Um pobre campeão na Liga Milionária

sl benfica cabeçalho 1

Nesta época, o Benfica iniciará mais uma caminhada na Fase de Grupos da UEFA Champions League, participando nesta fase da competição pela oitava época consecutiva, e pretenderá continuar a fazer história depois de, na época passada, ter passado a fase de grupos pela segunda vez consecutiva pela primeira vez na sua história.

No entanto, não consigo analisar as possibilidades do Benfica nesta edição da Champions sem antes fazer referência a algo que não me deixa indiferente: à desigualdade cada vez maior que existe na Liga Milionária (e que, cada vez mais, faz jus a esta alcunha).

No formato antigo (Taça dos Campeões Europeus), participavam apenas os campeões nacionais dos respectivos países na competição. Com a mudança de nome e de formato em 1991, os países mais cotados no ranking ganharam o direito de terem mais representantes na competição. A partir da próxima temporada, os quatro países melhor classificados no ranking da UEFA terão direito a ter quatro clubes com entrada direta na Fase de Grupos da Champions.

É por estas e por outras que muitas equipas do passado já não se mantêm no presente. Se formos analisar bem as coisas, o facto de o Benfica ter estado presente no Pote 1 do sorteio é mais um sinal dessa desigualdade. O facto do Pote 1 ser o pote dos campeões é areia para os olhos. Enquanto o Benfica é um pobre campeão, o Pote 2 tem clubes como o Barcelona, o Atlético de Madrid, o PSG e o Manchester United e até mesmo o Pote 3 tem clubes que impõem respeito. Como diria um antigo treinador encarnado, o fair-play é uma treta.

Cada vez mais o lucro se sobrepõe ao fair-play na competição Fonte: Blogue 1904epluribusunum
Cada vez mais o lucro se sobrepõe ao fair-play na competição
Fonte: Blogue 1904epluribusunum

Mas agora vejamos outra coisa, será que a brutal diferença de orçamentos e esta desigualdade que se vai acentuando cada vez mais significa que teremos de abordar a Liga dos Campeões como uma competição secundária? Nem pensar isso! Porque quando falamos do Sport Lisboa e Benfica, falamos de um clube com reputação e prestígio a nível mundial, falamos de um clube que tem duas Taças dos Campeões no seu museu. Logo, qualquer abordagem leviana à competição, será uma falta de respeito para com a história do clube.

Em relação ao nosso grupo nesta edição da Champions, é certamente um grupo onde temos as nossas hipóteses. Uma das coisas que me agrada, é o facto de termos quatro jogos em casa. Sim, quatro, porque eu estou convencido que em Basileia haverá mais adeptos do Benfica do que do clube da casa no St. Jakob-Park.

No entanto, ao verificar o nosso plantel, cheira-me que infelizmente, nesta época teremos novamente um Benfica de “consumo interno”. Ao contrário da maioria dos Benfiquistas, eu não achava que o Benfica precisava de reforçar mais a defesa (excepto na posição de lateral-direito), mas sim o meio-campo. Creio que necessitávamos de reforçar o miolo com um ou dois jogadores de grande capacidade física, que dessem músculo à equipa. Pois acho que necessitamos de um plantel mais equilibrado entre a componente técnica (que temos de sobra) e a componente física. Na minha opinião, um dos motivos pelo qual o Real Madrid se reafirmou como a melhor equipa do mundo, foi porque Zidane soube encontrar esse equilíbrio ao apostar em jogadores como o Casemiro.

Seja como for, esta equipa estará pronta para as batalhas. Não importa qual for o adversário, teremos de o encarar de frente, sem medo. Os nossos adeptos irão encher as bancadas e esperarão que os jogadores em campo suem a camisola e dignifiquem o símbolo que carregam no peito.

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por: Pedro Couto

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Wolverhampton de Vítor Pereira faz proposta de 20 milhões de euros por revelação da La Liga

O Wolverhampton continua a procurar reforçar o plantel. Christantus Uche, médio do Getafe, é alvo do emblema orientado por Vítor Pereira que já fez uma proposta de 20 milhões de euros ao Getafe.

Palmeiras de Abel Ferreira define alvo para render Richard Ríos e pode desfalcar treinador português na Premier League

O Palmeiras está de olho no mercado de médios. Abel Ferreira quer substituir Richard Ríos e tem Andreas Pereira como alvo para os próximos dias. Ainda assim, até ao momento ainda não foi feita qualquer abordagem oficial.

Arsenal quer acertar saída de Jakub Kiwior para fazer investida por defesa avaliado em 60 milhões de euros

O Arsenal vai atacar a contratação de Piero Hincapié. O clube da Premier League quer negociar o jogador abaixo dos 60 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Farense prepara sucessão de Ricardo Velho e fecha guarda-redes sueco que estava a jogar em Itália

O Farense está em vias de garantir a contratação de Jakob Tannander. O guarda-redes sueco de 25 anos vai assinar a custo zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Antiga glória do Machester United critica jogador contratado por Ruben Amorim: «Não se encontra nem perto da melhor forma»

Gary Neville deixou críticas a Benjamin Sesko, avançado que chegou ao Old Trafford no presente mercado de transferências. O antigo defesa admitiu que o avançado não se encontra em forma.

Casa Pia volta a emprestar antiga promessa do Celta de Vigo

O Casa Pia decidiu emprestar novamente Raúl Blanco, desta vez ao Alcorcón. O jogador fez a sua formação no Celta de Vigo, onde foi considerada uma jovem promessa.

Tiago Djaló vai deixar a Juventus e há um interessado no central

Tiago Djaló pode deixar a Juventus neste mercado de transferências. O Besiktas está muito interessado no português. O central deverá abandonar Turim a título definitivo.