5 clubes (extra-grandes) que surpreenderam na Europa no século XXI

- Advertisement -

2.


Boavista FC – O inédito campeonato português conquistado no virar do milénio permitiu que os axadrezados voltassem a figurar entre os maiores clubes europeus, com nova participação na fase de grupos da Liga dos Campeões em 2001/02.

Nessa altura, o formato da competição obedecia a duas fases de grupos a anteceder os “quartos” da competição e a verdade é que o Boavista de Jaime Pacheco conseguiu grandes exibições e resultados nessas etapas. No primeiro grupo, o emblema do Bessa destacou-se pelos dois empates frente ao Liverpool FC e pelas vitórias caseiras sobre o BVB Dortmund e o FK Dynamo Kiev. Já no segundo, a superioridade frente ao FC Nantes (vitória e empate), o empate com o FC Bayern Munich e as derrotas expressivas frente ao Manchester United FC não permitiram mais do que o terceiro lugar no grupo para as panteras negras.

Precisamente na época seguinte, em virtude do 2.º lugar na Liga Portuguesa, os axadrezados voltaram a poder ouvir o hino da Champions no Bessa (em eliminatórias de acesso diante do Hibernians FC e da AJ Auxerre), mas acabaram por “cair” para a Taça UEFA. E nem por isso se deixou de fazer História… Passo a passo, o Boavista foi derrotando todos os adversários que ia defrontando: eliminou o Maccabi Tel Aviv FC com goleada, afastou o Anorthosis Famagusta FC, seguiu-se o Paris Saint-Germain FC numa eliminatória renhida e o mesmo aconteceu com o Hertha BSC (nestas duas últimas com os golos fora a fazerem toda a diferença).

Após várias etapas e clubes de relevo ultrapassados, o conjunto liderado por Jaime Pacheco defrontou o Málaga CF nos “quartos” da competição e aí a dificuldade foi ainda maior. A derrota por 1-0 em Espanha obrigava os boavisteiros a nova cambalhota na eliminatória (à semelhança do que tinha acontecido nas duas rondas anteriores, também decididas no Bessa) e, na reta final, um golo de Luiz Cláudio levou mesmo o jogo para prolongamento e só depois as emocionantes grandes penalidades a cair para a equipa portuguesa. Nas “meias” da competição (onde também estava o FC Porto, vencedor da prova), o Boavista até arrancou um empate na Escócia, mas seria mesmo eliminado em casa pelo Celtic FC já no último um quarto de hora. Desde então, os axadrezados nunca mais regressaram aos palcos europeus, algo que não apaga a História que foi escrita!

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.