📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

007 – Ordem Para Marcar

- Advertisement -

O objetivo primário do futebol é marcar mais um golo que o adversário. Só assim se alcançam as vitórias, melhores classificações e consequentes títulos. No entanto, quantos mais golos melhor. Para isso são treinados e contratados os melhores avançados – dentro do possível – mas nem sempre o campeão nacional consegue ter no topo da lista dos melhores marcadores um dos seus atletas. Neste aspeto, a regra parece ser ‘não haver regra’, bem exemplificada nos últimos cinco anos.

A época 2013/14 marcou o início do tetracampeonato encarnado, mas o melhor marcador morou no Dragão: Jackson Martínez apontou 20 golos em 30 jornadas. O destaque vai para a aparente enfraquecida veia goleadora encarnada. Apesar da vitória final, aquela que mais importa, o SL Benfica apenas coloca Lima no quarto lugar dos melhores marcadores (14 golos), atrás de Derley (16) e Rafael Martins (15). O primeiro, avançado do CS Marítimo, acabou contratado pelos encarnados, mas a época não lhe correu da melhor forma no que aos golos diz respeito. Acabou vendido ao CD Aves depois de dois empréstimos aos turcos do Kayserispor e mexicanos do Chiapas FC. O segundo, avançado do Vitória FC, foi transferido na época seguinte para o Levante UD, emprestado ao Moreirense FC e ficou em definitivo em Portugal, ao serviço do Vitória SC.

‘Cha Cha Cha’ Martínez foi o melhor marcador por três temporadas consecutivas
Fonte: FC Porto

Na época seguinte, Jackson Martínez voltou a bater a marca das duas dezenas e reclamou o posto de melhor marcador do campeonato português (21 golos). Na verdade, nas três épocas ao serviço dos dragões, o colombiano conseguiu sempre esta distinção, entre 2012 e 2015. As águias revalidaram o título, mas desta vez colocaram dois atletas bem próximos ao Cha Cha Cha; Jonas e Lima marcaram 20 e 19 golos, respetivamente. Para lá do universo dos três grandes, Marco Matias, do CD Nacional, surge no quarto lugar com 17 remates certeiros. O português transferiu-se na temporada seguinte para os ingleses do Sheffield Wednesday FC, do Championship, onde compete desde então.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Romelu Lukaku regressa à convocatória do Nápoles após quatro meses afastado por lesão

Romelu Lukaku foi incluído na convocatória do Nápoles para o encontro com o Inter Milão. O avançado esteve afastado por 4 meses por lesão.

Bruno Fernandes confirma proposta do Benfica e revela interesse do FC Porto: «Financeiramente era muito tentador»

Bruno Fernandes revelou que contou com uma proposta do Benfica, depois de ter rescindido contrato com o Sporting, em 2018.

Águias favoritas com o Jamor (e possível Clássico) na mira | Farense x Benfica

Às 20:45, o Benfica sobe ao relvado do Estádio de São Luís para defrontar o Farense, num encontro onde a margem de erro é inexistente.

Pep Guardiola aborda lesão de Jérémy Doku: «Não sei quando ele vai voltar… talvez no ano novo»

Pep Guardiola comentou a situação da lesão de Jérémy Doku, que falhou o encontro do Manchester City frente ao Crystal Palace.

PUB

Mais Artigos Populares

Tite assume comando técnico do Cruzeiro

Após Leonardo Jardim abandonar o Cruzeiro por razões pessoais, o clube anunciou que Tite irá assumir o comando técnico em 2026.

Édouard Mendy acerta renovação de contrato com o Al Ahli até 2028

O Al Ahli anunciou esta terça-feira a renovação do contrato de Édouard Mendy. O guardião senegalês estendeu a sua ligação ao clube até 2028.

Barcelona passa por dificuldades mas elimina Guadalajara na Taça do Rei

O Barcelona foi ao terreno do Guadalajara vencer por duas bolas a zero esta terça-feira, em jogo dos 16avos de final da Taça do Rei.