Uma linguagem nossa

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

A definição da mesma palavra, o seu significado prático, independentemente do conteúdo descritivo previsto no dicionário, pode ser totalmente distinta tendo em conta o contexto social e cultural da sua aplicação – a prática fixa o significado real e, por vezes, uma reduzida distância geográfica é bastante para destrinçar grandes diferenças. As massas aceitam, de bom grado, essa definição, inconscientemente influenciadas, tanto pelo hábito de a ouvirem, da sua utilização corrente e generalizada, como pela visibilidade e notoriedade de quem a sistematicamente repete.

Para os benfiquistas, por exemplo, a definição futebolística da palavra “suplente” alterou-se radicalmente. Hoje em dia, ser “suplente” do Benfica – tal como “português” ou “jovem” ou “Éder” – é cabalmente diferente do que era há pouco mais de um ano: a sua abrangência aumentou; o seu conteúdo segregador e depreciativo perdeu-se. O jogador, possuindo as competências necessárias, demonstrando-as no campo, em treino e competição, pode sempre sonhar, nesta vida e não noutra, pode sempre tornar-se protagonista.

É algo facilmente verificável pela mão cheia de factos e feitos recentes, recordados, certamente sem esforço, pelas boas memórias (ou será antes pelas memórias de boa-fé?). Muitos daqueles que, anteriormente, sobreviviam no plantel, acossados por um estigma subtractivo, desvalorizados e passivos, já conquistaram o estatuto que as suas qualidades autorizaram; converteram-se mesmo indispensáveis na senda pelos objectivos colectivos.

Fonte: SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Esta é a parte visível e prática do discurso de Rui Vitória, homem competente e inteligente (perto da relva e do microfone), capaz de abdicar, logo à partida e em definitivo, de (pre)conceitos antiquados e impróprios – deixou cair o perpetuamente injusto “eu” e introduziu o “nós”, tornando-o na base dum léxico colectivo. Quando alguém questiona a razão de se pagar 22 milhões por um “suplente”, esse alguém – que fala outra língua – falha o alvo; a pergunta, no preciso momento em que atravessa a estrada, perde por completo o seu sentido.

No Benfica, um “suplente” não é, necessariamente, somente um “suplente” – e para que se perceba melhor: porque pode, simplesmente, ser “titular”, amanhã ou depois. Porém, se realmente estiver, de momento, a “suplente”, convém que, ao entrar em campo, deixando de o ser na extensão primária do termo, acrescente algo, ao invés de subtrair, marcando, por exemplo, alguns golos decisivos, na Liga dos Campeões ou no campeonato – como, de resto, foi conseguido pelo avançado “suplente” Raul Jimenez, o que justifica, plena e conscientemente, o investimento agora em si efectuado. Para responder à tal pergunta, disponibilizando-me, com todo o prazer, para servir de intérprete, diria que neste Benfica um “suplente” pode ser comprado por 22 milhões porque, na verdade, um “suplente” neste Benfica pode valer aquilo que o seu trabalho definir (e, quem sabe, até ser vendido por 25).

Na génese deste texto, esteve o desafio de um colega do Bola na Rede para que opinasse sobre quem deveria ser titular no Benfica, neste início de época, nomeadamente, em algumas posições onde parecem existir ainda algumas incertezas. André Almeida ou Nelson Semedo? Grimaldo ou Eliseu? Sinceramente, por mim, tanto faz. No Benfica, vejo um plantel disponível, comprometido e competente, onde cada elemento é uma verdadeira opção – e não só virtual. Joga quem estiver melhor. O que importa, no final, é a vitória no jogo e na competição.

Foto de capa: SL Benfica

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa Espanhola avisa o Benfica: Regresso de José Mourinho ao Real Madrid «não é brincadeira»

Os rumores que apontam José Mourinho como um dos favoritos a suceder Álvaro Arbeloa foram confirmados pelo jornal Marca.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «O Sporting tem 4,5,6 jogadores que atacam a profundidade e eu queria que os nossos médios controlassem...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Sporting. O treinador encarnado respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francesco Farioli e o peso do triunfo do FC Porto: «São apenas três pontos a mais e um jogo a menos, nada mais»

Francesco Farioli analisou o duelo entre FC Porto e Tondela, no Estádio do Dragão, a contar para a 30.ª jornada da Primeira Liga.

Gonçalo Feio analisa derrota frente ao FC Porto e revela conversa com Pietuszewski: «Disse-lhe que está num contexto para crescer e continuar assim»

Gonçalo Feio analisou o duelo entre FC Porto e Tondela, no Estádio do Dragão, a contar para a 30.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Manso após a derrota no Dragão: «Se ganhássemos hoje também não nos salvávamos»

Tiago Manso analisou o duelo entre FC Porto e Tondela, no Estádio do Dragão, a contar para a 30.ª jornada da Primeira Liga.

Braga marca aos 90+9′ e evita derrota com o Famalicão na Primeira Liga

O Braga empatou em casa com o Famalicão (2-2) na jornada 30 da Primeira Liga. Ricardo Horta marcou golo aos 90+9' minutos.

Eis os 5 destaques do FC Porto x Tondela

O FC Porto venceu o Tondela por 2-0 no Estádio do Dragão. Confere os destaques do encontro da 30.ª jornada da Primeira Liga.