📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 clubes (extra-grandes) que surpreenderam na Europa no século XXI

- Advertisement -

2.


Boavista FC – O inédito campeonato português conquistado no virar do milénio permitiu que os axadrezados voltassem a figurar entre os maiores clubes europeus, com nova participação na fase de grupos da Liga dos Campeões em 2001/02.

Nessa altura, o formato da competição obedecia a duas fases de grupos a anteceder os “quartos” da competição e a verdade é que o Boavista de Jaime Pacheco conseguiu grandes exibições e resultados nessas etapas. No primeiro grupo, o emblema do Bessa destacou-se pelos dois empates frente ao Liverpool FC e pelas vitórias caseiras sobre o BVB Dortmund e o FK Dynamo Kiev. Já no segundo, a superioridade frente ao FC Nantes (vitória e empate), o empate com o FC Bayern Munich e as derrotas expressivas frente ao Manchester United FC não permitiram mais do que o terceiro lugar no grupo para as panteras negras.

Precisamente na época seguinte, em virtude do 2.º lugar na Liga Portuguesa, os axadrezados voltaram a poder ouvir o hino da Champions no Bessa (em eliminatórias de acesso diante do Hibernians FC e da AJ Auxerre), mas acabaram por “cair” para a Taça UEFA. E nem por isso se deixou de fazer História… Passo a passo, o Boavista foi derrotando todos os adversários que ia defrontando: eliminou o Maccabi Tel Aviv FC com goleada, afastou o Anorthosis Famagusta FC, seguiu-se o Paris Saint-Germain FC numa eliminatória renhida e o mesmo aconteceu com o Hertha BSC (nestas duas últimas com os golos fora a fazerem toda a diferença).

Após várias etapas e clubes de relevo ultrapassados, o conjunto liderado por Jaime Pacheco defrontou o Málaga CF nos “quartos” da competição e aí a dificuldade foi ainda maior. A derrota por 1-0 em Espanha obrigava os boavisteiros a nova cambalhota na eliminatória (à semelhança do que tinha acontecido nas duas rondas anteriores, também decididas no Bessa) e, na reta final, um golo de Luiz Cláudio levou mesmo o jogo para prolongamento e só depois as emocionantes grandes penalidades a cair para a equipa portuguesa. Nas “meias” da competição (onde também estava o FC Porto, vencedor da prova), o Boavista até arrancou um empate na Escócia, mas seria mesmo eliminado em casa pelo Celtic FC já no último um quarto de hora. Desde então, os axadrezados nunca mais regressaram aos palcos europeus, algo que não apaga a História que foi escrita!

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.