A despedida do salvador boliviano

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Erwin Sánchez abandonou oficialmente o comando técnico do Boavista. A sua rescisão do contrato surgiu de forma inesperada para uns, mas para outros foi apenas um desfecho previsível.

Na reta final da época 2015/2016, Miguel Leal surgia como provável sucessor do técnico boliviano, porém, Sánchez viria mesmo a permanecer enquanto comandante das panteras na presente temporada, fruto de uma merecida manutenção.

Ora, se recuarmos precisamente um ano, o Boavista sob as ordens de Petit tinha amealhado 8 pontos na Liga NOS, com duas vitórias, dois empates e três derrotas. Atualmente, o Boavista é 12º classificado e obteve exatissimamente os mesmos resultados, ainda que praticando um futebol mais vistoso e com melhor matéria-prima.

A questão da precocidade assume aqui um papel de relevo. Ao contrário de Petit, que manteve as suas funções até finais de novembro, Sánchez pagou caro uma eliminação caseira frente ao Belenenses a contar para a Taça CTT, numa partida paupérrima de ambas as equipas.

Miguel Leal, substituto de Sánchez, já orientou a sessão de treino desta terça-feira Fonte: Boavista FC
Miguel Leal, substituto de Sánchez, já orientou a sessão de treino desta terça-feira
Fonte: Boavista FC

O objetivo primário para a temporada 2016/2017 continua a ser a manutenção e, na verdade, os axadrezados têm dado passos para o almejar, apesar de algumas exibições menos conseguidas.

Afinal, em que é que pecou Sánchez? Comecemos pela tática. Não sendo o 4-2-3-1 uma má ou descabida aposta, a verdade é que um sistema de 4-4-2 assentaria melhor na formação do Bessa, utilizando um formato de losango a meio campo e colocando dois elementos na frente de ataque: um ponta-de-lança fixo e um capaz de conferir uma maior mobilidade na manobra ofensiva. Em acréscimo, alguma indolência, ingenuidade, ausência de garra e o facto de não fazer uma leitura assertiva de determinadas situações do jogo contribuíram seguramente para a quebra do vínculo que manteria até maio de 2017.

O novo timoneiro da equipa, Miguel Leal, tem no currículo uma subida à Primeira Liga com o Penafiel e a estabilização do Moreirense em duas épocas consecutivas. O técnico natural de Marco de Canaveses tem agora a oportunidade de rentabilizar ao máximo os recursos colocados à sua disposição e parte com a vantagem de já conhecer dois dos jogadores do Boavista – Fábio Espinho e Iuri Medeiros – com quem trabalhou no Moreirense.

Foto de capa: Boavista FC

Daniel Dantas
Daniel Dantashttp://www.bolanarede.pt
O Daniel tem 21 anos, é natural de Vila Nova de Gaia e, a par da música, do cinema e da literatura, o desporto é uma das suas paixões.                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.