Um passo e “meias”

- Advertisement -

paixaovermelha

Ontem, ao ver o Chelsea-PSG e o Borussia Dortmund-Real Madrid, apercebi-me da dimensão dos jogos europeus. São de outro nível, de outra categoria. A intensidade de ambos os jogos foi tal que os meus olhos eram obrigados a saltar de ecrã em ecrã a cada segundo, em busca da jogada mais perigosa.

É certo que o Benfica não joga, neste momento, entre a elite do futebol europeu. Mas, ainda assim, a Liga Europa é vista por milhares de pessoas e tem um grau de prestígio bastante elevado.

Como sabemos, na passada semana, na Holanda, o Benfica foi vencer ao terreno do AZ Alkmaar por 0-1, deixando assim uma enorme via aberta para seguir em frente na competição. E quando se fala em seguir em frente fala-se em meias-finais. Logicamente, ninguém pode descurar uma meia-final de uma competição europeia, seja ela qual for. Já fomos longe de mais na Liga Europa para não termos, pelo menos, o sonho de conquistar este troféu. Principalmente se olharmos para os restantes adversários, que, não tenho qualquer dúvida, estão todos dentro das nossas capacidades – sim, até a Juventus.

A vantagem que trouxemos de Alkmaar é boa e permite à equipa entrar em campo confortável e tranquilamente. Porém, como a história do futebol teima em nos avisar, não é novidade para ninguém que este tipo de vantagens pode ter um efeito contrário ao esperado. Relaxar não é sinónimo de abrandar, mas no futebol bem podia ser. Os jogadores do Benfica não podem dar a passagem às meias-finais como adquirida e muito menos desvalorizar o adversário holandês. Que o exemplo da eliminatória frente ao Tottenham tenha servido de lição: depois do magnífico 1-3 em White Hart Lane, era completamente desnecessário o sofrimento do jogo da Luz.

O Tottenham chegou a assustar na Luz Fonte: Reuters
O Tottenham chegou a assustar na Luz
Fonte: Reuters

Com Fejsa e Rúben Amorim em dúvida para o jogo e com Maxi Pereira e Nico Gaítan castigados (acumulação de amarelos) Jorge Jesus terá algumas dúvidas na construção do onze inicial, sabendo ainda de antemão que no próximo domingo há uma partida extremamente decisiva para a conquista do título nacional, frente ao Arouca. Não sei até que ponto o treinador encarnado irá manter a habitual rotação dos jogadores, mas o que é certo é que, jogue quem jogar, a mentalidade só pode ser uma: vitória.

Do nosso adversário não esperem qualquer tipo de facilidade. Aliás, desconfiei imenso das palavras de Dick Advocaat, treinador do Az Alkmaar, quando afirmou o seguinte na conferência de imprensa de antevisão do jogo: “Vi meia hora do jogo do Benfica (frente ao Rio-Ave) e chegou! Devemos ter bastantes oportunidades”.

O tom irónico, valorizando em demasia a equipa do Benfica, não pode ser levado a sério. Até porque alguém acredita que seja essa a mensagem do treinador para o balneário do AZ? Claro que não. Eles vão dar tudo, e nós temos a obrigação de estar preparados.

Exijo um Benfica ambicioso, personalizado e com muita, muita atitude.

Volto a sublinhar: é uma meia-final europeia que está em jogo. E mais não digo.

Pedro Beleza
Pedro Beleza
Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica anuncia renovação de Anísio Cabral até 2031

O Benfica anunciou a renovação do contrato com Anísio Cabral. O jovem avançado fez 18 anos neste domingo.

Luis Enrique fala em ruído em torno do PSG e dá sugestão: «Talvez joguemos sem guarda-redes»

Luis Enrique fez a antevisão do AS Mónaco x PSG da Champions League. Treinador falou do ruído em torno da equipa.

João Neves elogia colega de equipa a antevê AS Mónaco x PSG: «É um jogo como outro qualquer»

João Neves fez a antevisão do AS Mónaco x PSG, da primeira-mão dos playoffs da Champions League. O médio português elogiou também Marquinhos.

Eduardo Camavinga responde ao Bola na Rede: «Tenho uma boa relação com o Carreras»

Eduardo Camavinga esteve presente na sala de imprensa do Estádio da Luz para realizar a antevisão. Médio respondeu ao Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Colega de Neemias Queta elogia o português e garante: «Ele tem mais potencial e eu quero extrair isso dele»

Jaylen Brown deixou muitos elogios a Neemias Queta. Jogador é colega do poste português nos Boston Celtics.

Ivan Cavaleiro é reforço do FC Zurique

O FC Zurique anunciou a contratação de Ivan Cavaleiro. O avançado internacional português de 32 anos assinou a custo zero com a equipa suíça.

Morreu Mariana Rocha, jogadora do Clube Futebol Benfica

O Clube Futebol Benfica confirmou a morte de Mariana Rocha. A média de 22 anos partiu nesta segunda-feira.