitória por 0-2.
  4. O resultado mais comum no Estádio da Luz entre os dois conjuntos é o 2-0 e o 3-2.
  5. O Alverca tem quatro derrotas nos últimos 10 jogos.
  6. A formação orientada por José Mourinho é agora a única equipa que ainda não perdeu para o campeonato.
  7. O conjunto alverquense voltou ao principal escalão do futebol português 21 anos depois.
  8. O Benfica conta com uma média de 1,74 golos por jogo esta temporada em todas as competições.
  9. Foi no Alverca que despontou um dos símbolos da história do Benfica, Pedro Mantorras.
  10. A primeira vez que Benfica e Alverca se defrontaram foi no ano de 1985. Vitória dos encarnados por 0-2.

JOGADORES A TER EM CONTA

Andreas Schjelderup Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Andreas Schjelderup – Esteve com um pé fora da Luz para ser emprestado ao Maiorca. Mas depois da noite de sonho na Liga dos Campeões com um bis ao Real Madrid, o extremo esquerdo norueguês acabou mesmo por ficar no Benfica. Schjelderup tem vindo a ganhar o seu espaço no onze, depois de várias semanas José Mourinho ter apostado em Sudakov para o seu lugar. Os seus números podem não impressionar, apenas quatro golos e três assistências em 27 jogos, mas nota-se que está um jogador diferente. Será por a concorrência estar a aumentar na sua posição? Talvez. E isso não beneficia só o jogador, mas também o resto da equipa.

Marezi Alverca
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Marezi – É o melhor marcador da equipa com seis golos. O sérvio de 22 anos está a cumprir a sua primeira época em Portugal, ele que foi emprestado ao Alverca pelo Almería. Marko Milovanovic, mais conhecido no mundo do futebol por Marezi, é um ponta de lança de grande envergadura, com quase dois metros de altura e 90 quilos. Mesmo assim, mostra grande mobilidade no ataque e os seus movimentos fazem muitas vezes lembrar Viktor Gyokeres. Sabe jogar de costas para a baliza e finaliza com alguma facilidade.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin; Banjaqui, Tomás Araújo, Otamendi e Dahl; Aursnes, Leandro Barreiro e Sudakov; Prestianni, Schjelderup e Pavlidis

Treinador: José Mourinho

«Espero o Alverca igual a todas as equipas que vêm ao Estádio da Luz. A jogar para não perder, bem organizado, a dificultar uma equipa que quer ganhar. É uma equipa que tem a tranquilidade dos pontos e que joga com qualidade. Depois do último resultado só a vitória interessa e é o único resultado que nos pode fazer entusiasmar com o clássico de segunda-feira. Sem a vitória aqui, o clássico não nos interessa. Quanto ao estado do relvado, penso que se há campo onde se vai poder jogar é o Estádio da Luz».

Alverca: Matheus Mendes; Naves, Sergi Gómez e Meupiyou; Touaizi, Lincoln, Davy Gui e Chissumba; Chiquinho, Nuozzi e Marezi

Treinador: Custódio Castro

«Apesar da dificuldade e da grandeza do adversário, cabe-nos ter motivação e ambição para tentarmos fazer o que ainda ninguém fez, inclusive o Real Madrid, que também não o conseguiu e é, se calhar, uma das melhores equipas do mundo. Temos de apresentar as mesmas armas que tivemos nos últimos jogos. Sabemos que o estádio é grande e muitos dos nossos jogadores vão jogar na Luz pela primeira vez. Já deixei o alerta para não se espantarem com o estádio e com o adversário, e que acreditem muito naquilo que podem fazer no jogo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 3-1 Alverca

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Lionel Messi estreia-se a marcar em 2026 em particular contra o Barcelona… do Equador

Lionel Messi marcou o primeiro golo do ano civil. Inter Miami empatou em particular contra o Barcelona SC do Equador.

PSG prepara proposta de 100 milhões de euros para juntar mais um avançado ao plantel

O PSG quer fechar a contratação de Yan Diomande. Avançado do RB Leipzig tem custo de 100 milhões de euros.

Paulinho estreia-se a marcar em 2026 no empate do Toluca contra o Cruz Azul

O Toluca empatou com o Cruz Azul na quinta jornada da Liga Mexicana. Paulinho marcou pela primeira vez este ano.

Luke Shaw e o sucesso de Michael Carrick: «Sabe bem o que significa o Manchester United»

Luke Shaw deixou fortes elogios à gestão de Michael Carrick, numa altura em que seguem com quatro vitórias em quatro jogos sob o comando do inglês.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola rendida a Marc Bernal: «Nasceu uma estrela»

Com apenas 18 anos, Marc Bernal estreou-se a marcar pelo Barcelona durante a vitória por 3-0 do passado sábado, diante do Maiorca.

Equipa jurídica de Diogo Leite desmente acordo com a Lazio

O diretor desportivo da Lazio falou num acordo com Diogo Leite. Equipa jurídica do central desmentiu um entendimento com os italianos.

Jogador do Real Madrid alvo de críticas: «Está a mostrar um nível muito baixo»

Franco Mastantuono tem sido alvo de críticas pelo rendimento no Real Madrid. Titularidade do extremo questionada em Espanha.