📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 clubes (extra-grandes) que surpreenderam na Europa no século XXI

- Advertisement -

3.


Vitória SC – O percurso dos vimaranenses nas provas europeias tem sido marcado por uma “irregularidade regular”. Olhando para a última década, a equipa do Berço nunca esteve dois anos seguidos na Liga Europa, apenas de dois em dois anos. Mas vamos primeiro ao que está para trás!

Na época 2005/06, depois de eliminar o Wisla Kraków SSA, o Vitória apanhou Zenit, Sevilla, Besiktas JK e Bolton Wanderers FC num grupo disputado por cinco equipas a uma mão. Marcou em todos os jogos, mas não ganhou nenhum. Na mesma década (em 2008/09), o hino da Champions até chegou a ser uma realidade em Guimarães, mas depois de eliminada polemicamente pelo FC Basel, a formação de Manuel Cajuda caiu aos pés do Portsmouth FC na ronda de acesso à designada Taça UEFA.

Em 2011/12, foi o Club Atlético de Madrid a impedir nova qualificação vimaranense para a fase de grupos, até que essa fase começou a ser mais regular no Estádio D. Afonso Henriques, com algumas surpresas, mas na qual os detalhes fizeram diferença nas contas finais. A temporada 2013/14 até começou com uma goleada ao HNK Rijeka e um empate no reduto do Olympique Lyonnais, mas as derrotas pela margem mínima com o Real Bétis Baliompé deitaram tudo a perder para o conjunto de Rui Vitória.

Nas duas últimas aventuras europeias (2017/18 e 2019/20), o maior objetivo não foi cumprido, mas as surpresas não deixaram de acontecer! Em ambas, os conquistadores pontuaram contra todas as equipas. Em 2017/18, além dos empates frente a FC Red Bull Salzburg e IH Konyaspor, o Vitória SC de Pedro Martins também derrotou o Olympique de Marseille. Na temporada passada, após um percurso de goleadas e de clean sheets frente a AS Jeunesse Esch, FK Ventspils e FCSB, a equipa de Ivo Vieira quase surpreendeu no reduto do Arsenal FC – com infeliz reviravolta após estar a ganhar até aos 80’ – e, além do empate caseiro frente aos gunners, pontuaram ainda frente ao Standard de Liège e venceram no reduto do Eintracht Frankfurt. Uma caminhada de mais de 20 golos e com belas surpresas, mas que se ficou pelo “quase”…

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vincent Kompany e saída de Raphael Guerreiro para o Benfica: «Não presto atenção aos rumores. É uma parte importante da nossa equipa»

Vincent Kompany analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Jogo marcou a sexta jornada da fase de liga da Champions League.

Matheus Reis iguala Rui Patrício em registo importante pelo Sporting na Champions League

Matheus Reis atingiu os 26 jogos na Champions League, tornando-se o jogador do Sporting com mais presenças na competição, ao lado de Rui Patrício.

Vincent Kompany elogia Sporting e admite: «Tivemos muito respeito pelo Sporting»

Vincent Kompany analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Jogo marcou a sexta jornada da fase de liga da Champions League.

Luis Suárez triste com o resultado: «Despistámo-nos nalguns detalhes na bola parada e isso custou-nos o jogo»

Luis Suárez analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Jogo marcou a sexta jornada da fase de liga da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges analisa derrota do Sporting e atira: «Às vezes, queixamo-nos tanto dos nossos árbitros em Portugal e se calhar somos melhores»

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Leões perderam por 3-1 na sexta jornada da Champions League.

Sporting terá baixa importante frente ao PSG na Champions League

Morten Hjulmand vai falhar o Sporting x PSG para a sétima jornada da Champions League devido a acumulação de amarelos.

Iván Fresneda analisa derrota do Sporting e diz: «Fico muito orgulhoso pela equipa»

Iván Fresneda analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Jogo marcou a sexta jornada da fase de liga da Champions League.