2-0 para o Paulo e para a semana espera-se o hat-trick!

Cabeçalho Futebol Nacional

Já acabou. Em Braga até já se sabia o desfecho. 34 jornadas depois o quarto lugar é mesmo nosso. Com todo o mérito, diga-se. Sim, foi bom, mas não óptimo. Num campeonato para rodar, ficámos em quarto lugar. A aposta nas provas a eliminar foi a meu ver maior. Preterido em certas alturas, foi o campeonato.

«Claro que sim, meu bom senhor! Até que tem razão, podíamos ter dado mais…». Mas a verdade é que para primeiro ano, com um excelente treinador e uma equipa que se soube adequar às pedras que pelo caminho iam surgindo, fizemos um bom trabalho. Digo isto pois a marca deixada na época passada por Sérgio Conceição levou a um amargo de boca não só na Taça mas também no campeonato. E provavelmente com melhores soluções em alguns casos… É a minha opinião.

Falo do alto da minha ingenuidade para perceber que, a partir de certa altura, a luta estava a três e o Braga discutia consigo mesmo. Sendo assim, a meta seria ultrapassar os pontos conseguidos na época transacta. Chegámos lá, é certo… Mas não ultrapassámos… Sérgio e Paulo estão quites no que ao campeonato toca. Agora, é também de realçar que o que foi servido de prato principal este ano não só foi melhor do que a época passada como trouxe aquele «molhinho» extra europeu, uma dose de golos saborosos bem guarnecida, e ainda uma tacinha que estava na conta mas da qual não chegámos a beber… Na de Portugal lá estamos. Juntos. Chegados até aqui, 2-0 para o Paulo, e para a semana espera-se o hat-trick!

Ao longo do ano «futebolístico», o Braga soube bater-se contra qualquer equipa. Sim, perdemos alguns jogos e empatámos outros sem grande  sentido, mas a verdade é que o prato não dava para ter de tudo… Neste ano, as soluções apresentadas pelo Braga eram reduzidas no que ao meio campo e à defesa toca, e nem assim a toalha foi atirada ao chão. Jogando com as segundas, terceiras e quantas mais linhas quiser traçar, o Braga mostrou sempre o coração guerreiro que o move e o faz sonhar sempre mais.

O 4.º lugar é justíssimo para o SC Braga Fonte: SC Braga
O 4.º lugar é justíssimo para o SC Braga
Fonte: SC Braga

Como lhe dizia, em certas alturas aquele quê de sorte não existiu para catapultar os arsenalistas na tabela. Jogos frente ao Arouca, V. Guimarães, Benfica e Moreirense em casa são alguns dos exemplos em que o Braga não conseguiu impor-se e demonstrar todo o bom futebol que praticava. Não coloco os adversários em pé de igualdade, mas a verdade é que bastaram pequenos erros para não sairmos com a vitória. No primeiro exemplo, terá sido uma das melhores sestas que eu tive ao longo do ano. Foram 90 minutos de puro relaxamento. Uma massagem «vichy» para os olhos. No segundo, inserindo a ideia de que os dérbis são jogos diferentes de todos os outros, o resultado é adequado e algo justo, mas depois de ver o que somos capazes de fazer custou um bocadinho! Sim, o peso do jogo é diferente e só a vitória conta. 3-3, tanto golo e tanto jogo que só deu para o empate. Esteve pelo quase… O terceiro caso é totalmente diferente.

O Benfica dispõe de soluções para quase todos os gostos e soube encerrar cedo o jogo em Braga. Não jogava metade do que aquilo que o fez ser campeão nacional, mas a verdade é que chegou. Se aos trinta segundos a bola vai à rede e não ao poste, estou certo de que o desfecho seria totalmente diferente! Enfim, postes e Benfica… Por último, e já bem mais tarde no que ao calendário diz respeito, o jogo frente ao Moreirense só não chateou mais pois o quarto lugar já era terra e o quinto olhava pelo telescópio. Para o ano de certeza que há mais! Poderia falar-lhe mais um bocadinho, mas prefiro ser honesto e dizer-lhe que estou feliz. Estamos de parabéns por tudo o que conseguimos. Ou quase conseguimos… Para a semana o jogo que se avizinha é particularmente interessante, no qual eu desejo, espero e quero que o Braga traga a Taça. Se desta vez a Taça vier para Braga, não vai ser só alegria que se vai sentir. Vai ver-se também uma esperança única de acreditar que para o ano estamos mais que vivos, e começamos a época a disputar mais um troféu.

Por fim, queria deixar umas poucas palavras à equipa do Braga, ao clube, à estrutura e à direcção, aos adeptos e ao Paulo Fonseca. Para este último um agradecimento especial e um pedido para que continue. Pessoal, está tudo de parabéns e para a semana lá estamos a brindar de Taça na mão!

Foto de Capa: SC Braga

Artigo revisto por: Manuela Baptista Coelho

Pedro Nuno Sousa
Pedro Nuno Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Pedro tem 22 anos, é arqueólogo de formação e jornalista desportivo por inspiração. Teve oportunidade de praticar vários desportos, o que proporcionou esta paixão. Frequenta o mestrado em História e é minhoto. Gosta muito dos seus amigos e por isso tenta preservá-los. Também gosta de teatro e é ator amador. Frequentou formações no 'Cenjor' e no 'Palavras Ditas' porque gosta de enriquecer a vida profissional. Um dia espera ser relator de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ángel Dí Maria: «Tinha falado para regressar ao Rosário Central em 2024, mas não foi possível e sentia-me em dívida»

Ángel Di María mostrou-se feliz por jogar atualmente no Rosário Central. O avançado argentino marcou um golo olímpico frente ao Boca Juniors.

Luís Campos explica saída de Gianluigi Donnarumma: «Pediu um salário ao nível do PSG antigo e não do atual»

Luís Campos concedeu uma entrevista onde explicou os motivos da saída de Gianluigi Donnarumma da equipa do PSG.

Médio do Barcelona podia ter rumado ao Chelsea no mercado de verão, mas garante: «Nunca tive quaisquer dúvidas em ficar»

Após a excelente exibição frente ao Valencia, Fermín López falou sobre o interesse do Chelsea e o desejo de ficar em Barcelona.

Grupo Orlegi desmente aquisição da SAD do Chaves

O Grupo Orlegi foi apontado como o novo detentor de 70% da SAD do Chaves, mas tal informação não corresponde à verdade, segundo o que o Bola na Rede pode confirmar.

PUB

Mais Artigos Populares

Para Luís Campos não há debate: Ousmane Dembélé é o claro favorito à Bola de Ouro

Luís Campos não tem dúvidas, Ousmane Dembélé é o principal candidato à Bola de Ouro. PSG conta com nove jogadores indicados ao prémio.

Chris Wilder regressa ao Sheffield United 3 meses depois de ter sido despedido

Chris Wilder regressa ao Sheffield United apenas três meses depois de ter sido despedido por não conseguir a subida à Premier League.

Arsenal interessado em estrela do Barcelona

O Arsenal está interessado em Frenkie de Jong, e pode avançar para a sua contratação em janeiro. Jogador do Barcelona, termina contrato no verão de 2026.