Vencer, mas também convencer | Benfica x Tondela

- Advertisement -

Primeira Liga, 3.ª jornada: sábado, 23 de agosto de 2025, 20h30.

A ANTEVISÃO: BENFICA ESTREIA-SE NA LUZ E ESPERA FAZER MELHOR EXIBIÇÃO QUE FEZ NA AMADORA

E à terceira jornada, o Benfica estreia-se no Estádio da Luz para o campeonato. Depois de adiar para setembro o jogo da ronda inaugural em casa frente ao Rio Ave, fruto dos compromissos europeus, os encarnados recebem o Tondela. Pelo meio, foram ao terreno do Estrela da Amadora vencer pela margem mínima, numa exibição pouco convincente. Espera-se outra atitude das águias, que começam a ver os seus dois rivais na luta pelo título, Sporting e FC Porto, a entrarem em grande forma neste campeonato. O Tondela vem de duas derrotas consecutivas, mas quer surpreender o Benfica. Conseguir um ponto já seria uma vitória para o conjunto beirão, que esta época está de novo entre os grandes do futebol português.

O duelo com o Tondela é o jogo perfeito para o Benfica voltar às boas exibições no campeonato. No Estádio da Luz o Benfica é uma equipa que, na maioria das vezes, domina o adversário e cria muitas oportunidades de golo. Bruno Lage sabe disso e deverá apresentar um onze de maior pendor ofensivo, o mesmo que alinhou na Amadora. O avançado Franjo Ivanovic, que ficou de fora na partida de quarta-feira com o Fenerbahce, irá regressar à titularidade para jogar ao lado de Vangelis Pavlidis. Andreas Schjelderup também deverá entrar de início, em troca com Kerem Akturkoglu. O técnico encarnado volta assim a apostar no 4-4-2 clássico, o que significa que Florentino, titular em Istambul, pode ir novamente para o banco. De fora por lesão continuam Alexander Bah, Manu Silva e Bruma.

https://twitter.com/SLBenfica/status/1958620119397175299

O Tondela visita o ninho da águia ainda sem qualquer ponto conquistado. Os beirões, atuais campeões da Liga 2, querem manter-se na nata do futebol português, e este duelo com um grande logo à terceira jornada não vem na melhor altura, e pode afundar ainda mais o Tondela na classificação. Pontuar já seria um óptimo resultado, vencer seria excelente. O treinador Ivo Vieira reconhece as dificuldades que a sua equipa vai sentir. Acredito que irá jogar olhos nos olhos com os encarnados, sem meter o autocarro, mas sempre com muitas cautelas. O 4-3-3 é a hipótese mais forte para a Luz, e na frente de ataque há dois jogadores que podem desequilibrar, Pedro Maranhão e Miro. A formação tondelense está na máxima força e só o médio Cícero Alves é dúvida para mais logo.

Este encontro será em modo início de temporada, onde as equipas ainda não estão a carburar na sua plenitude. Vários jogadores têm apresentado algum cansaço normal nesta fase, mas com o tempo vão ganhar o ritmo necessário para uma época longa e desgastante. Ao Benfica só o triunfo interessa para não deixar fugir o Sporting e o FC Porto, ainda que tenha um jogo a menos. Os encarnados só acertam o calendário no dia 23 de setembro, e até lá não vão querer perder pontos. O Tondela quer fazer o melhor resultado possível, mas sabe que a tarefa não se adivinha nada fácil. O árbitro da partida será Anzhony Rodrigues, da Associação de Futebol da Madeira.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Benfica e Tondela já se defrontaram 14 vezes em todas as competições. 12 vitórias para os encarnados e um triunfo para o emblema do distrito de Viseu.
  2. Nesses 14 jogos, o clube lisboeta marcou 35 golos e os tondelenses oito.
  3. A maior vitória caseira do Benfica frente ao Tondela aconteceu na época 2016/2017, para o campeonato. 4-0 foi o resultado.
  4. O único triunfo do conjunto beirão frente às águias aconteceu na época 2017/2018. Vitória por 2-3 no Estádio da Luz.
  5. A formação orientada por Bruno Lage ainda não perdeu, nem sofreu qualquer golo nas cinco partidas que já disputou esta temporada em todas as competições.
  6. O Tondela ainda não venceu esta época. Dois jogos, duas derrotas.
  7. A média de idades do plantel do Benfica é de 23,6 anos.
  8. O Tondela subiu este ano de divisão na condição de campeão da Liga 2.
  9. A primeira vez que Benfica e Tondela se defrontaram foi no ano de 2015, na nona jornada do campeonato. Vitória dos encarnados por 0-4.
  10. Jonas foi o primeiro jogador da história do Benfica a marcar ao Tondela. Nathan Júnior foi o primeiro jogador tondelense a marcar às águias.

JOGADORES A TER EM CONTA

Franjo Ivanovicno jogo entre Benfica e Nice
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Franjo Ivanovic (Benfica) – É o novo dono da camisola nove do Benfica, mas espera ser mais feliz que o seu antecessor, Arthur Cabral. O jogador croata de 21 anos foi contratado ao Union St. Gilloise, onde marcou 20 golos na época passada, e espera ser uma peça importante no plantel de Bruno Lage. Ivanovic é um avançado bastante móvel, e tanto pode jogar mais fixo na área, como atrás do ponta de lança. Tem um remate forte e colocado, e sabe procurar bem os espaços para se desmarcar.

Maviram Tondela
Fonte: Edmilson Monteiro / Bola na Rede

Miro (Tondela) – Este avançado angolano de 22 anos está a cumprir a sua segunda época com a camisola do Tondela, e espera superar a marca dos dez golos que marcou na temporada passada. Não é muito dotado tecnicamente, mas compensa com o seu físico e velocidade. É sempre uma seta apontada à baliza e se lhe derem espaço, pode criar perigo.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin; Dedic, António Silva, Otamendi e Dahl; Aursnes, Richard Ríos, Barrenechea e Schjelderup; Ivanovic e Pavlidis

Treinador: Bruno Lage

«O que os benfiquistas querem é ser campeões. Há muito a perder nestes jogos, o nosso foco, concentração, empenho e a agressividade para vencerem o Tondela têm de lá estar. É uma equipa com um treinador muito experiente e que tem feito bons trabalhos, os dois resultados são enganadores. A equipa tem uma forma de jogar muito interessante, tem um jogador que conheço muito bem».

Tondela: Bernardo Fontes; Tiago Manso, Christian Marques, João Afonso e Maviram; Hélder Tavares, Joe Hodge e Cícero Alves; Yarlen, Pedro Maranhão e Miro

Treinador: Ivo Vieira

«Sabemos das dificuldades que vamos encontrar, mas não nos desviaremos daquilo que é o nosso intuito e da nossa identidade. A equipa tem por princípio discutir o resultado e acreditar. A equipa tem produzido o suficiente para, no mínimo, fazer golos. Não o conseguimos, mas vamos continuar a tentar que isso aconteça. Por coincidência, vamos jogar com um adversário que nos vai criar dificuldades e cujos objetivos são para outros voos, nomeadamente a luta pelo título e outras metas a nível europeu, mas vamos tentar que essa nossa eficácia apareça no jogo com o Benfica, porque é o próximo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 3-0 Tondela

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

David Simão despede-se do Arouca: «Nem sempre termina da forma como esperamos»

David Simão anunciou nas redes sociais a saída do Arouca. Médio havia perdido espaço nas opções de Vasco Seabra.

Anatoliy Trubin chega aos 100 jogos na carreira sem sofrer golos

Anatoliy Trubin atingiu uma marca importante na carreira. Guarda-redes atingiu patamar dos 100 jogos sem sofrer golos.

O PSG e os portugueses

Em apenas uma época, Nuno Mendes passou de herói em Alvalade, ao conquistar um título que fugia há duas décadas, para um PSG repleto de estrelas.

André Luiz tem preferência entre o Benfica e o Olympiacos e continua com o futuro em dúvida

André Luiz dá preferência ao Benfica. Evangelos Marinakis quer colocar o extremo no Olympiacos, mas jogador quer águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Kikas vai a jogo na despedida ao Estrela da Amadora e seguir para a Bélgica

Kikas está a caminho da Bélgica e do Eupen. O avançado vai despedir-se do Estrela da Amadora esta noite contra o Estoril Praia.

Derrota contra o FC Porto provoca 2 baixas no Vitória SC para a próxima jornada

O Vitória SC ficou sem duas peças fulcrais para a próxima jornada. Beni Mukendi e Telmo Arcanjo são baixas para o Estoril Praia.

Sporting e Jeremiah St. Juste negoceiam rescisão de contrato

Jeremiah St. Juste pode deixar o Sporting nos próximos dias. Defesa negoceia rescisão de contrato com os leões.