📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

007 – Ordem Para Marcar

- Advertisement -

O objetivo primário do futebol é marcar mais um golo que o adversário. Só assim se alcançam as vitórias, melhores classificações e consequentes títulos. No entanto, quantos mais golos melhor. Para isso são treinados e contratados os melhores avançados – dentro do possível – mas nem sempre o campeão nacional consegue ter no topo da lista dos melhores marcadores um dos seus atletas. Neste aspeto, a regra parece ser ‘não haver regra’, bem exemplificada nos últimos cinco anos.

A época 2013/14 marcou o início do tetracampeonato encarnado, mas o melhor marcador morou no Dragão: Jackson Martínez apontou 20 golos em 30 jornadas. O destaque vai para a aparente enfraquecida veia goleadora encarnada. Apesar da vitória final, aquela que mais importa, o SL Benfica apenas coloca Lima no quarto lugar dos melhores marcadores (14 golos), atrás de Derley (16) e Rafael Martins (15). O primeiro, avançado do CS Marítimo, acabou contratado pelos encarnados, mas a época não lhe correu da melhor forma no que aos golos diz respeito. Acabou vendido ao CD Aves depois de dois empréstimos aos turcos do Kayserispor e mexicanos do Chiapas FC. O segundo, avançado do Vitória FC, foi transferido na época seguinte para o Levante UD, emprestado ao Moreirense FC e ficou em definitivo em Portugal, ao serviço do Vitória SC.

‘Cha Cha Cha’ Martínez foi o melhor marcador por três temporadas consecutivas
Fonte: FC Porto

Na época seguinte, Jackson Martínez voltou a bater a marca das duas dezenas e reclamou o posto de melhor marcador do campeonato português (21 golos). Na verdade, nas três épocas ao serviço dos dragões, o colombiano conseguiu sempre esta distinção, entre 2012 e 2015. As águias revalidaram o título, mas desta vez colocaram dois atletas bem próximos ao Cha Cha Cha; Jonas e Lima marcaram 20 e 19 golos, respetivamente. Para lá do universo dos três grandes, Marco Matias, do CD Nacional, surge no quarto lugar com 17 remates certeiros. O português transferiu-se na temporada seguinte para os ingleses do Sheffield Wednesday FC, do Championship, onde compete desde então.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol em 2025 de A a Z

Ano de Futebol em cheio, marcado a nível nacional pela vitória na Liga das Nações, que nos leva a tentar reviver os seus melhores momentos

Do renascimento no boxing day à conquista do treble: O United 1998/99

Em retrospetiva, o United de 1998/99 não era uma equipa muito tática em comparação com algumas atuais, mas era emocionalmente fortíssima

Primeira Liga: eis os árbitros da 17.ª jornada

Já foram reveladas as equipas de arbitragem dos encontros relativos à 17.ª jornada da Primeira Liga.

Benfica oficializa contratação de Sidny Lopes Cabral até junho de 2030

O Benfica confirmou a contratação de Sidny Lopes Cabral. O lateral cabo-verdiano assinou contrato até junho de 2030 com as águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica recebe notícia: jogador emprestado pelas águias deve trocar de clube e há interessados

David Jurásek deve deixar o Besiktas no mercado de transferências de inverno. O jogador encontra-se cedido pelo Benfica.

«O que mais me orgulha é ter 35 anos e conseguir manter o nível físico, ser consistente» | Entrevista Bola na Rede a Ivo...

Ivo Pinto chegou ao mundo do futebol com apenas sete anos, de mão dada com o irmão mais velho. Ainda que tenha iniciado a sua formação como médio, acabou por se destacar na lateral direita, acabando por dar os primeiros passos como profissional no FC Porto. Transformou-se em modelo a seguir nos Balcãs, onde deixou saudades em Cluj e Dínamo Zagreb, chegando à Premier League, o sonho de qualquer jogador. Pelo meio, fica a chamada à seleção, quando atuava na Croácia. Aos 35 anos, continua a ser uma referência no Fortuna Sittard, encarando o dia a dia como um desafio, mantendo uma forma física que provoca elogios nos seus adversários. O seu próximo passo? Só o futuro o dirá. Mas será seguramente no mundo do futebol. É o mais recente convidado do Entrevista Bola na Rede.

Atenção, Ruben Amorim: Manchester United deve receber oferta por ex-Sporting

O Manchester United pode perder Manuel Ugarte no mercado de transferências de inverno. O jogador interessa ao Galatasaray.