Uma Luz ao fundo do túnel | Benfica x Nápoles

- Advertisement -

Champions League, 6.ª jornada. Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, 20h00.

A ANTEVISÃO: SÓ A VITÓRIA INTERESSA AO BENFICA SE QUISER CONTINUAR A SONHAR COM APURAMENTO

O Natal é a época dos presentes, da união e da alegria, e das famosas rabanadas. Mas também uma época de esperança e fé. E é com essa fé e esperança que o Benfica terá de encarar o desafio de hoje frente ao Nápoles. Só a vitória permite à águia sonhar com a continuidade nesta edição da Liga dos Campeões. Tudo o que seja diferente da conquista dos três pontos, é sentenciar praticamente a sua participação na prova milionária. Pela frente terá um adversário complicado, que joga um futebol atrativo e é comandado por um treinador experiente, Antonio Conte. O técnico italiano vai reencontrar José Mourinho, eles que nem sempre tiveram uma boa relação, quezílias que já vêm desde os tempos da Premier League. Este duelo marca também o regresso do ex-benfiquista David Neres a uma casa que tão bem conhece.

José Mourinho vai apresentar o mesmo onze que alinhou no dérbi com o Sporting da última sexta-feira. O empate com os leões mostrou coisas positivas, e há que dar seguimento ao que de bom se fez nessa partida do campeonato. O Benfica vai novamente jogar sem alas de raíz, o que já vem sendo um hábito nestes últimos tempos. Se por um lado ganha mais consistência, por outro perde profundidade no ataque. Mas não é por isso que deixa de ser uma equipa forte. Os encarnados querem entrar dominantes frente ao Nápoles, ajudados pelos seus adeptos, que deverão encher o Estádio da Luz em mais uma grande noite europeia.

Este será um desafio que vai ser gerido com pinças. O Benfica tem apenas três pontos e está obrigado a vencer. Se as coisas correrem mal, só um milagre de Nossa Senhora de Fátima poderá fazer a águia voar para o play-off. Haverá aquela ânsia de procurar o golo o mais depressa possível, mas ao mesmo tempo não se expor em demasia para não sofrer. Há ainda uma luz ao fundo do túnel, e essa luz só poderá ficar mais visível com um triunfo diante dos napolitanos. José Neto, campeão do mundo de sub-17 por Portugal há duas semanas, é a grande novidade na convocatória de José Mourinho. De fora por lesão continuam Alexander Bah, Bruma, Nuno Félix, Henrique Araújo e mais recentemente Dodi Lukebakio.

Quanto ao Nápoles, viaja até Lisboa depois de vencer a Juventus em mais uma jornada da Série A. O campeão italiano em título vai entrar mais logo na Luz motivado por esse triunfo frente à vecchia signora, mas quando se fala em compromissos na Liga dos Campeões, já é motivação suficiente para qualquer jogador. Os napolitanos ocupam o 22.º lugar da fase de liga e estão em posição de play-off. Antonio Conte quer mais e sonha ainda alcançar os patamares que dão acesso direto aos oitavos de final. Para isso, terá de bater o Benfica, e esperar pelos outros resultados da noite para saber em que posição irá terminar no final desta jornada.

O treinador transalpino monta bem as suas equipas, conhecidas por serem bastante compactas e fortes taticamente. Conte vai apresentar o seu habitual 3-4-3, e desta formação há que destacar jogadores como Scott McTominay, David Neres e Rasmus Hojlund. Tal como o Benfica, a formação napolitana tem também algumas cartas fora do baralho por lesão. Kevin De Bruyne, Zambo Anguissa e Romelu Lukaku, são as principais ausências desta equipa com muito talento. Espera-se um jogo emotivo entre dois conjuntos com estados de espírito diferentes nesta Champions. O árbitro da partida será o esloveno Slavko Vincic.

10 DADOS RÁPIDOS

1. Benfica e Nápoles vão defrontar-se pela quinta vez na história.

2. Nos quatro jogos já realizados entre ambas as equipas, as águias venceram apenas uma vez, enquanto os napolitanos venceram os restantes encontros.

3. David Suazo foi o primeiro jogador da história do Benfica a marcar ao Nápoles, em 2008, num jogo a contar para a Taça UEFA.

4. A última vez que as águias defrontaram a formação napolitana foi em 2016, na fase de grupos da Champions. Derrota encarnada por 1-2 no Estádio da Luz.

5. O Benfica não vence em casa para a Liga dos Campeões desde outubro de 2024.

6. O conjunto orientado por Antonio Conte tem apenas uma derrota nos últimos 10 jogos

7. As águias têm 46 golos marcados até ao momento em todas as competições, o que dá uma média de 1,65 golos marcados por jogo.

8. O Nápoles ocupa a segunda posição da liga italiana com 31 pontos, os mesmos que o líder Milan.

9. O Benfica tem quatro derrotas nesta temporada, todas elas na Liga dos Campeões. 10. Antonio Conte é o primeiro treinador da Série A a ser campeão por três clubes diferentes.

JOGADORES A TER EM CONTA

José Mourinho e Georgiy Sudakov
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Georgiy Sudakov – Não tem jogado na sua posição natural, atrás do avançado, mas o médio ofensivo ucraniano tem desenrascado bem no lado esquerdo do ataque encarnado. Sudakov é uma peça importante na forma como o Benfica organiza o seu ataque, mas também no último passe. Marcou quatro golos, o último no dérbi com o Sporting, e fez duas assistências até ao momento.

David Neres Nápoles Juventus
Fonte: SSC Napoli

David Neres – Saiu do Benfica como campeão nacional, e hoje regressa ao palco onde por várias vezes levou ao delírio os adeptos encarnados. O extremo direito brasileiro possui uma técnica acima da média e atravessa uma boa fase na equipa napolitana. E apesar de ser algo irregular, é sempre um jogador perigoso na condução da bola. Esta época já marcou três golos e fez quatro assistências.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin; Dedic, António Silva, Otamendi e Dahl; Barrenechea, Richard Ríos e Leandro Barreiro; Sudakov, Aursnes e Pavlidis

Treinador: José Mourinho

«O Nápoles é uma equipa muito forte, dois Scuddetos num curto espaço de tempo. Joga de forma diferente do início da época, infelizmente para nós. Gosto muito mais de como jogam agora do que como jogavam antes. Em Itália existe uma cultura tática elevadíssima, todos trabalham o lado tático do jogo, cultura forte nos duelos e marcações individuais, fisicalidade para isso. As equipas com melhor qualidade individual aliam o que fazem no tático às individualidades fortíssimas. O Nápoles é uma equipa fortíssima».

Nápoles: Savic; Beukema, Rrahmani e Alessandro Buongiorno; Di Lorenzo, Elmas, McTominay e Mathías Oliveira; David Neres, Noa Lang e Hojlund

Treinador: Antonio Conte

«Sabemos que podemos ganhar três pontos, que são importantes para nós e para o Benfica. Vamos dar tudo e no final vamos ver o resultado. É um jogo entre o Nápoles e o Benfica. É um jogo importante para o Benfica, que tem a necessidade de ganhar. Temos sete pontos e o Benfica três. Espero que seja um bom jogo e que ganhe o melhor».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-1 Nápoles

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Arne Slot lamenta mais um golo sofrido nos descontos e atira-se à arbitragem: «Mais uma vez, o árbitro decidiu contra nós. Têm de fazer...

Arne Slot analisou a derrota do Liverpool contra o Manchester City. Técnico falou em ascendente dos reds e falou da arbitragem.

FC Porto x Sporting: despedida marcada para defesa dos leões

Matheus Reis deverá realizar o seu último jogo de leão ao peito frente ao FC Porto. O defesa vai rumar ao CSKA Moscovo.

A nova vida de Endrick

A chegada de Endrick ao Lyon, por empréstimo no mercado de Janeiro de 2026, transformou o ataque da equipa francesa.

Pep Guardiola elogia português depois da vitória sobre o Liverpool: «Aquele carácter, a personalidade, o não desistir»

Pep Guardiola fez a análise da vitória do Manchester City contra o Liverpool. Técnico elogiou Bernardo Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Olheiro BnR | Souleymane Faye

Souleymane Faye tem ferramentas para ser útil, sobretudo como agitação e profundidade num plantel que por vezes precisa de quebrar rotinas

FC Porto x Sporting: dragões deixam 3 de fora por opção

O jogo entre o FC Porto e o Sporting disputa-se esta segunda-feira. Dominik Prpic, Yann Karamoh e Tomás Pérez ficam de fora por opção.

Bernardo Silva celebra vitória sofrida do Manchester City: «Toda a equipa sabia que se perdêssemos a corrida pelo título estava perdida»

Bernardo Silva marcou um dos golos da vitória do Manchester City sobre o Liverpool por 2-1. Português analisou o triunfo.