📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 clubes (extra-grandes) que surpreenderam na Europa no século XXI

- Advertisement -

3.


Vitória SC – O percurso dos vimaranenses nas provas europeias tem sido marcado por uma “irregularidade regular”. Olhando para a última década, a equipa do Berço nunca esteve dois anos seguidos na Liga Europa, apenas de dois em dois anos. Mas vamos primeiro ao que está para trás!

Na época 2005/06, depois de eliminar o Wisla Kraków SSA, o Vitória apanhou Zenit, Sevilla, Besiktas JK e Bolton Wanderers FC num grupo disputado por cinco equipas a uma mão. Marcou em todos os jogos, mas não ganhou nenhum. Na mesma década (em 2008/09), o hino da Champions até chegou a ser uma realidade em Guimarães, mas depois de eliminada polemicamente pelo FC Basel, a formação de Manuel Cajuda caiu aos pés do Portsmouth FC na ronda de acesso à designada Taça UEFA.

Em 2011/12, foi o Club Atlético de Madrid a impedir nova qualificação vimaranense para a fase de grupos, até que essa fase começou a ser mais regular no Estádio D. Afonso Henriques, com algumas surpresas, mas na qual os detalhes fizeram diferença nas contas finais. A temporada 2013/14 até começou com uma goleada ao HNK Rijeka e um empate no reduto do Olympique Lyonnais, mas as derrotas pela margem mínima com o Real Bétis Baliompé deitaram tudo a perder para o conjunto de Rui Vitória.

Nas duas últimas aventuras europeias (2017/18 e 2019/20), o maior objetivo não foi cumprido, mas as surpresas não deixaram de acontecer! Em ambas, os conquistadores pontuaram contra todas as equipas. Em 2017/18, além dos empates frente a FC Red Bull Salzburg e IH Konyaspor, o Vitória SC de Pedro Martins também derrotou o Olympique de Marseille. Na temporada passada, após um percurso de goleadas e de clean sheets frente a AS Jeunesse Esch, FK Ventspils e FCSB, a equipa de Ivo Vieira quase surpreendeu no reduto do Arsenal FC – com infeliz reviravolta após estar a ganhar até aos 80’ – e, além do empate caseiro frente aos gunners, pontuaram ainda frente ao Standard de Liège e venceram no reduto do Eintracht Frankfurt. Uma caminhada de mais de 20 golos e com belas surpresas, mas que se ficou pelo “quase”…

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Reforço de Pep Guardiola desmente críticas: «Fui retratado como um jogador difícil de treinar»

Rayan Cherki rejeitou a imagem polémica que ligavam o jogador a uma personalidade rebelde. O atleta chegou ao Manchester City no verão.

Karim Adeyemi acusado por uso e posse ilegal de armas

Karim Adeyemi foi acusado de uso e posse ilegal de armas. O avançado do Borussia Dortmund terá de pagar uma multa milionária.

Gerard Moreno pensou em terminar a carreira: «Cheguei a casa e disse ‘Basta, vou desistir’»

Gerard Moreno pensou em terminar a carreira devido às lesões. O atleta do Villarreal falou sobre os seus problemas físicos ao jornal AS, e destacou o apoio da família.

Bednarek, Francisco Moura e Borja Sainz assistiram à goleada de Portugal no Estádio do Dragão

Jan Bednarek, Francisco Moura e Borja Sainz aproveitaram para ver o duelo entre Portugal e Arménia. A seleção nacional goleou os arménios por 9-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Dragões de Ouro: Eis os nomeados para Futebolista, Atleta Modalidades de Pavilhão e Sócio do Ano

Os sócios do FC Porto irão escolher os vencedores das três categorias no Dragões de Ouro. A gala vai decorrer a 1 de dezembro, no Dragão Arena.

Pedro Proença aborda ausência de Cristiano Ronaldo e confirma luta pela redução de castigo: «Todos queremos que esteja no primeiro jogo do Mundial»

Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, falou dois temas relativos a Cristiano Ronaldo: ausência e castigo.

Pedro Proença comenta abraço a Roberto Martínez e diz: «Estas vitórias têm um rosto, o rosto do mister Martínez»

Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, falou sobre o abraço dado a Roberto Martínez.